Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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RELEVÂNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA DURANTE A GRADUAÇÃO E A INFLUÊNCIA NO PROFISSIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Victor Nei Vasconcelos Monteiro, Beatriz Graça de Araújo, Camila Soares Santos, Ester Alves de Oliveira, Marcos Lima do Nascimento, Paulo Philip de Abreu Gonzaga, Lowisa Consentini Garcia, Lucivana Prata de Souza Mourão

Última alteração: 2017-12-21

Resumo


Introdução: O método de ensino mais habitual das graduações é o de aulas presencias durante o período letivo, onde se tem o professor ministrando as aulas e os alunos sendo ouvintes. Porém, muitos discentes - e até mesmo docentes - consideram esse método retrógado e ultrapassado; além de julgarem ser cansativo se os alunos não participarem ativamente na busca do conhecimento. Então, para inserir os alunos em outros contextos, além de apenas ouvintes, as Universidades devem ofertar, segundo a Lei nº 9.394 (1996), o programa de monitoria acadêmica para os discentes devidamente matriculados nos cursos de graduação da sua unidade. Esse programa faz parte do tripé das Universidades, que é: Ensino, Pesquisa e Extensão, mais especificamente ao Ensino. O programa é um método de ensino-aprendizagem, com o objetivo de estimular a docência no aluno-monitor, pois este auxiliará diretamente o professor-orientador nas atividades, ao mesmo tempo em que conhece as responsabilidades e deveres do docente. O acadêmico que opta ser monitor tem a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento sobre a área, adquire habilidades típicas da docência e favorece no entendimento da disciplina. Por parte dos monitores, estes devem ter certas características, como responsabilidade, respeito, dedicação, facilidade de comunicação e resolução de imprevisto. Dessa forma, o programa de monitoria acadêmica influência diretamente na formação do futuro profissional, pois este pode se especializar na área, aprende a trabalhar em equipe, aprimora suas habilidades de comunicação e, caso tenha simpatizado, poderá seguir a área da docência. Objetivo: Descrever a experiência obtida no programa de monitoria acadêmica da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e relatar as perspectivas de um grupo de monitores sobre o programa, com a finalidade de destacar a relevância desse método pedagógico para a formação profissional. Metodologia: Refere-se a um relato de experiência, de caráter descritivo, de um grupo de discentes do 4º período de Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) da UEA.  Esses discentes foram monitores de diferentes matérias, como: Genética Humana, Bases biológicas II e Imunologia básica. Todas essas disciplinas pertencem a ciclo básico dos cursos da Universidade. Logo, as experiências relatadas nesse trabalho foram vivenciadas em turmas compostas por acadêmicos de enfermagem, medicina e odontologia. As atividades de monitoria foram realizadas no período de Março de 2017 a Dezembro de 2017, correspondendo ao período de 2017.1 e 2017.2. Resultados: Para se tornar monitor, o aluno deve ser aprovado na matéria escolhida, ter disponibilidade de tempo e realizar a prova de seleção, onde constam os assuntos ministrados durante o período letivo. Na ESA, deve-se obter um mínimo de sete pontos na prova, caso o contrário o candidato é eliminado. Além disso, é vedada a participação de candidatos internos de Medicina, finalistas dos demais cursos ou desistentes de edições anteriores do programa de monitoria. As provas são realizadas na primeira semana de cada semestre, divididas em dois dias de acordo com a coordenação responsável pela disciplina (Enfermagem, Odontologia, Medicina e Educação física).  Conforme a classificação dos alunos em cada matéria nomeiam-se os bolsistas e os voluntários. Em relação a carga horária, os bolsistas devem cumprir 12 horas semanais de atividades relacionadas ao programa; já os voluntários devem cumprir um mínimo de 8 horas semanais. As funções dos monitores são: elaborar trabalhos junto ao professor-orientador, preparar material didático, orientar os acadêmicos, esclarecer e retirar dúvidas sobre os conteúdos da disciplina, realizar aulas de revisões e demais atividades referentes à disciplina. É importante salientar que essas atividades devem ser realizadas fora da grade de aula do monitor, com risco de desligamento do programa caso isso seja desconsiderado. Além disso, o professor-orientador deve supervisionar os monitores e sempre fornecer dicas e conselhos sobre sua experiência na docência. Os alunos monitores têm a chance de conhecer, mesmo resumidamente, a realidade de um docente; tal experiência permite a obtenção de habilidades e métodos de ensino por parte do monitor, já que este realiza aulas de revisões com os alunos-monitorados, tendo que aperfeiçoar sua fala perante o público e a maneira que elabora seu material didático. Tudo isso para a melhor compreensão dos conteúdos e o bom desempenho da turma-monitorada. Essas aptidões exigidas dos monitores irão somar positivamente na formação desse profissional, pois o trabalho em equipe, principalmente na área da saúde, é essencial para um adequado desempenho da assistência. Além disso, a comunicação e o respeito entre os membros têm de existir e devem ser trabalhados desde a graduação, para que não formem profissionais egocêntricos e imodestos. Portanto, o programa de monitoria mostra-se extremamente benéfico na profissionalização, não só dos profissionais de saúde, e sim de todas as profissões. Em relação aos discentes-monitorados, percebeu-se que estes se sentem mais confortáveis para questionar os assuntos com o decorrer da monitoria, quando o laço entre aluno-monitor e aluno-monitorado é formado, principalmente no período antes das avaliações. Além disso, alguns preferiam retirar suas dúvidas com os monitores do que com os professores, pois por se tratar de um acadêmico perguntando para outro acadêmico, acabavam sentindo-se mais livres para questionar. As principais dificuldades dos discentes-monitorados eram: conciliar o tempo de estudo, entender de maneira correta os assuntos das disciplinas e ter tempo disponível para participar das revisões com os monitores. Para tirar as dúvidas, os monitores sempre buscavam estudar e rever os conteúdos da disciplina, para não passarem informações erradas ou duvidosas. E esse fato reflete no âmbito profissional, pois há necessidade de buscar atualizações e programas de educação permanente, com a finalidade de prestar um trabalho de forma correta e embasado cientificamente. Conclusão: Portanto, as atividades do programa de monitoria acadêmica influenciam diretamente na formação profissional dos acadêmicos, tornando-os mais responsáveis e preparados para o mercado de trabalho. Durante a graduação, os monitores tornam-se agentes fundamentais no processo de ensino-aprendizagem, pois auxiliam na compreensão da disciplina e relatam quais foram as dificuldades que os alunos-monitorados tiveram, com a finalidade de criar medidas cabíveis para solucionar esses problemas. Essas atividades extracurriculares colaboram para uma formação mais abrangente e qualificada, pois o monitor percebe a sua importância dentro da Universidade, e busca fazer o seu melhor. Além disso, os acadêmicos-monitorados sentem-se mais “abraçados” pelos monitores, por ser um acadêmico como ele, e isso torna-se uma relação pedagógica benéfica. Em suma, as universidades devem adotar o programa de monitoria, pois - como já exposto – influência na profissionalização de seus graduandos e contribui positivamente o método de ensino-aprendizagem atual.

Palavras-chave


Monitoria;Ensino;Docência;Enfermagem