Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE TRATAMENTO DE FERIDAS AOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM ATUANTES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM COARI/AM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Brenner Kássio Ferreira de Oliveira, Maxwell Arouca da Silva, Rebeka Janini Edwards Braga, Firmina Hermelinda Saldanha Albuquerque, Hyana Kamila Ferreira de Oliveira, Rosimary Lima da Silva, Thaíssa Lís Brito Seixas

Última alteração: 2017-12-21

Resumo


Introdução:As feridas provocam sensação de desagrado pelo fato de atingirem a visão, o olfato e o tato. Os cuidadores de feridas devem centrar sua atenção tanto na ferida como na pessoa, buscando sempre respostas através dos métodos utilizados. Então, a necessidade de proporcionar melhora continua no preparo técnico-científico para o adequado atendimento dessa clientela, a tecnologia farmacológica, por sua vez, também auxilia no tratamento de feridas, pois detém no mercado uma série de produtos que podem ser utilizados no tratamento da lesão objetivando promover a cicatrização.Porém, complicações existem no processo do cuidado de feridas, pois tanto os profissionais como os pacientes, devido à falta de políticas públicas para atender a real necessidade da clientela e a demanda da mesma, encontram dificuldades para conseguir acesso aos materiais para realização dos procedimentos, além da não disposição de um local apropriado para tal finalidade. O enfermeiro e o técnico de enfermagem são profissionais que atuam diretamente no tratamento de feridas, diante deste contexto o Conselho Federal de Enfermagem, vem regulamentar através da Resolução Cofen nº 501/2015 as competências da equipe de enfermagem no cuidado às feridas, onde cita que o enfermeiro deve realizar os curativos, coordenar e supervisionar a equipe de enfermagem na prevenção e cuidados às feridas. Quanto aos Técnicos de enfermagem os mesmos poderão realizar os curativos nas feridas de estágio I e II e, realizar os curativos nas feridas de estágio III quando delegado pelo Enfermeiro e auxiliar os Enfermeiros nos curativos de estágio III e IV. Desta maneira, verificou-se que os técnicos de enfermagem necessitam de um treinamento e aperfeiçoamento referente ao assunto, sendo este um importante aliado do enfermeiro no rastreio,prevenção e tratamento de feridas na saúde pública do Brasil.Objetivo: Apresentar o relato de experiência sobre a atuação de acadêmicos e docentes de enfermagem durante um projeto de extensão universitária, o qual possuía o objetivo de Promover ações educativas sobre noções básicas de prevenção e tratamento de úlceras para técnicos de enfermagem da Estratégia de Saúde da Família atuantes nas Unidades Básicas de Saúde do Município de Coari/AM.Descrição da Experiência: O presente projeto ocorreu com a participação de 05 alunos do curso de bacharelado em enfermagem do Instituto de Saúde e Biotecnologia, com sede em Coari/AM.Antepondo os dias de realização do evento, os acadêmicos passaram por um treinamento e atualização sobre a prevenção e tratamento de feridas, realizada por professores do instituto.O segundo passo foi à confecção dos materiais a serem utilizados nas ações educativas, em aspectos físicos, como um quebra cabeça para ser utilizado em uma dinâmica de grupo, montar kits para sorteio como forma de lembrança e premiação em relação às atividades do projeto, confecção de feridas sintéticas em forma de adesivo, que foram colocadas em algumas próteses anatômicas existentes no laboratório de enfermagem, foram montados kits de estudo para serem distribuídos aos participantes. Confeccionado uma aula com todos os assuntos pertinentes ao projeto, voltado especificamente para os técnicos de enfermagem e dinâmicas de grupo, que priorizavam o aprendizado e humanização com os participantes. As ações ocorreram em três eventos no laboratório de enfermagem nas dependências do Instituto de Saúde e Biotecnologia. No primeiro dia, realizou-se uma aula teórica com recurso de Projetor Datashow, peças anatômicas existentes no laboratório e mostra de alguns medicamentos utilizados para curativo, como AGE, papaína, carvão ativado, alginato de cálcio e prata, Bota de Unna, onde especificava-se o mecanismo de ação e forma de utilização de cada material, com intuito de que este profissional técnico auxilie o enfermeiro com maior efetividade. Na primeira ação, abordaram-se quatro tipos de formas ulcerativas que foram: a úlcera por pressão, úlcera em pé diabético, úlcera venosa e arterial, destacando as características fisiopatológicas de cada uma e sempre relacionando com a vivência do técnico de enfermagem integrante do Programa Saúde da Família, o qual houve muitas indagações em relação aos assuntos abordados, principalmente sobre as causasde origem das ulceras e sobre o tempo de cicatrização.  Após a aula, foi realizadauma pequena dinâmica de grupo com título “COMO EU ME SINTO HOJE?” elaborada pelos acadêmicos do projeto, o qual os participantes expunham seus sentimentos, alguns problemas pessoais ou problemas no trabalho, desta forma o grupo contribuía com mensagens positivas, de incentivo a autoestima, havendo compartilhamentos de sentimentos de alegria entre eles.No segundo dia de aplicação do projeto, os participantes realizaram as atividades práticas, havendo breve resumo sobre a aula anterior, apenas com a tutoria dos acadêmicos, obtiveram contato com material bibliográfico para aprofundamento de assunto e pesquisa durante as práticas do projeto. De inicio, as práticas foram realizadas com uso dos modelos anatômicos do laboratório de enfermagem, nestes haviam sido adesivadas figuras de ulceras sintéticas,com o objetivo de que os participantes pudessem descrever as especificidades de cada ferida, tipo de curativo e técnica a ser realizada. No terceiro dia de ação, as práticas foram realizadas com participação de pessoas reais, onde os próprios acadêmicos se colocaram como pacientes, com intuito de trabalhar as movimentações do acamado e cadeirante portador de ulceras.  Além das atividades especificas sobre feridas, também houve o repasse de conhecimento sobre assuntos que podem contribuir com cuidado ao portador de ulceras, como alimentação ideal ao paciente, abordagem verbal e psicológica, cuidados ao banho, cuidados ao vestir a pessoa, cuidados com próprio cuidador. Para finalização, realizou-se a dinâmica “QUAL É O SEU SONHO?”, nesta atividade os acadêmicos abordaram as perspectivas de vida, sonhos, objetivos e problemas para alcança-los, expostos pelos participantes. Resultados: Participaram da ação 07 técnicas de enfermagem do PESF, onde ao final do projeto aplicou-se um questionário para as mesmas avaliarem o projeto, onde 05 das participantes relataram nunca terem participado de uma capacitação sobre feridas, todas relataram que gostariam que houvesse mais ações educativas do tipo e que a universidade deveria realizar mais projetos, atualizações e capacitações referentes ao assunto. Muitas relataram que a capacitação ajudaria a melhorar a atuação em seu trabalho tornando-as profissionais mais habilitadas, pois o conhecimento adquirido é primordial na assistência. Quanto aos acadêmicos, os mesmos relataram que o projeto atendeu as expectativas, pois em seus estágios vivenciavam as dificuldades do trabalho dos técnicos, e a capacitação foi uma forma de ajudar esses profissionais, contribuindo também com a melhoria da assistência a pacientes com úlcera no município de Coari. Considerações Finais: Este projeto foi uma lição de aprendizado tanto para acadêmicos e professores, como para participantes técnicos de enfermagem que foram contemplados com uma breve capacitação sobre feridas com o objetivo de ajudar uma parcela da população do município de Coari/AM. O interesse e a troca de experiências foram engrandecedoras, espera-se que os profissionais que participaram se tornem multiplicadores de conhecimento em suas respectivas unidades básicas e apliquem as informações adquiridas, para que pacientes portadores de processos patológicos possam desfrutar de um cuidado aprimorado visando o restabelecimento da integridade de sua saúde. Aos acadêmicos de enfermagem, foi proporcionadauma vivência real da prática de enfermagem e do papel do profissional enfermeiro como gerenciador e educador de sua equipe.


Palavras-chave


Educação em Saúde; Enfermagem; Feridas