Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Organização de uma oficina de Executive Coaching para enfermeiros gerentes de um hospital de ensino no Norte do Brasil: um relato de experiência.
Thais de Fátima Aleixo Correa, Victória Malcher Silva, Rayssa de Cassia Maués do Santos, Anderson Júnior dos Santos Aragão, Edna Cristina Vieira Conceição, Jouhanna do Carmo Menegaz

Última alteração: 2017-12-28

Resumo


Apresentação: Liderança é capacidade de influência, que proporciona direcionamento e sincronização dos esforços das pessoas nas organizações. É inegável que as pessoas precisam ser gerenciadas, uma vez que os seus conhecimentos e habilidades auxiliam de forma significativa no crescimento das organizações. Gerir pessoas está diretamente relacionado a capacidade de liderar, isto se torna particularmente importante no processo de trabalho de enfermagem que é desenvolvido em equipe. Logo, espera-se que o enfermeiro em posição de liderança tenha a competência requerida para o exercício da mesma, ofertando aos liderados oportunidades para seu crescimento e aperfeiçoamento pessoal. Neste sentido, é mister ao enfermeiro o desenvolvimento de competências gerenciais como a liderança, pois somadas as competências assistenciais, comportamentais e de ensino, requisitos  para o  exercício da  prática profissional, terá maiores condições de estimular a busca por transformações na prática diária, aspirando à garantia da qualidade da assistência prestada ao paciente, aliando os intuitos da instituição com as necessidades da equipe de enfermagem. Nesse contexto, a Liderança Coaching apresenta um novo olhar sobre a gestão de pessoas nas organizações, partindo do princípio da liberação do potencial das pessoas como forma de aumentar seu desempenho. Há diferentes tipos de Coaching, um destes é o Executive Coaching que se destaca por maximizar as habilidades particulares e coletivas relevantes para uma maior eficácia afetando positivamente o seu desempenho. Diante do exposto, esse trabalho visa relatar a experiência de estudantes de graduação e mestrado em Enfermagem no que concerne a construção de uma oficina de Executive Coaching, ação essa resultante do desenvolvimento de um projeto de extensão em hospital de ensino no Norte do Brasil . Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um relato de experiência,  vivenciando no Projeto de Extensão  intitulado “Introdução de Ferramentas Estratégicas para Gestão de Pessoal de Enfermagem em Hospitais de Ensino”aprovado em edital interno da Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Pará  que tem como objetivo implantar em dois hospitais de ensino da região Norte do Brasil, ferramentas estratégicas à gestão de pessoal de enfermagem com vistas a caracterizar e mapear as competências de enfermagem e formar enfermeiros a partir do uso de coaching.A oficina  foi realizada em um hospital de ensino  que está vivenciando  mudanças reestruturais de seus recursos físicos, tecnológicos e humanos, sendo estas relacionadas a contratualização com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O público alvo foram os enfermeiros gerentes, que haviam participado de sessões peer coaching. Para que a oficina ocorresse foi necessário um planejamento, articulação, envolvimento e comprometimento entre os componentes da equipe técnica do projeto de extensão, sendo estes coordenadora, subcoordenadora, estudantes de graduação e mestrado. O ponto de partida no que compete o planejamento foi a criação de um plano de ação da oficina que continha todas as etapas e processos necessários a aplicação e desenvolvimento da mesma, bem como qual envolvido seria responsável por cada etapa/processo em um prazo pré-determinado, os quais foram: elaboração do plano em sí; reserva de sala e projetor multimídia; definição da lista de participante da oficina; elaboração e ajustes da programação; elaboração e entrega de convites ao público alvo; criação, revisão e ajustes finais de uma cartilha de executive coaching; elaboração de um instrumento de avaliação sobre a oficina; solicitação de coffee break; elaboração de lista de frequência, certificados, cartazes e demais impressos das ferramentas de cada estação; impressão e organização em pastas de todos os matérias criados; elaboração e revisão dos slides da abertura da oficina; reunião de treinamento das ferramentas e divisão dos grupos da estação; e o detalhamento da equipe suporte incumbida de acompanhar o andamento das atividades no dia da oficina, o qual abrangia desde organização estrutural e recepção do público até aspectos relacionados ao coffee break e utensílios necessários. Resultados: A experiência da oficina possibilitou a aproximação entre acadêmicos, professores e gerentes, a cerca do processo de coaching e a aplicação de suas ferramentas no âmbito hospitalar. Através dela, foi possível ampliar o processo formativo através da elaboração de conhecimentos teórico-práticos e inserção no futuro ambiente profissional, proporcionando-nos troca de vivências e a integração entre os participantes. O emprego de novas práticas pedagógicas e, consequentemente, de novos recursos didáticos são primordiais no processo de ensino aprendizagem. Ademais, sabe-se que a associação entre o ensino e o serviço promove a troca de saberes e favorece a busca de atualização profissional. Enquanto o docente contribui na identificação de problemas da assistência e propõe estratégias de superação, o profissional da assistência exerce um papel essencial no fornecimento de informações sobre sua realidade. Com isso, a relação entre os processos de ensino e a prestação de serviços tem proporcionado uma formação diferenciada aos acadêmicos, que passam a vivenciar os problemas de uma organização e as suas implicações. Mostrando que as estratégias de aproximação entre ensino e serviços de saúde representam um importante avanço na redefinição e valorização dos papéis na formação em saúde. Conclusão: Do ponto de vista do conhecimento, é notória a importância da experiência vivenciada, pois como acadêmicos tivemos a oportunidade de ser inseridos em diversos cenários assistenciais e participar da construção de um aprendizado significativo junto a enfermeiros gerentes, possibilitando compreender sobre a Liderança Coaching e os benefícios que são conduzidos para o crescimento como líder dentro da enfermagem, evidenciando a necessidade de conhecer esse instrumento na formação de competências relacionadas a habilidades de gerir pessoas, tomada de decisões, entre outros.Além disso, a organização da oficina nos possibilitou exercitar competências relacionadas a liderança, já que trabalhamos em sincronização de esforções em prol de um objetivo e bem mútuo, deslumbrando futura liderança pautada nos princípios do coaching.


Palavras-chave


Enfermagem; Coaching; Gerência dos Serviços de Saúde.