Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Educação em saúde: uma revisão bibliográfica
Marcia Cavalcanti Raposo Lopes

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


Este estudo é parte de uma pesquisa maior que pretende problematizar como os ACS aprendem e qualificam suas práticas de educação em saúde. Com o intuito de definir melhor as bases e os objetivos do trabalho de educação em saúde e construir parâmetros para analisar tais práticas, este trabalho se propõe a investigar as discussões trazidas sobre o tema pela produção acadêmica dos últimos 5 anos (de 2012 a julho de 2016).

Para tanto, foi feito um levantamento dos artigos da base de dados bibliográfica scielo a partir dos descritores “educação em saúde” e “educação e saúde”. Mesmo considerando que o tema da educação em saúde pode aparecer a partir de outros descritores, julgamos que o uso destes dois permitiu o levantamento de um conjunto significativo de artigos que propiciou atingir nossos objetivos. Consideramos também que, embora haja outras bases de dados importantes de artigos científicos, as revistas inseridas no scielo são representativas da produção na área. Menos do que percorrer toda a produção sobre o tema, nossa proposta se desenhou de forma a permitir uma aproximação com a forma como tem sido abordada a questão e como vem sendo definido o trabalho de educação em saúde.

A partir dos objetivos propostos para o trabalho e de uma primeira leitura dos artigos, foram definidas quatro questões para a construção da análise dos artigos: 1) a relação do trabalho do ACS com a atividade de educação em saúde; 2) a forma como se desenvolve a discussão sobre educação em saúde e seu referencial teórico; 3) a relação da atividade de educação em saúde com  uma concepção de promoção de saúde; 4) a análise  do desenvolvimento da educação em saúde nos serviços.

O estudo aponta claramente como a discussão da educação em saúde está enraizada na Atenção Básica. Cerca da metade dos artigos tratavam deste nível da atenção, sendo que o trabalhador ACS aparece na maior parte destes. Além disso, a partir da análise dos artigos foi possível perceber uma importante influência das discussões de Paulo Freire sobre o debate da educação em saúde, sendo que a Educação Popular em Saúde (EPS) é citada em quase um terço dos artigos selecionados. A importância de uma relação dialógica na atividade educativa, em contraposição a uma atitude mais vertical e autoritária dos educadores é ressaltada em grande parte dos artigos. Entretanto, quase todos os textos que analisam as práticas nos serviços de saúde apontam a dificuldade dos profissionais em construí-la. A prevenção de doenças e a promoção da saúde aparecem explicitamente como relacionadas a atividades de educação em saúde na ampla maioria dos artigos. Contudo, há muito pouca discussão crítica sobre o caráter normativo e autoritário das ações preventivas e quase nenhuma reflexão sobre as questões sócio-políticas que envolvem o conceito de promoção da saúde.


Palavras-chave


educação em saúde; promoção da saúde