Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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APLICATIVO SERVIÇO SOCIAL DA CASA DE SAÚDE DO ÍNDIO NO DSEI PARINTINS
Manoel Ferreira Falcão, Hudson da Silva Castro, Kléverth Loureiro Machado, Francivalda Rodrigues da Silva

Última alteração: 2018-01-21

Resumo


A Revolução Industrial foi a precursora do desenvolvimento da tecnologia, esta causou grandes impactos no crescimento produtivo, mas, foi a Informática que impulsionou consideravelmente o avanço tecnológico. Apesar deste grande avanço, vários locais ainda não se adequaram a esta realidade, no setor público em alguns órgãos, como é o caso que ocorre com a Casa de Saúde do Índio de Parintins (CASAI-PIN), este controle de informações é realizado manualmente em papéis. Para contornar esse problema, propõe-se automatização dos processos de dados, solução utilizada pela CASAI-PIN por meio da criação de um software, este dará praticidade, segurança e economia de tempo no processo de cadastro de prontuários, tornando esse procedimento de fácil realização.

A automatização de processos de dados ainda não atingiu a todos, é o que ocorre com a CASAI-PIN, que está subordinada ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI-PARINTINS), que por sua vez é submisso a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), que possui como objetivo controlar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e todo o processo de gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS), através do Sistema Único de Saúde (SUS). Este órgão, DSEI-PARINTINS, tem por função oferecer atendimento de saúde 24h para os indígenas das etnias Sateré-Mawé e Hixkaryana referenciados a partir dos polos bases, com sede na cidade de Parintins no estado do Amazonas, presta atendimento à cerca de 13 mil indígenas de 12 polos bases localizados em Parintins e nos municípios de Maués, Barreirinha e Nhamundá. A CASAI-PIN, contribui com o DSEI-PARINTINS proporcionando atendimentos de saúde e social aos indígenas, quando precisam ser instalados ou ficar na sede de Parintins para atendimentos médicos, possui uma equipe de assistência social.

Desta forma, o projeto possui como objetivo principal o desenvolvimento de um aplicativo para computador de mesa desktop off-line, que possa servir como banco de dados para armazenar as informações dos pacientes que serão atendidos pelo Serviço Social da CASAI-PIN, e encaminhados ao DSEI-PIN, para tratamentos de saúde, visto que, o setor não possui um software específico que atenda às suas necessidades, de ser um programa simples, prático e de fácil manuseio.  Vale ressaltar que o Ministério da Saúde oferece um aplicativo para o cadastramento de pacientes, entretanto, o mesmo não é exclusivo para pacientes indígenas, o que dificulta o trabalho dos funcionários do setor de Serviço Social da CASAI-PIN, por apresentar campos que para eles não possuem nenhuma utilidade.

Para tanto a dinâmica deste projeto adotou as seguintes metas:

Elaboração de um Aplicativo com formulário que atenda às necessidades de registro e de acompanhamento das atividades realizadas no Setor de Serviço Social.

Descrição do aplicativo e suas funções, para que possam ser utilizados pelos usuários do Serviço Social da CASAI-PIN.

A metodologia aplicada para a implementação do software, está expressa em ordem cronológica através do modelo cascata adaptado de Royce, (1970.

Levantamento de requisitos: esta etapa possui como objetivo a obtenção de quais atividades são realizadas no estabelecimento no qual o software será instalado e saber quais os benefícios que o mesmo deveria ter para sanar as dificuldades do local. Para isso, foi necessário a realização de visitas a CASAI-PIN, a fim de realizar entrevistas com os profissionais que trabalham no estabelecimento.

Implementação: nesta fase, começa de fato o desenvolvimento do sistema, aqui escolhemos onde será o ambiente que o programa será implementado, além de aprender como e o funcionamento deste ambiente. Para o software foi escolhido a ferramenta Microsoft® Access, que faz parte do pacote Office criada pela Microsoft®, que a partir da utilização de banco de dados, tem como funcionalidades a criação de aplicativos que permitem melhores controles de informações, por meio da utilização de tabelas, gráficos, formulários, etc.

Testes: esta etapa ocorre após o término do desenvolvimento do sistema, é neste estágio que o software é testado para analisar se o mesmo não oferece nenhum bug (erro), se houver a ocorrência de algum, o programa será revisado, com o objetivo de encontrar em que parte está acontecendo o erro, para ser consertado, caso isso não ocorra, o sistema vai direto para a implantação.

Implantação: este é o momento em que o aplicativo será instalado da máquina do usuário que irá operar o mesmo. Porém, esta fase do projeto ainda não pode ser executada, pois o tempo de desenvolvimento do mesmo não permitiu que esse momento fosse alcançado.

Resultados: essa última fase só será possível de se executada, após alguns dias do início da utilização do software pelo usuário, visto que, é quando o mesmo já se adaptou à ferramenta, sendo possível dizer o que achou da mesma e ainda sugerir melhorias ou identificar possíveis bugs que tenham passado desapercebidos na fase de testes. Como é notório, essa etapa só será possível de ser realizada após a implantação do aplicativo na CASAI-PIN, momento este que ainda não pode ser executado.

Como esperado, o principal resultado obtido, foi produção do software solicitado pela CASAI-PIN, sendo realizada, também, a descrição do aplicativo e funções, para que possam ser utilizados pelos usuários do Serviço Social da CASAI-PIN. Este facilitará o método de armazenamento de dados, pois oferecerá praticidade, por ser simples e de fácil manuseio; com segurança, já que os dados que serão inseridos no programa não correrão o risco de serem perdidos, visto que, os prontuários realizados no papel são guardados em armários, correndo diariamente o risco de serem extraviados ou perdidos, problema que será resolvido com o aplicativo que oferecerá rotinas de backups; economia de tempo, uma vez que o Setor de Serviço Social desperdiça tempo na hora do cadastramento de um novo prontuário e no momento em que necessita realizar a pesquisa de algum paciente, já que os dados são todos misturados e no momento de realizar uma análise de um indígena específico, tem que avaliar um a um, isto com o aplicativo será resolvido.

Espera-se que o aplicativo atenda às necessidades de registro e de acompanhamento das atividades realizadas no Setor de Serviço Social. Outro resultado que poderá ser obtido após a implantação, constituíra na aprovação do software por todos os envolvidos no setor de serviço social, no qual os mesmos se pronunciarão, sugerindo melhorias e novas aplicabilidades, estes profissionais vinham há alguns anos possuindo o desejo de automatizar o processo de registro, porém não haviam encontrado nenhum programa que os agradassem, ou atingissem as expectativas, mas, com a parceria entre o IFAM e a CASAI-PIN, essa aspiração tornou-se possível.

A ideia de construção do programa, surgiu pelo intuito de automatizar o registro de dados utilizado pela CASAI-PIN, afim de tirar o atraso tecnológico que o órgão estava passando, e colocar o mesmo na realidade que é vivenciada atualmente, isto é, no mundo da tecnologia.

Deste modo, procurou-se a melhor maneira para a realização desse objetivo que o Setor de Serviço Social do estabelecimento tanto almejava, e como solução, foi proposto a criação de um software simples e prático, que atenda aos problemas que a CASAI-PIN enfrenta no seu método de armazenamento. Assim, a ferramenta Microsoft Access foi utilizada para a implementação do sistema de banco de dados, o qual obterá êxito quando implantado naquele setor.

Neste sentido, este trabalho servirá como base para novas pesquisas, bem como, poderá ser, futuramente, implantado e avaliado in loco.


Palavras-chave


Tecnologia; Registro; Automatização; Software