Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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SABERES E PRÁTICAS SOBRE PREVENÇÃO DE HEPATITES VIRAIS NO ÂMBITO ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Marcos José Risuenho Brito Silva, Giovana Karina Lima Rolim, Camilla Cristina Lisboa do Nascimento, Diully Siqueira Monteiro, Regiane Camarão Farias, Aliny Cristiany Costa Araújo, Ilma Pastana Ferreira, Felipe Valino dos Santos

Última alteração: 2018-06-05

Resumo


Apresentação: O programa nacional de hepatites virais desde 2003 vem somando esforços para redução da incidência da hepatite B e C. A prevenção de doenças, em especial as hepatites virais é uma estratégia interessante, tendo baixo custo e elevado alcance. A escola é um ambiente de aprendizagem e propício para se falar de temas de saúde relacionados a fase da adolescência. Nesse campo, a atuação do enfermeiro, utilizado estratégias lúdicas, com vistas à promoção e prevenção da saúde têm se mostrado um grande salto para o combate de inúmeras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), como as hepatites B e C. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem em uma ação de prevenção de hepatites virais no âmbito escolar.  Desenvolvimento do trabalho: esse estudo trata-se de um relato de experiência que surge das atividades realizadas pelo projeto de extensão “Enfermagem nas Escolas”. O presente projeto teve como público-alvo estudantes de ensino médio de uma escola pública da região metropolitana de Belém – Pará. A ação realizada possuiu dois focos: Educação em Saúde e Testagem de Hepatite. A educação em saúde, com métodos lúdicos, vinha primeiro. Além disso, também era feita a distribuição de folders e preservativos. Ao final da roda, os acadêmicos de enfermagem sensibilizavam os estudantes a se direcionarem para o laboratório da escola para realizar o teste de hepatite. Somente realizava o testa quem comprovasse maioridade ou tivesse autorização assinada pelos pais ou responsáveis. A testagem e o aconselhamento eram realizados em um ambiente adequado, com acadêmicos capacitados, e sempre havia um profissional supervisionando. Resultados: Dentre as atividades realizadas na ação, a educação em saúde atingiu todas as 7 turmas de ensino médio, abrangendo cerca de 30 estudantes por turma, com faixa entre 14 e 18 anos. Já as testagens abrangeram 109 estudantes, cuja média de idade era 18 anos, tendo a maioria já iniciado a vida sexual e, por vezes, mantendo relações sexuais sem preservativo. No entanto, não houve resultado reagente nas testagens para hepatite B e C. Além disso, ressalta-se a importância dessas ações para a escola, o incentivo a prevenção das IST’s, em especial das Hepatites B e C, através da educação em saúde, distribuição de preservativos e testagem rápida e ademais a relevância desse trabalho para a formação de futuros enfermeiros. Considerações finais: dessa maneira, com os resultados obtidos pode-se perceber a relevância do trabalho para a prevenção das hepatites virais, sobretudo as de transmissão sexual e da educação em saúde como um método eficaz, com resultados a curto e longo prazo. Além disso, a visualiza-se a testagem como método preventivo e, também, forma de chamar a atenção dos estudantes que já iniciaram a vida sexual e que a partir disso devem se prevenir usando sempre o preservativo nas relações sexuais.


Palavras-chave


Hepatite viral; Promoção da Saúde;Saúde Escolar