Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
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O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DO CONTROLE SOCIAL E PARTICIPAÇÃO POPULAR EM SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Última alteração: 2018-06-05
Resumo
Apresentação: Nos últimos anos, novas metodologias de ensino-aprendizagem têm surgido. Dentro destas, as metodologias ativas permitem uma relação horizontal entre educador e educando. Nessa perspectiva, este estudo visa descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem no uso de metodologias ativas como estratégia do ensino da participação popular e do controle social em sala de aula. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um relato de experiência, com abordagem descritiva, que se deu por meio de uma atividade da disciplina “Políticas Públicas e programas de Saúde”. Nessa atividade, foi dado, previamente, para um grupo da turma o comando de pesquisar sobre o controle social e a participação popular. Com isso, a abordagem trazida pelo grupo se deu em uma metodologia diferenciada, na qual este grupo ficava no centro, em circulo, e o restante da turma ficava em volta, formando um circulo maior. A turma, primeiramente, observou a discussão trazida pelo grupo sobre: a história e a importância do controle social e da participação popular, além de sua construção como princípio e diretriz do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como o papel dos conselhos e conferências de saúde na consolidação do SUS. Após isso, foi realizada uma avaliação, de modo que as pessoas da roda maior puderam fazer perguntas sobre o tema e manifestar as potencialidades e fragilidades do grupo expositor. É valido ressaltar que a docente apenas facilitou o espaço em questão, de modo que os estudantes compuseram o elemento principal (protagonistas) do processo, atuando na exposição, discussão e avaliação. Resultados: Com a metodologia utilizada, foi possível estabelecer uma relação de ensino e aprendizado no qual o educando é o fator principal, um ser ativo no processo. Fato esse que potencializa a discussão e formação de pensamentos críticos e reflexivos sobre o assunto abordado, no caso “controle social e participação popular” no SUS. De modo que, através de um processo de dialógico, pode-se perceber o modo de funcionamento e a real importância dos conselhos e das conferências de saúde. Considerações Finais: A disciplina de “políticas públicas e programas de saúde” por ser mais discursiva e não tecnicista não tem a sua valorização por alguns acadêmicos, os quais não vislumbram a real importância dos conhecimentos perpassados nesta, como o controle social e a participação popular. No entanto, o uso das metodologias ativas tem se mostrado cada vez mais interessante e atrativo, pelo aspecto de tornar o estudante ator principal em seu processo de ensino e aprendizagem
Palavras-chave
Metodologia; Sistema Único de Saúde; Políticas Públicas