Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
PERCEPÇÕES DE UM USUÁRIO SOBRE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DURANTE AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Anderson Ismael Beserra de Souza, Maria Marlene Marques Àvila, Maria Marlene Marques Àvila, HERMENS LINHARES MARTINS, HERMENS LINHARES MARTINS

Última alteração: 2018-01-11

Resumo


Apresentação: A educação popular em saúde e as práticas integrativas e populares no cuidado em saúde estão fundamentadas nos preceitos freireano, que proporciona mudanças na compreensão do processo saúde e doença, desvinculando-se do modelo hegemônico e tradicional, valorizando o indivíduo e suas crenças e saberes, proporcionando a melhora das condições de vida e de saúde da população. O espaço Ekobé é um dispositivo social que facilita práticas integrativas e populares em saúde, sem fins lucrativos que está inserido em uma universidade pública, tendo como público-alvo de suas ações os alunos e toda comunidade.

Objetivo: Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo relatar as percepções de um usuário sobre experiências vivenciadas durante as práticas integrativas em saúde.

Descrição da experiência: As práticas vivenciadas no Ekobé foram: reiki, massoterapia, sociodrama e constelação familiar, no qual percebeu-se a integração, entre os cuidadores e o ser cuidado, fortalecidas pelos saberes populares e empíricos. Sendo as práticas integrativas e populares em saúde, divididas e vivenciadas no Ekobé em dois campos de atuação, a de cuidado individual e a de cuidado coletivo, respectivamente reiki , massoterapia e sociodrama e a constelação familiar como práticas coletivas. A massoterapia consistir em uma técnica de cuidado corporal a partir de massagens se utilizando os princípios da medicina oriental. Reiki também de origem oriental é um tratamento que utiliza uma técnica de imposição das mãos, onde o individuo se colocou deitado, com sons de natureza e incenso, ele tem a pretensão de trabalhar ansiedade, stress, depressão, assim como os órgãos, tecidos e sistemas. As duas práticas de cuidado coletivo foram o sociodrama e a constelação familiar que podemos definir como um método psicoterapêutico recente, com abordagem sistêmica não empirista, ou subjetiva. Já o sociodrama é uma metodologia usada em  grupos, socius que significa sócio e drama que significa acção, acção em benefício de outra pessoa. As técnicas de sociodrama fundamentam-se no psicodrama, psique que significa alma, o método que entra na verdade da alma através da acção.

 

Impactos: As percepções nasceram a partir dos impactos positivos nos campos da vida do ser cuidado, de certa maneira todas as práticas vivenciadas proporcionaram um encontro consigo mesmo que o fez compreender o cuidado em saúde com um novo olhar. As vivências e as percepções se emaranharam e se manifestaram na redução de sintomas de estresse e ansiedade, dando uma sensação de bem estar, uma melhora da saúde espiritual, aumento da auto-estima, reorientando sua saúde mental, espiritual e corporal, contribuindo para a autonomia e autoconhecimento, o preparando para saber lidar com os processos naturais e pertinentes a vida, afetam percepções do seu olhar sobre o processo de saúde e doença.

 

Considerações finais: Concluiu-se que as práticas integrativas são de grande relevância no cuidado em saúde, abrangendo outras percepções que compreendem o corpo como um todo, reafirmando assim, que as práticas integrativas devem e são meios eficientes de cuidado e autocuidado na promoção da saúde.


Palavras-chave


Educação popular; prática integrativas; cuidado em saúde