Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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CONTRIBUIÇÃO DO PET-SAÚDE NA REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE: O CASO DO PET-SAÚDE
Márcia Laélia de Oliveira Silva, Marília Souto de Araújo, Soraya Maria de Medeiros, Bianca Calheiros Cardoso, Nayara Cristina da Silva Bento, Raissa Lima Coura Vasconcelos, Fillipi André dos Santos Silva, Jordana Oliveira Freire

Última alteração: 2018-05-27

Resumo


Apresentação: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) se configura como um dispositivo que promove modificações na formação em saúde, através da interdisciplinaridade e da integração ensino-serviço- comunidade, no contexto da Atenção Primária à Saúde. Objetiva-se discutir sobre a experiência de contribuição do PET-Saúde para a formação acadêmica através da interlocução entre discentes e docentes à luz da do referencial teórico. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um relato de experiência em uma perspectiva crítico-reflexivo vivenciado por estudantes do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte durante as disciplinas de Saúde e Cidadania I e II, ambas vinculadas ao PET-Saúde e componente curricular obrigatório de diversos cursos da saúde. As disciplinas foram realizadas nas USF de bairros periféricos do município de Natal/RN, capital do estado do RN, visto que esses bairros são os mais necessitados de atenção de políticas públicas intersetoriais. Resultados e/ou impactos: A interação entre o ensino-serviço- comunidade promovida pelo PET-Saúde se traduz por resultados potenciais e duradouros para o fortalecimento da qualificação dos profissionais na academia resultando, consequentemente, na melhoria da assistência oferecida e na consolidação da aprendizagem significativa, considerando a realidade de vivência prática proporcionada pelo PET-Saúde. As atividades realizadas pelo PET- saúde, através de disciplinas vinculadas ao programa, permitem aos graduandos a vivência na saúde pública com a atuação multiprofissional e com uma ótica voltada para a transdisciplinaridade. Ressalta-se ainda o aprendizado sobre o exercício de cidadania e da valorização e defesa do Sistema Único de Saúde-SUS. Considerações finais: A articulação do PET-Saúde com a academia tem potencial de promover a qualificação de futuros profissionais da saúde para atenderem as necessidades da sociedade sustentada pelos princípios do Sistema Único de Saúde, com destaque para o aprendizado na graduação de uma futura atuação interdisciplinar com valorização das especificidades de cada área de conhecimento. Destaca-se ainda a formação ético-política desses estudantes com uma consciência do direito de cidadania em saúde, defesa do SUS e suas articulações com todas as políticas públicas voltadas para a saúde e a educação.



Palavras-chave


Atenção Primária à Saúde; Sistema Único de Saúde; Enfermagem