Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCAÇÃO EM SAÚDE DESENVOLVIDA POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NO PET-SAÚDE/GRADUASUS
Rebeka Santos da Fonseca, Ana Eliza Ferreira Pinto, Cristiano Gonçalves Morais, Yara Macambira Santana Lima, Edna Ferreira Coelho Galvão, Luiz Fernando Gouvêa-e-Silva

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Apresentação: A prevenção e promoção da saúde são os pilares da saúde pública, em que o profissional de saúde tem a função de promover a qualidade de vida para a população, através de ações educativas em saúde. Objetivo: Relatar a experiência vivida por acadêmicos de Enfermagem no desenvolvimento de ações de educação em saúde. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um relato de experiência de ações educativas realizadas por acadêmicos de enfermagem que fazem parte do Pet-Saúde/GraduaSUS, foi desenvolvida no mês de outubro de 2017, no Centro de Referência da Mulher, localizado no município de Santarém – PA. O Pet-Saúde/GraduaSUS, da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolveu atividades relacionadas com a realidade da região buscando uma educação em saúde eficaz, envolvendo tutores, acadêmicos e profissionais/preceptores. Foram realizadas ações de educação em saúde sobre a temática saúde da mulher, abrangendo os temas de planejamento familiar, rastreamento e prevenção do câncer de mama e colo do útero através dos exames de mamografia e PCCU, além disso abordou-se a importância e funcionamento dos programas pré-natal, programa de aleitamento materno exclusivo e crescimento e desenvolvimento, modificações biológicas no período gestacional e exercícios físicos durante a gestação como o fortalecimento do assoalho pélvico. As atividades foram desenvolvidas de forma interdisciplinar e a abordagem aos usuários se deu por meio de palestras, com a utilização de um banner construído para essa finalidade. Resultados: Foi possível observar o feedback positivo através da interação dos usuários presentes e o envolvimento destes com as atividades propostas, pois avaliaram como boa a intervenção 193 usuárias (95,50%), de um total de 202. Considerações finais: A inserção dos acadêmicos no serviço trouxe contribuições importantes, oportunizando estes a conhecer a rotina do local de práticas assistenciais, os serviços oferecidos e integração com os usuários. Essa integração ensino-serviço-comunidade é fundamental para a formação de profissionais, conforme as propostas do Sistema Único de Saúde e as Diretriz Curricular do Curso, proporcionando-lhes um contato direto com a realidade do usuário, podendo desta forma intervir de forma eficaz, com ações interdisciplinares e com os recursos da educação em saúde.

Palavras-chave


educação em saúde; saúde da mulher; enfermagem; Pet-Saúde/GraduaSUS