Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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EDUCAÇÃO EM SAÚDE ACERCA DOS BENEFÍCIOS DE ATIVIDADES MANUAIS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE FÍSICA E MENTAL DO IDOSO: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Larissa Lima Figueira Freire, Mayane Silva Lopes, Mônica de Cássia Pinheiro Costa, Sávio Felipe Dias Santos, Diogo Seichii Umbelino Okawa, Thayná Maria Andrade Silva, Ruth Carolina Leão Costa, Victória Karolina Santos Santana

Última alteração: 2017-12-21

Resumo


Introdução: O Envelhecimento é caracterizado por um processo de alterações físicas e biológicas, que por vezes debilitam algumas capacidades do indivíduo progressivamente. Uma forma eficaz de prevenir essas debilidades que afetam os idosos é a prática de atividades que estimulem o corpo e a mente, o compartilhamento de conhecimentos e a promoção do bem estar por meio da plasticidade cerebral. Este processo pode ser definido como alterações estruturais no cérebro, resultado de adaptações do indivíduo e/ou estímulos repetidos. Ou seja, a plasticidade é entendida como um mecanismo adaptativo, permitindo que o cérebro crie novas conexões entre neurônios. Atividades manuais que podem ser realizadas no cotidiano são pouco conhecidas por esse público, o que pode dificultar o desenvolvimento saudável. Dessa forma, a criação de estratégias que permitam a prática de dinâmicas educativas para os idosos é de suma importância para o aprimoramento de habilidades, melhora da qualidade de vida e disseminação desse conhecimento para beneficiar a todos. Objetivo: Promover ação educativa por meio de atividades manuais para a divulgação dos benefícios destas para a saúde física e mental do idoso. Descrição da experiência: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado no mês de dezembro de 2015, como parte do trabalho de conclusão semestral proposto pela instituição, com acadêmicos do 3º semestre do curso de enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Foi desenvolvido em uma unidade não governamental de assistência à comunidade, que desenvolve atividades socioassitencias e socioeducativas, localizada no município de Belém do Pará. O processo deste estudo iniciou-se a partir da observação do local, as atividades desenvolvidas e o público atendido pela unidade. Durante discussão, os coordenadores relataram que os idosos da comunidade participavam de atividades mensais acerca da prevenção de morbidades (diabetes e hipertensão) e que essas atividades eram bem recebidas e exploradas pelos idosos. Considerando estes pontos como relevantes para a produção da ação, constatamos por meio de embasamento científico que a prática dessas atividades estimula a plasticidade cerebral, melhorando assim a qualidade de vida do individuo. A estimulação do cérebro por meio de atividades cotidianas faz com que a plasticidade o permita novas ligações neurais, evita o estresse, contribui para o não desenvolvimento da depressão e potencializa habilidades manuais que muitas vezes são perdidas com o passar dos anos. Assim os acadêmicos decidiram realizar uma ação educativa acerca da promoção de saúde por meio de atividades manuais, para estimular o exercício mental, a destreza manual e promover a interação entre o grupo. Para a organização da ação, foram elencadas atividades acessíveis, com materias que não ofereciam riscos aos participantes e foram definidas como: oficina de origamis, oficina de arte em pinturas, oficina para desenvolvimento da escrita e expressão corporal por meio da dança. A instituição disponibilizou um dia para que os acadêmicos pudessem divulgar a data e horário da ação aos idosos, podendo assim enfatizar a importância da participação de todos. No dia estabelecido para a concretização, o salão da instituição foi cedido aos acadêmicos, e foram organizadas as mesas, cadeiras e os materias. Inicialmente foi feita uma explanação breve sobre os benefícios das atividades que seriam realizadas para a promoção da saúde e prevenção de comorbidades. Foi enfatizada a importância da verificação da pressão arterial e glicemia rotineiramente para controle dos mesmos. Em seguida foram esclarecidas as etapas da atividade e posteriormente os participantes escolheram uma oficina para iniciar. Na oficina de origamis, os papéis foram selecionados em diversas cores e previamente cortados de acordo com as formas correspondentes. Um dos acadêmicos entregou um papel a cada idoso e posteriormente explanou sobre a produção dos origamis. Após esse momento, os idosos foram divididos em grupos de quatro, juntamente com um acadêmico, para que pudessem apreender melhor as etapas de confecção. Quanto à oficina de arte em pinturas, foram distribuídas pétalas de rosas feitas com papelão e cores variadas de tinta a base d’água para que eles pudessem pintar conforme sua preferência. Segundo o mês natalino, oferecemos a oficina para desenvolvimento da escrita, onde os idosos escreviam recados em papeis, escolhidos por eles, a algum familiar ou amigo. Nesse processo, os acadêmicos ajudaram nos esclarecimentos quanto à grafia de algumas palavras, sempre que solicitado pelos participantes. Ao final, entregamos adereços (óculos, colares, chapéus e gravatas) aos idosos e reunimos todos em uma roda para que pudessem interagir por meio da dança. Reunimos uma coletânea de músicas, e deixamos a critério deles a escolha de quais seriam reproduzidas. Resultados e/ou impactos: Foi evidente a participação satisfatória dos participantes durante a ação. Mostraram-se bastante participativos, expondo suas opiniões sobre o tema abordado. A ação contou com a participação de vinte e dois idosos, os quais foram convidados previamente. Pôde-se observar o envolvimento dos mesmos durante toda a atividade. O espaço utilizado favoreceu a organização e melhor interação entre o grupo de discentes e participantes. Dessa forma, puderam interagir nas atividades propostas, aumentando a aquisição de conhecimentos. Os participantes da ação relataram os benefícios que a atividade propôs, por permitir a expressão da arte e concomitantemente a promoção da saúde. Dentre os relatos, após o término da atividade, pôde-se inferir que os participantes apreenderam o conhecimento que foi repassado, tornando assim a ação produtiva e satisfatória. Esclarecimentos foram feitos acerca dos materias utilizados e confecção dos objetos, para assim incentivar a produção destes cotidianamente. Considerações finais: A ação mostrou-se relevante, pois contribuiu na formação dos acadêmicos de enfermagem, reafirmando a importância do enfermeiro no processo de educação. Além disso, a ação proporcionou a compreensão das particularidades e limitações físicas e mentais dos participantes, pelas quais a ação se adaptou para ocorrer. Tal fato demonstrou a variedade de ações que podem ser realizadas para promoção de saúde e qualificação da assistência prestada. É primordial que a abordagem seja feita de forma que favoreça a participação ativa dos idosos, para assim efetivar a formação de vínculos, facilitando o diálogo e interação da equipe com os participantes. Sendo assim necessário que atividades que promovam o bom desenvolvimento da saúde sejam realizadas com maior frequência, a fim de disseminar esse conhecimento e melhorar a qualidade de vida dos idosos.

 


Palavras-chave


Educação em Saúde; Idodos; Plasticidade Cerebral.