Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE AS QUALIFICAÇÕES EM SERVIÇO: UM ESTUDO COM PROFISSIONAIS DE UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
Tharles Maia de Castro, Janne Cavalcante Monteiro

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Esta pesquisa tem a proposição de investigar a percepção dos profissionais de saúde, de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), de Porto Velho (PVH), quanto à idealização sobre Formação em Serviço pela ótica da Educação Permanente em Saúde (EPS). Esta educação utiliza o cotidiano dos serviços de saúde para realizar a Formação em Serviço, por meio do ensino e da aprendizagem. O objetivo deste trabalho é avaliar a percepção dos profissionais de saúde sobre as capacitações em serviço. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, o método de levantamento de dados, com abordagem quantitativa, com o uso de um questionário que utiliza a escala de Likert. Os dados foram colhidos através do questionário Escala da Opinião dos Profissionais de Saúde sobre a Formação em Serviço adaptado do questionário, já validado, “Opinião dos Enfermeiros sobre a formação em serviço” de Torjal (2011). Na análise do nível de concordância e confiabilidade do agrupamento das variáveis contidas no questionário, foi utilizada a técnica alfa (α) de Cronbach. A coleta de dados foi realizada entre fevereiro de 2017 e 2017. O questionário foi aplicado a 103 profissionais de saúde entre 9 categorias profissionais. Os resultados da pesquisa mostram que os profissionais que trabalham na UTI, em sua maioria, são do sexo feminino, técnicos de enfermagem, tem média de idade 36,87 anos, média de tempo de serviço 5,29, média de tempo trabalhando na unidade 2,67, e possuem formação técnica. Quanto à avaliação de confiabilidade do questionário por meio do coeficiente de alfa de Cronbach, a confiabilidade interna da escala foi de 0,98. Os resultados mais relevantes deste estudo mostram que a maioria dos profissionais de saúde concorda que a formação em serviço é a que contribui para a atualização de conhecimentos. Contribui ainda para promove a atualização e aperfeiçoamento dos conhecimentos teórico-práticos. Satisfaz as necessidades da equipe quando tem uma dinâmica de carácter mais prática e quando envolve toda a equipe. Considera o tipo de formação com maior visibilidade a que debate casos clínicos e a que envolve as pessoas e a conduz a reflexões. A estratégia de motivação que a formação precisa é ter o envolvimento da equipe na tomada de decisão do projeto a seguir. Quanto ao planejamento da formação em serviço a maioria acredita que deve ser baseado num projeto que envolva a equipe e com a existência de diretrizes organizacional e incentivo. Quanto à característica do responsável pela formação não deve ter só como objetivo do desenvolvimento curricular, mas ser dinâmico, possuir conhecimentos e disponibilidade, além de criar espaço de confiança e aceitação.


Palavras-chave


Capacitação em Serviço; Educação continuada; Unidades de Terapia Intensiva