Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM: Um olhar psicológico.
Nara Bezerra Custódio Mota, Brena Dielle Anastacio de Sousa, Jamilia Soares de Farias, Antonio Charles de Oliveira Nogueira, Cassio Marques Ribeiro, Luis Rocildo Caracas Vieira e Souza

Última alteração: 2018-05-16

Resumo


Apresentação: A psicologia como ciência que busca compreender a complexidade do comportamento humano se debruça sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem como fonte de pesquisa e área fértil de teorização. O objetivo deste trabalho é mostrar a importância do estudo do desenvolvimento humano e aprendizagem de forma a contribuir para compreensão e superação das suas variações e possíveis dificuldades. Além disso, deve-se destacar a necessidade de contextualização das teorias, e principais autores exponenciais de cada uma delas, visando um entendimento mais rico sobre tais processos psicológicos. As compreensões sobre o desenvolvimento a aprendizagem humana são tão essenciais a nossa sociedade pela importância desses processos para as diversas áreas de estudos sobre o ser humano. Sem a correta compreensão desses processos não se pode intervir e transformar situações difíceis em potencial, superação e evolução dos sujeitos em sociedade. Desenvolvimento do trabalho: Esta pesquisa fora realizada através de revisão de literatura onde se adotou as seguintes palavras-chave: psicologia e desenvolvimento, aprendizagem, teorias da aprendizagem e psicologia cognitiva. Baseada principalmente em artigos científicos da base de dados do Scielo. Resultados: Como resultados obtidos tem-se que atualmente as principais teorias que influenciam o campo do desenvolvimento e aprendizagem são as inatistas, comportamentalistas e psicogenéticas, com ênfase para esta última da qual surgiram os grandes nomes do cenário atual para a compreensão desses dois processos da psique humana: Piaget e Vygotsky. Considerações finais: A psicologia cognitiva se aplica a estudar e desenvolver teorias e atuações que ajudem a sociedade a reverter situações de atraso, dificuldades ou outros problemas oriundos de resoluções errôneas desses processos, no tocante ao campo dos processos psicológicos e comportamentos dos sujeitos e sociedades.


Palavras-chave


Aprendizagem; Desenvolvimento; psicologia