Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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AÇÕES EDUCATIVAS NA PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO
Indira Silva dos Santos, Nariani de Souza Galvão, Tamiris Moraes Siqueira, Nayara da Costa de Souza, Amanda Marinho da Silva, Aryanne Lira dos Santos Chaves

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


Apresentação:

Uma das principais consequências que o paciente acamado é acometido, são as lesões de pele. Que surgem, em decorrência da combinação de vários fatores de risco, que propiciam a incidência dessas lesões. Dentre eles, destaca-se a idade avançada e a restrição no leito. A aplicação de medidas preventivas pode ser utilizada nesses pacientes, a fim de diminuir o surgimento das lesões de pele, principalmente as LPs. Segundo dados da National Pressure Ulcer Advisory Panel, no EUA, a prevalência de LP em hospitais é de 15% e a incidência é de 7%. Recentemente no Brasil, a prevalência de LP, afeta aproximadamente 9% de todos os pacientes hospitalizados, principalmente os idosos, e 19,1% a 23%, entre os pacientes acamados e em cuidados domiciliares.

Estima-se que aproximadamente 600 mil pacientes em hospitais, evoluam a óbito a cada ano em decorrência de complicações secundárias à LP. Gerando altos custos para a instituição no tratamento de LP. Diante disso, torna-se necessário implementar ações educativas, relacionadas as medidas de prevenção das LP em pacientes acamados, tais como: cuidados com a pele, com a perda de urina e fezes, mobilização, posicionamento, alimentação e hidratação, dentre outros. Essas medidas requerem uma abordagem sistemática, iniciada com a avalição do paciente, considerando os riscos presentes e prosseguindo com a adoção das medidas preventivas apropriadas, envolvendo toda a equipe de saúde e os cuidadores responsáveis.

O envolvimento do cuidador, seja ele familiar ou não, ajuda na prestação da assistência e aplicação das medidas de prevenção da LP. Mas, para que essa assistência ocorra de maneira correta, e sem interferência de ditos populares, que é comum devido o baixo nível de escolaridade e a fragilidade causada pela presença da doença do parente, no caso dos cuidadores familiares, é necessário, que o profissional de saúde repasse para esses cuidadores, orientações atualizadas e necessárias, sobre a prevenção de LP.

Entretanto, o sistema público de assistência à saúde do país apresenta dificuldades para atender as demandas e não está devidamente preparado para assessorar os cuidadores. Acarretando dúvidas no cuidador, devido essa falta de comunicação e vínculo com o profissional de saúde. Sendo assim, faz-se necessário a introdução de educação em saúde sobre a prevenção de LP, nos cuidadores familiares ou não, bem como, a elaboração de manual, a fim de proporcionar e propagar informações sobre o tema, minimizando as lacunas encontradas.

Diante do exposto, este trabalho trata-se de um relato de experiência de acadêmicos de enfermagem quanto ao Programa de Atividade Curricular de Extensão – PACE,  no âmbito da Educação em Saúde, cujo objetivo é socializar a experiência de  ações que visam a prevenção de Lesões por Pressão (LP) em uma instituição hospitalar de saúde.

Desenvolvimento do trabalho: descrição da experiência ou método do estudo:

A experiência aconteceu no período de julho a dezembro de 2017, em um hospital universitário da cidade de Manaus, duas vezes na semana, nas enfermarias da Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Clínica  Neurológica e Clínica Ortopédica, cujo objetivos específicos foram: 1) Identificar o nível de conhecimento dos cuidadores familiares ou não, sobre conceito e as medidas de prevenção de LP; 2) Realizar atividades educativas, no ambiente de saúde, referentes a prevenção de LP; 3) Elaborar um manual educativo para os cuidadores de pacientes, com atividade e mobilidade prejudicadas, de modo a instrui-los sobre a prevenção adequada da LP. Para o alcance dessas propostas, os acadêmicos levaram atividades educativas sobre as medidas de prevenção da LP para servidores, cuidadores familiar e acompanhantes, dos pacientes internados nas dependências do hospital. Para as estratégias de ensino foram escolhidas exposição dialogada, rodas de conversas e composição de paródia sobre o tema. Como recursos didáticos foram utilizados projeção de vídeos e cartazes, um álbum seriado, elaboração e entrega de folders e manuais de prevenção de LP. Para a avaliação das atividade foi criado um questionário de satisfação e sugestões entregue ao final de cada abordagem nas enfermarias. Ao final da explanação, foi entregue para as pessoas que participaram da atividade brindes contendo hidratantes, como forma de estimular o cuidado e inspeção diária da pele.  O cronograma do projeto ocorreu na seguinte forma: em Julho ocorreu reuniões com os alunos do projeto para planejamento das atividades, em agosto foram realizadas aulas sobre Medidas Preventivas de LP e Elaboração dos folders, cartazes e manual sobre as medidas de prevenção de LP. De agosto à novembro foram realizadas as Atividades Educativas nas dependências do Hospital Universitário e  dezembro se deu a Avaliação das atividades e Elaboração do relatório final.

 

 

Resultados e/ou impactos: os efeitos percebidos decorrentes da experiência ou resultados encontrados no estudo:

As atividades, durante os três meses, tiveram um alcance de 100 pessoas, sendo estas, acompanhantes, pacientes e servidores do hospital. A experiência vivenciada permitiu que acadêmicos de enfermagem elaborassem atividades de forma adequada e com linguagem acessível para o público, e a cada apresentação, pôde ser revisto quais as facilidades e dificuldades encontradas para a que os ouvintes pudessem assimilar cada vez melhor os conteúdos propostos pelos acadêmicos. Os acadêmicos também tiveram a oportunidade de aprender a reconhecer e respeitar o saber popular, pois quando este é entendido e associado com o saber científico, se torna mais fácil a adoção de novas condutas e atitudes, preservando a autonomia do cliente. Outro ponto a ser enfatizado foi a elaboração de ferramentas lúdicas para o aprendizado, como música (paródia) e álbum seriado, fato que tornou mais atraente as explanações para o público.

Considerações finais:

Para alcançar um nível adequado de saúde, as pessoas precisam saber identificar e satisfazer suas necessidades básicas. Devem ser capazes de adotar mudanças de comportamentos, práticas e atitudes, além de dispor dos meios necessários à operacionalização dessas mudanças.

Neste sentido, a experiência de educação em saúde relatada pôde contribuir com os pacientes, acompanhantes e servidores na aquisição de autonomia  para identificar e utilizar as formas e os meios para preservar e melhorar a sua vida. Além disso, pode-se esclarecer sobre o conceito da LP, focando principalmente nas medidas de prevenção. Proporcionando também aos acadêmicos, a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre o tema, e aproximando-o mais da comunidade, com estratégias de ensino participativas.


Palavras-chave


Lesão por pressão; educação em saúde; enfermagem.