Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A FORMAÇÃO MÉDICA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO INTERIOR DO AMAZONAS
Brenner Kássio Ferreira de Oliveira, Maxwell Arouca da Silva, Hiago Leite da Silva, Firmina Hermelinda Saldanha Albuquerque

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


Introdução:O curso de medicina da UFAM – campus Médio Solimões foi implantado em 2016 através do programa Mais Médicos e segundo as novas diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em medicina – Resolução nº 03 de 20 de junho de 2014, o qual tem seu eixo norteador a inserção do estudante nas práticas médicas, principalmente voltadas à atenção primária em saúde desde o início da sua formação.Objetivo: Relatar as experiências e perspectivas do ingresso no curso de medicina a partir das práticas da disciplina Família e Comunidade I, na qual o conhecimento é adquirido de forma ativa através da observação do território, dos protagonistas do SUS e da assimilação com a teoria sobre a rotina em uma unidade básica de saúde no município de Coari e ratificar a importância do curso no interior do Amazonas, justificando sua relevância para a sociedade. Descrição da Experiência:Percebe-se que a maioria dos ingressantes no curso de medicina espera um ensino hospitalocêntrico e tradicional em que o alunos têm aulas expositivas desde o ciclo básico até o clínico. No entanto, essa prática está sendo substituída nas escolas médicas, haja vista a importância de se estudar não somente as doenças, mas o indivíduo como todo, e com isso, relacionar os processos de saúde e doença devido aos fatores condicionantes e determinantes que são vistos nas práticas da rotina médica. Desta forma, os discentes são estimulados a desenvolverem uma conduta mais humanizada, pois se deparam com a população mais humilde nas visitas domiciliares, que são realizadas juntamente com os Agentes Comunitários, Médicos e Enfermeiros.Assim as práticas em atenção primária despertam o olhar crítico dos alunos para o real problema da população mais desfavorecida. Além disso, motiva também, a permanência de médicos nos interiores do Estado, contribuindo para o fortalecimento do sistema em regiões descobertas.  Após as práticas na UBS, os alunos se reúnem em uma roda de discussão para avaliar os resultados do dia, relacionando a teoria ministrada na sala de aula com a prática na UBS. Dessa forma, o processo de aprendizagem vai se solidificando, pois todos expõem seus pontos de vista e o professor fecha o conteúdo da semana com o embasamento teórico. Resultados:É importante ressaltar o diferencial das novas metodologias no ensino médico, pois aproximam os alunos de uma realidade que muitos desconhecem, devido a sua posição social, sensibilizando-os aos problemas mais prevalentes na sociedade que utiliza a atenção primária, e despertar um possível interesse na atuação da medicina da família e Comunidade. Considerações finais:O curso no interior do Amazonas é importante tanto para os alunos, que se deparam com as necessidades de populações desassistidas, como também para a sociedade, que passa a contar com os serviços prestados pela universidade, principalmente com os projetos de extensão e futuramente com a formação de profissionais que se interessem em serem agentes da mudança na atenção primária.


Palavras-chave


Saúde Pública; Medicina; Atenção Básica