Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Uma experiência em teleducação do Programa Jovem Doutor Amazonas para a promoção da saúde entre jovens estudantes do município de Parintins
Giovanna Leão Ferreira, Raissa Benfica Mota, Naiara Teixeira de Souza, Pedro Máximo de Andrade Rodrigues

Última alteração: 2017-12-21

Resumo


O Jovem Doutor Amazonas é um programa educacional tutorial desenvolvido na modalidade de teleducação (educação a distância) pelo Programa Telessaúde Brasil Redes – Núcleo Amazonas/Universidade do Estado do Amazonas (UEA) desde 2008. O Programa tem como objetivo central promover a educação em saúde e tem como público-alvo jovens estudantes do ensino médio, habitantes das cidades do interior amazonense. Está organizado em três módulos: Módulo Básico, Módulo Específico e Módulo de Ações e Projetos em Saúde, a serem desenvolvidos em três semestres letivos. No que diz respeito à mediação tecnológica e interação entre os participantes, são realizadas web aulas por meio da plataforma Ip.Tv e interações permanentes por meio de página da rede social Facebook (https://www.facebook.com/jovemdoutoram/) como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Em 2017-2018, o Jovem Doutor está sendo realizado com a participação de alunos dos cursos de graduação da área da saúde da UEA na função de ministrantes/tutores, tendo como público-alvo alunos do ensino médio do município de Parintins. Dentre os tópicos abordados no Módulo Básico do Programa destacou-se o Sistema Ósseo-Muscular, objeto deste relato.

Teve-se como objetivo discutir a abordagem do tópico relacionado ao Sistema Ósseo-Muscular dentro do Módulo Básico do Programa Jovem Doutor Amazonas 2017 e sua repercussão junto ao público-alvo, constituído por jovens estudantes do ensino médio no município de Parintins.

O arquivo de apresentação (Power Point) da web aula, bem como o acesso a textos em PDF sobre o uso de anabolizantes e as consequências para a saúde foram disponibilizados no AVA Facebook do Programa. O uso dessa rede social como AVA é oportuno, visto que o público jovem tem forte adesão às redes sociais virtuais e possibilita interação contínua entre ministrantes, tutores e participantes. Por sua vez, a web aula pelo Ip.Tv abordou três eixos considerados relevantes para abordagem do tema em questão: a fisiologia do sistema ósseo-muscular, as patologias que comprometem esses sistemas e, por fim, as formas de prevenção contra as doenças que atingem esse sistema do corpo humano. Vale ressaltar, a realização de dinâmicas durante a web aula sob orientação dos ministrantes

A disponibilização de textos sobre anabolizantes no AVA/Facebook possibilitou o acesso a informações que motivaram as discussões durante a web aula. Além desse recurso, os participantes mostraram-se interessados pelos assuntos das principais patologias que comprometem o Sistema Ósseo-Muscular. E por fim, teve-se a interação com participação no Quiz, o que reforçou o entendimento e o entrosamento de tutores e alunos durante a web aula.

O tema tratado revelou-se interessante para os jovens participantes, dada a abordagem didática aplicada e o uso de ferramentas tecnológicas que hoje fazem parte da vida cotidiana dos mesmos, considerando-se as dificuldades de infraestrutura nas redes de conectividade no interior do estado do Amazonas. Os participantes evidenciaram a relevância do sistema ósseo-muscular como estrutura de sustentação do corpo, o pouco conhecimento sobre sua importância e as doenças resultantes de atitudes de prevenção em relação a ele. Com a ajuda da página do AVA/Facebook tornou-se ainda mais fácil a comunicação e o intercâmbio de dúvidas e informações.


Palavras-chave


Telessaúde; Jovem Doutor Am; Ip.Tv