Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Sessão Anátomo-clínica: método de avaliação e aprendizagem para acadêmicos de Medicina
Thaise Farias Rodrigues, Quelly Alves Schiave, Carlos Eduardo Colares Soares, Karolliny Correa Barauna

Última alteração: 2018-01-09

Resumo


Anatomia humana é de suma importância para vida acadêmica na área da saúde. Onde será capaz de compreender a localização e como funcionam as estruturas humanas. Por isso, foi criada a proposta de sessões anatomo-clínicas, as quais são espaços de apresentações de casos clínicos e cirúrgicos correlacionando as estruturas anatômicas mais afetadas, sendo abordada por alunos matriculados na disciplina e avaliado por monitores.

Relatar as atividades promovidas pelos monitores da disciplina correlacionando o conteúdo teórico-prático das aulas com situações corriqueiras na vida médica.

Anatomia Humana 2 consiste em 4 módulos, os quais 2 grupos de alunos ficam responsáveis por cada um desses. A sessão ocorre ao término da aula teórica com duração de 20 minutos para cada grupo, os alunos discutem o caso clínico dado pelos monitores correlacionando com a anatomia do local. O método de avaliação consiste em postura, slides, anatomia e perguntas sobre o caso. Ao final é gerada uma nota de no máximo 2 pontos e integrada a uma prova valendo 8.

A experiência se fez muito construtiva tanto para monitores quanto para alunos, pela reunião de casos que são recorrentes na prática médica. Percebe-se a evolução em postura e conteúdo dos alunos ao longo dos módulos e reflete em melhora nas notas práticas de anatomia.

A sessão anátomo-clínica é uma ferramenta didática de valor contextual entre a teoria e a prática de anatomia humana, sendo altamente relevante para acadêmicos de medicina. Além de criar um espaço de integração e avaliação dos monitores visando melhora da abordagem do caso e construção de futuros profissionais.


Palavras-chave


anatomia, sessão, caso clínico