Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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PET-Saúde em um Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço Ambulatorial Especializado – CTA/SAE: Um relato de experiência
Tayana de Sousa Neves, Lidiane da Silva Evaristo, Tainã da Silva Lobato, Irineia de Oliveira Bacelar Simplicio, Luiz Fernando Gouvêa-e-Silva

Última alteração: 2017-12-18

Resumo


Apresentação: O Programa Pet-Saúde é um projeto interdisciplinar que visa inserção de acadêmicos da área da saúde em seus possíveis locais de atuação proporcionando uma visão holística dos setores em estudo, da mesma forma que prioriza um aprendizado multidisciplinar capacitando os acadêmicos para melhor desempenho das ações de intervenção quanto destinado ao seu curso de graduação. O objetivo do relato é descrever a importância do PET-Saúde na formação de acadêmicos do curso de enfermagem no Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço Ambulatorial Especializado – CTA/SAE. Desenvolvimento do trabalho: O trabalho é descritivo do tipo relato de experiência. A experiência ocorreu no período de setembro à dezembro de 2017, no qual foram desenvolvidas atividades de educação em saúde dentro de dois blocos de conhecimento: Bloco I – Saúde da mulher (gestação e suas modificações, planejamento familiar, aleitamento materno e seus benefícios e exercícios para musculatura pélvica); Bloco II – Qualidade de vida (diabetes, hipertensão, obesidade, alimentação saudável, lavagem das mãos e problemas na coluna e atividade física). Esses temas foram expostos, com recursos de banners, para os usuários do CTA/SAE, onde buscou-se durante a exposição do conteúdo promover a interação do público e a busca de conceitos prévios dos mesmos. Ao final de cada intervenção foi realizada uma avaliação subjetiva da satisfação do usuário com carinhas: sorridente (bom; cor verde); sem expressão (regular; cor amarela); e triste (ruim; cor vermelha). Resultados: Evidenciou-se que as temáticas utilizadas no período citado obtiveram resultados diferenciados quanto a aceitação/satisfação, pois no Bloco I ocorreu 15% de avaliação regular/ruim e no Bloco II foi de 9%. Destaca-se que o Bloco I contemplou em sua maioria o público feminino, porém encontrou-se no CTA/SAE um público grande de homens favorecendo uma menor participação dos mesmos acerca do tema. O Bloco II, por ser mais geral, envolveu mais os dois gêneros, favorecendo uma participação mais expressiva dos ouvintes, com questionamentos acerca de exercícios físicos, alimentação, diabetes e hipertensão. As dinâmicas utilizadas, além de ressaltarem o conteúdo aprimoraram a participação dos usuários do setor. Considerações Finais: A vivência foi gratificante, pois ressaltou a importância do olhar de acadêmicos de enfermagem no setor do CTA/SAE e como utilizar métodos de interação com os pacientes para fornecer informações importantes para com saúde e qualidade de vida dos mesmos. Portanto, se percebe que quando se faz uso de metodologias interativas na educação em saúde, além da atenção perceptiva, o facilitador passa a obter maior participação e envolvimento do grupo.


Palavras-chave


Pet-Saúde/GraduaSUS; Ensino-serviço-comunidade; Educação em saúde.