Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-06
Resumo
Apresentação:
Uma das principais consequências que o paciente acamado é acometido, são as lesões de pele. Que surgem, em decorrência da combinação de vários fatores de risco, que propiciam a incidência dessas lesões. Dentre eles, destaca-se a idade avançada e a restrição no leito. A aplicação de medidas preventivas pode ser utilizada nesses pacientes, a fim de diminuir o surgimento das lesões de pele, principalmente as LPs. Segundo dados da National Pressure Ulcer Advisory Panel, no EUA, a prevalência de LP em hospitais é de 15% e a incidência é de 7%. Recentemente no Brasil, a prevalência de LP, afeta aproximadamente 9% de todos os pacientes hospitalizados, principalmente os idosos, e 19,1% a 23%, entre os pacientes acamados e em cuidados domiciliares.
Estima-se que aproximadamente 600 mil pacientes em hospitais, evoluam a óbito a cada ano em decorrência de complicações secundárias à LP. Gerando altos custos para a instituição no tratamento de LP. Diante disso, torna-se necessário implementar ações educativas, relacionadas as medidas de prevenção das LP em pacientes acamados, tais como: cuidados com a pele, com a perda de urina e fezes, mobilização, posicionamento, alimentação e hidratação, dentre outros. Essas medidas requerem uma abordagem sistemática, iniciada com a avalição do paciente, considerando os riscos presentes e prosseguindo com a adoção das medidas preventivas apropriadas, envolvendo toda a equipe de saúde e os cuidadores responsáveis.
O envolvimento do cuidador, seja ele familiar ou não, ajuda na prestação da assistência e aplicação das medidas de prevenção da LP. Mas, para que essa assistência ocorra de maneira correta, e sem interferência de ditos populares, que é comum devido o baixo nível de escolaridade e a fragilidade causada pela presença da doença do parente, no caso dos cuidadores familiares, é necessário, que o profissional de saúde repasse para esses cuidadores, orientações atualizadas e necessárias, sobre a prevenção de LP.
Entretanto, o sistema público de assistência à saúde do país apresenta dificuldades para atender as demandas e não está devidamente preparado para assessorar os cuidadores. Acarretando dúvidas no cuidador, devido essa falta de comunicação e vínculo com o profissional de saúde. Sendo assim, faz-se necessário a introdução de educação em saúde sobre a prevenção de LP, nos cuidadores familiares ou não, bem como, a elaboração de manual, a fim de proporcionar e propagar informações sobre o tema, minimizando as lacunas encontradas.
Diante do exposto, este trabalho trata-se de um relato de experiência de acadêmicos de enfermagem quanto ao Programa de Atividade Curricular de Extensão – PACE, no âmbito da Educação em Saúde, cujo objetivo é socializar a experiência de ações que visam a prevenção de Lesões por Pressão (LP) em uma instituição hospitalar de saúde.
Desenvolvimento do trabalho: descrição da experiência ou método do estudo:
A experiência aconteceu no período de julho a dezembro de 2017, em um hospital universitário da cidade de Manaus, duas vezes na semana, nas enfermarias da Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Clínica Neurológica e Clínica Ortopédica, cujo objetivos específicos foram: 1) Identificar o nível de conhecimento dos cuidadores familiares ou não, sobre conceito e as medidas de prevenção de LP; 2) Realizar atividades educativas, no ambiente de saúde, referentes a prevenção de LP; 3) Elaborar um manual educativo para os cuidadores de pacientes, com atividade e mobilidade prejudicadas, de modo a instrui-los sobre a prevenção adequada da LP. Para o alcance dessas propostas, os acadêmicos levaram atividades educativas sobre as medidas de prevenção da LP para servidores, cuidadores familiar e acompanhantes, dos pacientes internados nas dependências do hospital. Para as estratégias de ensino foram escolhidas exposição dialogada, rodas de conversas e composição de paródia sobre o tema. Como recursos didáticos foram utilizados projeção de vídeos e cartazes, um álbum seriado, elaboração e entrega de folders e manuais de prevenção de LP. Para a avaliação das atividade foi criado um questionário de satisfação e sugestões entregue ao final de cada abordagem nas enfermarias. Ao final da explanação, foi entregue para as pessoas que participaram da atividade brindes contendo hidratantes, como forma de estimular o cuidado e inspeção diária da pele. O cronograma do projeto ocorreu na seguinte forma: em Julho ocorreu reuniões com os alunos do projeto para planejamento das atividades, em agosto foram realizadas aulas sobre Medidas Preventivas de LP e Elaboração dos folders, cartazes e manual sobre as medidas de prevenção de LP. De agosto à novembro foram realizadas as Atividades Educativas nas dependências do Hospital Universitário e dezembro se deu a Avaliação das atividades e Elaboração do relatório final.
Resultados e/ou impactos: os efeitos percebidos decorrentes da experiência ou resultados encontrados no estudo:
As atividades, durante os três meses, tiveram um alcance de 100 pessoas, sendo estas, acompanhantes, pacientes e servidores do hospital. A experiência vivenciada permitiu que acadêmicos de enfermagem elaborassem atividades de forma adequada e com linguagem acessível para o público, e a cada apresentação, pôde ser revisto quais as facilidades e dificuldades encontradas para a que os ouvintes pudessem assimilar cada vez melhor os conteúdos propostos pelos acadêmicos. Os acadêmicos também tiveram a oportunidade de aprender a reconhecer e respeitar o saber popular, pois quando este é entendido e associado com o saber científico, se torna mais fácil a adoção de novas condutas e atitudes, preservando a autonomia do cliente. Outro ponto a ser enfatizado foi a elaboração de ferramentas lúdicas para o aprendizado, como música (paródia) e álbum seriado, fato que tornou mais atraente as explanações para o público.
Considerações finais:
Para alcançar um nível adequado de saúde, as pessoas precisam saber identificar e satisfazer suas necessidades básicas. Devem ser capazes de adotar mudanças de comportamentos, práticas e atitudes, além de dispor dos meios necessários à operacionalização dessas mudanças.
Neste sentido, a experiência de educação em saúde relatada pôde contribuir com os pacientes, acompanhantes e servidores na aquisição de autonomia para identificar e utilizar as formas e os meios para preservar e melhorar a sua vida. Além disso, pode-se esclarecer sobre o conceito da LP, focando principalmente nas medidas de prevenção. Proporcionando também aos acadêmicos, a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre o tema, e aproximando-o mais da comunidade, com estratégias de ensino participativas.