Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Estratégias para o fortalecimento da linha de cuidado do câncer de mama para a 2ª Região de Saúde de Caucaia - CE
Kedimam Celis Barros Bastos, Izaildo Tavares Luna, Juliana Benício Muniz, Patrícia Neyva da Costa Pinheiro, André Schimidt da Silva

Última alteração: 2018-05-14

Resumo


Apresentação: As Regiões de Saúde são espaços geográficos contínuos constituídos por agrupamento de municípios limítrofes, delimitadas a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde. Na Região de Saúde de Caucaia (cerca de 607 mil habitantes), os dez municípios organizam a atenção básica através da estratégia Saúde da Família (com 147 ESF cadastradas, cobertura de 72,7% na região), com equipes de PACS (964 ACS cadastrados), Equipes de Saúde Bucal (112 equipes cadastradas) e NASF (18 equipes cadastradas), e a atenção hospitalar local se refere aos hospitais locais (10 hospitais municipais e um filantrópico). Alguns destes hospitais, destinados prioritariamente ao atendimento da população residente, são conhecidos como Hospitais de Pequeno Porte – HPP (em Apuiarés, General Sampaio, Paraipaba, São Luís do Curu e Tejuçuoca). A organização das Linhas de Cuidado na rede de atenção à saúde tem a fragmentação da saúde um grande desafio, gera dificuldades de acesso aos serviços, falta de qualidade técnica na provisão do cuidado, uso irracional e ineficiente dos recursos existentes e descompasso entre a oferta e as necessidades e expectativas da população. A fragmentação sobressai em serviços clínicos funcionando como departamentos estanques; na internação de pacientes que poderiam ter sido atendidos em ambulatórios; na admissão de pacientes cirúrgicos sem que os exames pré-operatórios tenham sido realizados ou no aumento do tempo de permanência por dificuldades de portas de saída. A Região de Saúde de Caucaia entre os anos de 2010 e 2016 apresentou 189 óbitos por câncer de mama. O maior número de óbitos ocorreu no ano de 2015 com 34 casos; dentre estes casos temos: oito (23,5%) óbitos estão na faixa etária abaixo de 50 anos; 16 óbitos (47,1%) na faixa etária entre 50 e 69 anos; e 10 óbitos (29,4%) com idade acima de 70 anos. Se faz necessário repensar novos modelos assistenciais com renovação dos processos de trabalho na compreensão sobre a questão saúde-doença e melhoria do acesso e da integralidade da atenção. É imprescindível que os gestores da saúde apreendam que é preciso mudar a visão de sistema de saúde, e alocar recursos nas ações de impacto, nos determinantes, utilizar do planejamento estratégico com participação popular para definição das reais necessidades da população; concentrando na Atenção Básica (principal porta de entrada das Redes de Atenção) a priorização do incremento, pois teremos resolutividade e conseqüentemente garantia da cidadania. O grande desafio é avaliar as medidas de controle e prevenção preconizadas para a Saúde Pública, como o rastreamento oportunístico do câncer de mama em mulheres jovens. O estudo objetivou articular estratégias para o fortalecimento da linha de cuidado do Câncer de Mama para a 2ª Região de Saúde de Caucaia e verificar se houve o cumprimento da Lei nº 12.732 de maio de 2013, que estabelece prazo máximo de 60 dias para que casos diagnosticados de câncer iniciem tratamento.

Desenvolvimento do trabalho: A Pesquisa tem caráter descritivo, com abordagem quantitativa, de base documental. O levantamento de dados foi realizado de junho a setembro de 2017, referente ao período de 2015 a 2016, através dos registros nas fichas de investigação de mulheres em idade fértil – MIF. O universo da pesquisa foi composto por oito fichas de investigação de MIF com idade inferior a 50 anos residentes nos municípios de Itapajé, Paraipaba e Pentecoste. O estudo respeitou as exigências formais conti­das nas normas nacionais e internacionais regulamen­tadoras de pesquisas científicas.

Resultados: Observou-se que metade da amostra obedece a Lei dos 60 dias, sendo este período inferior a um mês; o diagnóstico é iniciado (50%) com o auto-exame das mamas como ação de prevenção em saúde; ultrassom mamário como exame base para diagnóstico; o acesso ao tratamento foi regulado para atenção terciária (pública) na capital através da central de regulação municipal. O tempo de sobrevida é de um a cinco anos, confirmando assim o prognóstico de malignidade desta doença em mulheres jovens. As etapas para construção do itinerário terapêutico para a 2ª Região de Saúde de Caucaia, proposta nesse estudo, são: 1) Implementação do Comitê Regional de Controle as Neoplasias de Mama. Os comitês municipais surgiriam a partir desta formação com envolvimento dos diversos parceiros para promoção e construção, planejamento e recomendações das ações. 2) A segunda etapa seria a participação deste grupo no Comitê de Educação Permanente Macrorregional e Estadual, a fim de participar da elaboração do Plano estadual de Educação Permanente e assim inserir a temática fortalecendo a capacitação e aperfeiçoamento profissional. 3) A seguir, empoderar as mulheres com estratégias de conscientização, identificação de sinais e sintomas com a divulgação maciça do auto-exame. 4) Revisão da Programação Pactuada Integrada com cálculo de exames para diagnóstico de acordo com a população assistida, e determinação das unidades prestadoras dos serviços (exames e tratamento), tendo referência as UNACON e CACON. 5) Manter o sistema de informação respectivo (SISCAN) atualizado para todos os gestores e prestadores, e seguindo a classificação BI-RADS. 6) Elaborar protocolos assistenciais (clínicos) e de regulação para esta demanda: rastreamento, diagnóstico (exames laboratoriais e de imagem) e primeiras consultas com mastologista e retornos. 7) Confirmação diagnóstica em um único serviço, que atenda por regulação municipal com simples referência, e envio dos laudos digitais em tempo hábil. Em caso positivo, o prestador notifica imediatamente o requisitante (Mobilizador regional/responsável municipal) para que a ESF possa acioná-la. Caso seja agendado o atendimento para início do tratamento e a usuária não tenha comparecido, esta mesma notificação deverá ocorrer. 8) As ações desenvolvidas pelo mobilizador regional do controle do câncer de mama poderão abranger além do controle, o acompanhamento do processo saúde-doença destas mulheres, desenvolvendo atividades de terapia em grupo e atendimento/apoio domiciliar. 9) O Mobilizador poderá articular junto as Equipes de Saúde da Família, a busca ativa de sintomáticas através da promoção e educação continuada. 10) Toda e qualquer agendamento com diagnóstico de câncer de mama seja realizado pela Central de Regulação Municipal, e nos casos da não oferta, que seja encaminhado em vaga zero para início o mais precoce possível do tratamento. 11) Monitorar mensalmente o indicador de cobertura de mamografias de rastreamento e novos casos de neoplasia mamária.

Considerações finais: Várias ações foram propostas como estratégias para o fortalecimento da linha de cuidado do Controle do Câncer de Mama para a 2ª Região de Saúde de Caucaia, entre elas a criação do Comitê Regional de Controle do Câncer de Mama; na criação do cargo de Mobilizador Regional de Controle do Câncer de Mama; notificações nos casos de alterações mamárias nos laudos dos exames de diagnóstico; busca ativa de sintomáticas; Educação Popular em Saúde e Educação Permanente para conscientização da sociedade e dos profissionais de saúde e fortalecimento da vinculação entre estas mulheres e o serviço de saúde. Anseia-se que este estudo tenha impacto nas ações que minimizam a dor e sofrimento das mulheres e suas famílias, na detecção precoce do câncer de mama, no rastreamento eficaz e hábil, no diagnóstico e tratamento oportunos.


Palavras-chave


Câncer de Mama; Linha de Cuidado; Redes de Atenção.