Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A integração ensino-serviço-comunidade vivenciada pelo PET-Saúde em uma Unidade Básica de Saúde no interior da Amazônia
Fernanda de Araújo Oliveira, Taianne Kaiena Frota Oliveira, Iana Bruna Parente Cardoso, Nayara Tallita Moreno Rodrigues, Luiz Fernando Gouvêa e Silva

Última alteração: 2017-12-22

Resumo


Apresentação: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), constitui-se uma das ações intersetoriais direcionadas para o fortalecimento da atenção básica através da parceria entre Universidade e serviço integrando docentes, discentes e profissionais da saúde pondo em prática o objetivo principal do Programa: a integração ensino-serviço-comunidade. Objetivo: relatar a experiência de acadêmicos de fisioterapia numa Unidade Básica de Saúde abordando as estratégias e ações adotadas para a integração ensino-serviço-comunidade com a finalidade de promover educação em saúde sobre temas de interesse da população usuária do SUS. Metodologia: No período de maio a outubro de 2017 foram realizadas as reuniões com os grupos tutoriais dos cursos da saúde onde houve a discussão de artigos sobre o Programa para fornecer embasamento necessário à elaboração da avaliação diagnóstica, um instrumento criado para avaliar a percepção dos usuários do SUS e para definir os conteúdos de saúde de seu maior interesse a fim de definir o plano de ação a ser executado pelos grupos tutoriais. A elaboração do conteúdo de cada tema conta com a colaboração dos tutores e preceptores em que eles irão acompanhar as apresentações dos temas junto à comunidade para avaliar e contribuir para que os alunos atinjam o objetivo de passar o conteúdo de forma adequada a compreensão de todos. Ao final de cada apresentação foi avaliada a satisfação do usuário pelo tema através de carinhas de cor correspondente: verde se consideraram a palestra muito boa, carinha amarela se consideraram regular e carinha vermelha se consideraram ruim ou péssima.  Resultados: Através da aplicação da avaliação diagnóstica foi possível definir os temas de maior interesse dos usuários do SUS com relação a educação em saúde. Após a tabulação dos dados da ficha, o tema “Saúde da Mulher” foi eleito para o início das palestras educacionais envolvendo os grupos tutoriais do PET Saúde. As palestras ocorreram com a exibição de banner abordando as mudanças fisiológicas da gravidez, pré-natal, incontinência urinária e atividade física na gravidez, contou com a participação dos usuários da Unidade Básica de Saúde onde eles ouviam as orientações e contribuíram com suas vivências e experiências sobre o tema. Percebeu-se que o conteúdo incontinência urinária foi o de maior interesse dos usuários deste ambiente, pois a maioria questionava e intervia com muitas perguntas sobre os exercícios fisioterapêuticos para o tratamento desta disfunção. A educação em saúde mostrou-se uma estratégia positiva para alcançar o objetivo do PET Saúde: integração ensino-serviço-comunidade, visto que dos 122 usuários, 118 avaliaram a ação como muito boa e apenas 4 como regular, demosntrando a importância do envolvimento da Universidade em parceria com os profissionais da unidade para garantir a qualidade do serviço.  Considerações Finais: Desta forma, percebemos que a metodologia utilizada possibilitou uma experiência enriquecedora tanto para a formação dos estudantes que a desenvolveram quanto para a população a qual foram destinadas as palestras, possibilitando uma maior integração entre ensino-serviço-comunidade e auxiliando no conhecimento das dúvidas e anseios do público-alvo, sendo uma forma de nortear a atuação profissional na Unidade Básica de Saúde.


Palavras-chave


Integração ensino-serviço-comunidade; PET-Saúde; educação em saúde