Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Arte nos processos de ensino aprendizagem na educação profissional para trabalhadores de nível médio do SUS.
Fernanda Martins

Última alteração: 2018-01-15

Resumo


Observamos na área da educação que o processo de ensino e aprendizagem está sempre em constante modificação. O aprimoramento dos métodos e a utilização de novos recursos pedagógicos fazem-se necessários para que, cada vez mais, tenhamos uma educação pautada na autonomia, e no caráter crítico e reflexivo do discente que está em busca de aprofundamento e trocas de conhecimento. Ao levarmos para dentro dos espaços educativos estratégias que busquem estimular e problematizar junto ao aluno, como filmes, músicas, encenações, jogos e diversas linguagens artísticas, é possível realizar uma aproximação das temáticas que serão ali abordadas de uma forma mais crítica e ao mesmo tempo mais sensível, possibilitando uma maior compreensão dos conceitos e fluidez nas trocas estabelecidas naquele local, sejam entre professor e aluno ou entre os próprios discentes.

No que tange à educação profissional, sobretudo para profissionais de nível médio inseridos em seus postos de trabalho que por muitas vezes vivenciam uma rotina compulsória de jornada laboral, percebe-se que a utilização da arte, como forma de conhecimento, é capaz de  nutrir o interesse e instigar o processo de ensino e aprendizagem. Tal percepção se ampara na sensibilização destes indivíduos, onde em suas vivências lhes faltam tempo, oferta e qualidade de vida que os estimulem à busca por frequentes práticas de qualificações de ensino.

O trabalho apresentado é fruto do projeto em desenvolvimento pelo Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde, na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, na FIOCRUZ, no qual se pretende analisar de que forma as linguagens artísticas podem contribuir nos processos de diálogos educativos dentro do ambiente da sala, entre os próprios discentes e com os docentes,mobilizando o aluno, aproximando-o dos temas propostos durante as aulas, aguçando as falas, os trabalhos coletivos, a interação e trocas das experiências cotidianas. Identificando a arte como uma ferramenta fundamental na prática emancipatória do ensino voltado para o trabalhador.  Como um método educativo capaz de romper com o pensamento dogmático, opressor e dominador.

Para tal, foi necessário identificar alguns dos cursos que utilizam linguagens artísticas como componente curricular na formação profissional em saúde. Esse primeiro levantamento, realizado junto aos coordenadores e demais profissionais da EPSVJ, até o presente momento elencou os seguintes cursos:

  • Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde;
  • Curso de Educação Popular em Saúde;
  • Curso de Atualização Profissional no Cuidado à Pessoa Idosa;
  • Curso de Qualificação Profissional em Saúde Mental.

Este processo ainda não está findado e os próximos passos serão compostos por analisar os planos de cursos e os componentes curriculares dos mesmos e a partir de então selecionar um ou dois cursos para executar a observação participante em campo atrelada a entrevistas abertas e semiestruturadas com docentes e discentes e promover a análise qualitativa.

Para então estruturar uma análise das linguagens de arte, identificando os recursos que contribuem nos processos de diálogos entre os discentes e docentes, identificando aqueles que podem colaborar para uma melhor visão crítica dos conteúdos propostos no âmbito dos cursos ofertados para profissionais de nível médio do SUS.


Palavras-chave


Arte - Educação Profissional em Saúde - Educação Emancipatória