Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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HÁBITOS ALIMENTARES DE ALUNOS NA FASE ESCOLAR DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PARÁ
Luara Rebelo Nunes, Gabriel Sousa de Paiva, Itamara Rodrigues Moura, Stephany Bruce da Silva, Adjanny Estela Santos de Souza

Última alteração: 2017-12-21

Resumo


Apresentação: O organismo absorve as substâncias necessárias para a manutenção da vida através da alimentação, portanto, é fundamental o consumo variado de alimentos que forneçam os nutrientes indispensáveis para o crescimento físico, cognitivo e psicossocial do indivíduo. Segundo o Ministério da Educação, a fase escolar abrange a faixa etária de 6 a 10 anos, nesse período inicia o processo de preferências gustativas, a formação dos seus hábitos alimentares, o desenvolvimento intelectual e metabólico é intenso, logo, o organismo expressa elevado apetite e maior demanda nutricional. O objetivo deste trabalho é identificar o conhecimento e comportamento alimentar de crianças em fase escolar de uma escola pública do município de Santarém, analisar os resultados levando em consideração idade e a questão socioeconômica dos alunos selecionados para amostra e com isso promover intervenções para transformar os hábitos alimentares e o estilo de vida das crianças, através de uma educação alimentar e nutricional. Desenvolvimento do trabalho: O estudo trata-se de uma Atividade Integrada em Saúde (AIS), sendo esta, parte do projeto político pedagógico do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará – Campus XII, baseado nas etapas do arco de Maguerez, visando levantar informações sobre determinado problema na sociedade, através de uma pesquisa de campo. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa com número de parecer: 1.318.965, tendo como título: “Estudos das doenças metabólicas identificadas em instituição de ensino no município de Santarém-Pará”. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Anselmo Pietrulla, no Município de Santarém-Pará, onde foram realizadas três visitas na instituição. No dia 27 de outubro de 2016 houve o reconhecimento do ambiente, e uma breve conversa com a diretora da escola sobre os costumes alimentares dos alunos. Posteriormente, no dia 3 de novembro de 2017, ocorreu a coleta de dados, através de um questionário, o qual foi aplicado a 43 crianças com idades entre 6 a 9 anos, os alimentos escolhidos para serem usados no questionário foram selecionados de acordo com as iguarias da região e situação financeira dos alunos. Após o relato da Diretora e a avaliação do inquérito realizado na escola sobre a alimentação dos estudantes, na terceira visita, foi elaborada e executada uma dinâmica com o propósito de promover um maior conhecimento sobre hábitos alimentares saudáveis e a importância de todos os nutrientes para o organismo humano. Foram feitas brincadeiras lúdicas que incentivavam o consumo de uma boa alimentação, e ao término da dinâmica houve a partilha de frutas (uva, banana, tangerina, melancia e maçã) em espetinhos, objetivando despertar o interesse das crianças. Resultados e/ou impactos: No questionário aplicado foram feitas perguntas relacionadas aos hábitos alimentares com o propósito de conhecer os alimentos que estão presentes na rotina das crianças, suas preferências e seus conhecimentos a respeito do que é saudável. Os dados apontaram como alimentos mais consumidos pelos alunos no desjejum, o pão, o café e o leite. No entanto, apenas 58% dos alunos informaram que consumiam leite no café da manhã, o que mostra a necessidade de uma atenção para essas crianças que não tem a presença do cálcio no desjejum. Aproximadamente 18,4% das crianças da amostra não consomem a merenda escolar, sendo que 2,3% delas especificaram que levavam de casa, ou compravam no mercado mais próximo da sua casa. A merenda oferecida nas escolas da rede pública é o resultado do Programa Nacional de Alimentação do Escolar (PNAE), criado em 1954, com o intuito de fornecer uma merenda de boa qualidade, capaz de suprir, no mínimo, 15% das necessidades nutricionais das crianças durante os 200 dias letivos. A variedade nutricional nessa fase é indispensável, dessa forma é essencial ver o intervalo entre as aulas como cooperador do processo de desenvolvimento mental, por isso, as crianças que optam por merendas externas acabam sendo prejudicadas, visto que, a maioria desses lanches possuem altos valores calóricos e não oferecem a quantidade de nutrientes necessários. As crianças da rede pública diferenciam-se em relação as da rede particular, pois, muitas vezes, são mais suscetíveis a comprar alimentos industrializados e de baixo valor nutricional devido a maior facilidade que encontram e a independência promovida pelos pais. Dentre os alimentos que as crianças mais gostam citados no questionário, é possível notar três tipos de escolhas com maior predominância, são elas respectivamente: frutas (67%), verduras/legumes (56%) e frituras (47%). Porém uma questão observada no momento que os pesquisados realizavam o questionário, foi de que muitos viam o inquérito como uma “prova”, na qual, eles tinham que marcar a questão correta, podendo essa atitude justificar as elevadas escolhas dessas duas opções. Outro fator a ser ressaltado é o relato da diretora, de que muitas crianças tinham hábitos de comer frituras compradas fora da instituição, fundamentando assim a terceira maior porcentagem. O ambiente escolar também se mostra como um formador de gostos alimentícios, uma vez que as crianças passam uma boa parte do seu dia na escola. Diante disso, o Ministério da Educação juntamente com o corpo docente das instituições de ensino apresenta programas, como o PNAE, manuais, cartilhas e ações, com o intuito de educar os estudantes, já que os estabelecimentos de ensino geralmente fornecem os nutrientes necessários na comida. Foi percebido também que os alunos possuem conhecimento sobre o que é uma alimentação saudável, eles apontaram os alimentos que consideram os mais saudáveis e tivemos como resultado, as frutas com 84%, e verduras/legumes com 51%. Considerações finais: No decorrer da pesquisa foi observado que as crianças possuem certo conhecimento a respeito do que é saudável, mesmo que básico. No entanto, boa parte ainda apresenta maus hábitos alimentares. Nessa faixa etária as crianças formam seus gostos alimentares, e dependem, acima de tudo, das influências externas para essas escolhas. A família é uma das principais influenciadoras na alimentação da criança e nas características das formações dos futuros adultos, sendo assim, os estímulos para formar bons gostos alimentares devem partir primeiramente do convívio familiar. Diante disso, é necessário que haja educação em saúde como ferramenta para elaborar uma abordagem centrada na criança e sua família, uma vez que a família também é formadora dos costumes alimentares, além de reforçar as atividades lúdicas voltadas para a área nutricional, e com isso estimulando os interesses dos alunos para uma alimentação que atinja os padrões nutricionais recomendados.

Palavras-chave


Alimentação; Escolar; Saúde