Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2017-12-28
Resumo
Apresentação: Liderança é capacidade de influência, que proporciona direcionamento e sincronização dos esforços das pessoas nas organizações. É inegável que as pessoas precisam ser gerenciadas, uma vez que os seus conhecimentos e habilidades auxiliam de forma significativa no crescimento das organizações. Gerir pessoas está diretamente relacionado a capacidade de liderar, isto se torna particularmente importante no processo de trabalho de enfermagem que é desenvolvido em equipe. Logo, espera-se que o enfermeiro em posição de liderança tenha a competência requerida para o exercício da mesma, ofertando aos liderados oportunidades para seu crescimento e aperfeiçoamento pessoal. Neste sentido, é mister ao enfermeiro o desenvolvimento de competências gerenciais como a liderança, pois somadas as competências assistenciais, comportamentais e de ensino, requisitos para o exercício da prática profissional, terá maiores condições de estimular a busca por transformações na prática diária, aspirando à garantia da qualidade da assistência prestada ao paciente, aliando os intuitos da instituição com as necessidades da equipe de enfermagem. Nesse contexto, a Liderança Coaching apresenta um novo olhar sobre a gestão de pessoas nas organizações, partindo do princípio da liberação do potencial das pessoas como forma de aumentar seu desempenho. Há diferentes tipos de Coaching, um destes é o Executive Coaching que se destaca por maximizar as habilidades particulares e coletivas relevantes para uma maior eficácia afetando positivamente o seu desempenho. Diante do exposto, esse trabalho visa relatar a experiência de estudantes de graduação e mestrado em Enfermagem no que concerne a construção de uma oficina de Executive Coaching, ação essa resultante do desenvolvimento de um projeto de extensão em hospital de ensino no Norte do Brasil . Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um relato de experiência, vivenciando no Projeto de Extensão intitulado “Introdução de Ferramentas Estratégicas para Gestão de Pessoal de Enfermagem em Hospitais de Ensino”aprovado em edital interno da Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Pará que tem como objetivo implantar em dois hospitais de ensino da região Norte do Brasil, ferramentas estratégicas à gestão de pessoal de enfermagem com vistas a caracterizar e mapear as competências de enfermagem e formar enfermeiros a partir do uso de coaching.A oficina foi realizada em um hospital de ensino que está vivenciando mudanças reestruturais de seus recursos físicos, tecnológicos e humanos, sendo estas relacionadas a contratualização com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O público alvo foram os enfermeiros gerentes, que haviam participado de sessões peer coaching. Para que a oficina ocorresse foi necessário um planejamento, articulação, envolvimento e comprometimento entre os componentes da equipe técnica do projeto de extensão, sendo estes coordenadora, subcoordenadora, estudantes de graduação e mestrado. O ponto de partida no que compete o planejamento foi a criação de um plano de ação da oficina que continha todas as etapas e processos necessários a aplicação e desenvolvimento da mesma, bem como qual envolvido seria responsável por cada etapa/processo em um prazo pré-determinado, os quais foram: elaboração do plano em sí; reserva de sala e projetor multimídia; definição da lista de participante da oficina; elaboração e ajustes da programação; elaboração e entrega de convites ao público alvo; criação, revisão e ajustes finais de uma cartilha de executive coaching; elaboração de um instrumento de avaliação sobre a oficina; solicitação de coffee break; elaboração de lista de frequência, certificados, cartazes e demais impressos das ferramentas de cada estação; impressão e organização em pastas de todos os matérias criados; elaboração e revisão dos slides da abertura da oficina; reunião de treinamento das ferramentas e divisão dos grupos da estação; e o detalhamento da equipe suporte incumbida de acompanhar o andamento das atividades no dia da oficina, o qual abrangia desde organização estrutural e recepção do público até aspectos relacionados ao coffee break e utensílios necessários. Resultados: A experiência da oficina possibilitou a aproximação entre acadêmicos, professores e gerentes, a cerca do processo de coaching e a aplicação de suas ferramentas no âmbito hospitalar. Através dela, foi possível ampliar o processo formativo através da elaboração de conhecimentos teórico-práticos e inserção no futuro ambiente profissional, proporcionando-nos troca de vivências e a integração entre os participantes. O emprego de novas práticas pedagógicas e, consequentemente, de novos recursos didáticos são primordiais no processo de ensino aprendizagem. Ademais, sabe-se que a associação entre o ensino e o serviço promove a troca de saberes e favorece a busca de atualização profissional. Enquanto o docente contribui na identificação de problemas da assistência e propõe estratégias de superação, o profissional da assistência exerce um papel essencial no fornecimento de informações sobre sua realidade. Com isso, a relação entre os processos de ensino e a prestação de serviços tem proporcionado uma formação diferenciada aos acadêmicos, que passam a vivenciar os problemas de uma organização e as suas implicações. Mostrando que as estratégias de aproximação entre ensino e serviços de saúde representam um importante avanço na redefinição e valorização dos papéis na formação em saúde. Conclusão: Do ponto de vista do conhecimento, é notória a importância da experiência vivenciada, pois como acadêmicos tivemos a oportunidade de ser inseridos em diversos cenários assistenciais e participar da construção de um aprendizado significativo junto a enfermeiros gerentes, possibilitando compreender sobre a Liderança Coaching e os benefícios que são conduzidos para o crescimento como líder dentro da enfermagem, evidenciando a necessidade de conhecer esse instrumento na formação de competências relacionadas a habilidades de gerir pessoas, tomada de decisões, entre outros.Além disso, a organização da oficina nos possibilitou exercitar competências relacionadas a liderança, já que trabalhamos em sincronização de esforções em prol de um objetivo e bem mútuo, deslumbrando futura liderança pautada nos princípios do coaching.