Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Tutoria em EAD em Estados do Norte - Que ferramentas utilizar? Relato de uma Tutora do Curso de Aperfeiçoamento em Atenção Integral à saúde de pessoas em situação de rua
Patrícia Barbosa, Amanda Vargas

Última alteração: 2017-12-21

Resumo


O Presente relato compartilha vivência da tutoria no Curso de Atenção Integral à Saúde de Pessoas em Situação de Rua (com ênfase nas equipes do Consultório na Rua) de Qualificação Profissional, na modalidade semipresencial, com ênfase em limites e possibilidades utilizadas para potencializar a “formação”, considerando singularidades de quatro estados da Amazônia Legal. O projeto foi executado pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, através da Coordenação de Educação a Distância em parceria com os Departamentos de Gestão da Educação na Saúde e de Atenção Básica do Ministério da Saúde. O Curso trabalhou diretrizes técnicas, éticas e políticas para atenção integral às pessoas em situação de rua e cotidiano dos serviços relacionados à atenção em pauta. A metodologia pressupõe participação ativa do aluno no processo de aprendizagem. Turma organizada em miniequipes, grupos de alunos com diferentes inserções profissionais para fomentar a prática de trabalho compartilhado e integrado aos territórios de atuação. Formação estruturada em três Unidades de Aprendizagem abordando: território e redes; gestão do processo de trabalho e cuidado à população em situação de rua. A partir do respeito às características dos alunos, mediado por tutoria, o curso potencializou os alunos. A turma, composta por alunos do Amazonas, Pará, Roraima e Rondônia, formou vinte alunos, oriundos de equipamentos diversos. Durante a formação foram identificadas dificuldades, mas as potencialidades foram utilizadas como estratégia, tornando a experiência positiva com possibilidades de mudanças e impacto no processo de trabalho das equipes. Interesse e dedicação dos alunos foram marcantes, ampliando conhecimento acerca do cuidado integral com foco na lógica das eCR que trabalha na lógica da saúde mental, atenção básica e redução de danos. Reconhecimento à potência do território, olhar ampliado dos alunos e tutora às questões como drogas e saúde mental e criação de espaços de diálogo sobre saúde mental nas UBS foram importantes ganhos da formação. Logo, entende-se que o Curso CnaRua, mesmo diante da complexidade das equipes e usuários os avanços e impactos positivos nos levam a defender que este deve ser um processo contínuo, que acesse outros trabalhadores da rede, provocando mudança de atitudes e valores necessários à atenção integral às pessoas em situação de rua. A trajetória vivenciada pela tutora, em processo de permanente formação, oportunizou à mesma reflexão do seu processo de trabalho enquanto mediadora da prática pedagógica, utilizando e inventando recursos e metodologias em diálogo com singularidades trazidas pela turma. O exercício oportunizou utilização de estratégias que potencializaram uso de recursos tecnológicos disponíveis e possíveis para a educação à distância em cidades com fragilidades de conexão. Como lição do produto se espera que o cuidado será pautado pela relação estabelecida entre trabalhador da saúde e usuário e que as ofertas dialoguem com possibilidades e limites dessa relação.


Palavras-chave


Consultório na Rua. Formação. Cuidado. Redução de Danos. Atenção Básica