Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-05-27
Resumo
Apresentação: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) se configura como um dispositivo que promove modificações na formação em saúde, através da interdisciplinaridade e da integração ensino-serviço- comunidade, no contexto da Atenção Primária à Saúde. Objetiva-se discutir sobre a experiência de contribuição do PET-Saúde para a formação acadêmica através da interlocução entre discentes e docentes à luz da do referencial teórico. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um relato de experiência em uma perspectiva crítico-reflexivo vivenciado por estudantes do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte durante as disciplinas de Saúde e Cidadania I e II, ambas vinculadas ao PET-Saúde e componente curricular obrigatório de diversos cursos da saúde. As disciplinas foram realizadas nas USF de bairros periféricos do município de Natal/RN, capital do estado do RN, visto que esses bairros são os mais necessitados de atenção de políticas públicas intersetoriais. Resultados e/ou impactos: A interação entre o ensino-serviço- comunidade promovida pelo PET-Saúde se traduz por resultados potenciais e duradouros para o fortalecimento da qualificação dos profissionais na academia resultando, consequentemente, na melhoria da assistência oferecida e na consolidação da aprendizagem significativa, considerando a realidade de vivência prática proporcionada pelo PET-Saúde. As atividades realizadas pelo PET- saúde, através de disciplinas vinculadas ao programa, permitem aos graduandos a vivência na saúde pública com a atuação multiprofissional e com uma ótica voltada para a transdisciplinaridade. Ressalta-se ainda o aprendizado sobre o exercício de cidadania e da valorização e defesa do Sistema Único de Saúde-SUS. Considerações finais: A articulação do PET-Saúde com a academia tem potencial de promover a qualificação de futuros profissionais da saúde para atenderem as necessidades da sociedade sustentada pelos princípios do Sistema Único de Saúde, com destaque para o aprendizado na graduação de uma futura atuação interdisciplinar com valorização das especificidades de cada área de conhecimento. Destaca-se ainda a formação ético-política desses estudantes com uma consciência do direito de cidadania em saúde, defesa do SUS e suas articulações com todas as políticas públicas voltadas para a saúde e a educação.