Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Rodas de Terapia Comunitária Integrativa como uma tecnologia de cuidado em saúde mental no contexto universitário: um relato de experiência
Adriana Dias Silva, Jackeline Felix Souza, Daniela Ferreira Borba, Vanessa Alves Mendes

Última alteração: 2017-12-21

Resumo


Apresentação: compreende um relato de experiência a respeito da inserção de rodas de terapia comunitária no contexto de uma universidade pública da região norte do Brasil, e vivenciado através de ações de extensão de um projeto de promoção em saúde mental desenvolvido em um campus universitário. A terapia comunitária constitui-se num espaço de escuta, reflexão e troca de experiências, criando uma teia de relação social entre os participantes, na busca de soluções para conflitos pessoais e familiares apresentados no encontro (BARRETO, 2008).

Desenvolvimento do trabalho: as rodas de terapia comunitária fazem parte das ações propostas em um projeto de extensão que visa inserir a comunidade universitária em terapias complementares e integrativas e em grupos operativos terapêuticos. As atividades acontecem sempre na penúltima sexta-feira de cada mês e contam com a participação de discentes de diferentes áreas. Em cada roda os participantes são convidados a compartilhar situações que os “incomodam”; uma destas situações é escolhida pelo grande grupo e é apresentada; em seguida, os participantes se colocam naquilo com o que se identificaram da situação escolhida e compartilham suas experiências, contribuindo assim para a resiliência coletiva da situação conflituosa, minimizando dores e construindo uma rede social de apoio.

Resultados e impactos: as rodas de terapia comunitária têm representado um espaço de convivência, fortalecimento de vínculos e trocas sociais e afetivas; discentes de várias áreas como Psicologia, Enfermagem, Economia e Letras são assíduos; conflitos familiares na relação pais-filhos e pessoais entre discentes têm sido compartilhados; dificuldades de aceitação nos grupos, pressões na vida acadêmica são comuns; dificuldades em correlacionar vida familiar, trabalho e estudo também já foi temática escolhida pelo grande grupo. Ao final das rodas os participantes apresentam expressões de leveza e serenidade; compartilham palavras que expressam suas sensações no momento final; alguns sentimentos de paz, alegria, aprendizado, equilíbrio têm sido revelados. Tudo isso evidencia que os participantes se sentem melhores do que quando chegaram.

Considerações finais: as rodas de terapia comunitária constituem espaço de convivência relacional; uma vez desenvolvidas em contextos universitários tem se configurado em acolhimento e construção de resiliência coletiva para a comunidade acadêmica.


Palavras-chave


Terapia Comunitária; Cuidado; Saúde Mental