Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2017-12-18
Resumo
Apresentação: No contexto atual, o envelhecimento humano é uma das muitas tendências do século XXI. A população idosa cresce pouco menos de 58 milhões de pessoas que atingem os 60 anos de idade no mundo todos os anos. Nesse âmbito, a Política Nacional da Pessoa Idosa, visando recuperar, manter e promover a autonomia e a independência dos indivíduos idosos em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde também prevê a adequação dos currículos dos cursos de formação em saúde em seus níveis de ensino formais com conteúdos voltados ao processo de envelhecimento humano sobre indivíduos e a populações. Com base nas pesquisas, o Ministério da Saúde juntamente com o Ministério da Educação tem promovido investimentos cuja finalidade é de aproximar as instituições formadoras em saúde aos diversos cenários de práticas, objetivando a qualidade da atenção à saúde aos cursos da área da saúde. Nesse sentido, objetiva-se conhecer os tipos de simulação, bem com as competências e habilidades utilizados de forma a contemplar a atuação do profissional e de formação em saúde no contexto da saúde do idoso.
Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A busca foi realizada nas bases de dados SCOPUS; Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL); e Medical Literature Analysus and Retrieval System Online (MEDLINE/PUBMED) no intervalo de 2012 a 2016. A busca inicial resultou em 409 estudos. Ao aplicar um primeiro filtro de seleção tangente ao título, texto completo e ano, a busca foi reduzida a 137. Após a leitura dos resumos foram excluídos 127 estudos compondo a amostra final apenas com 10. Os estudos foram lidos na íntegra e as informações extraídas e organizadas em um quadro.
Resultados: Nos dez estudos que constituintes da amostra final são distribuídos em seis periódicos internacionais. Tangente aos cursos de formação envolvidos com a simulação em gerontologia, foram identificados cursos da área da saúde distribuídos em cursos de formação técnica, graduação e de especialização, sendo esses de auxiliar de enfermagem, especialização em medicina geriátrica, graduação em medicina, enfermagem, fisioterapia, farmácia, terapia ocupacional e serviço social. Tocante ao tipo de simulador empregado durante a simulação, foram identificados três tipos: simulador de paciente, ou manequins como também é conhecido, Paciente Simulado, ou Paciente Padrão também como é conhecido, e role-play. Esses tipos de simuladores foram usados para trabalhar temáticas como, medicamentos e seus efeitos colaterais, segurança do paciente, empatia, avaliação do estado de saúde, comunicação com paciente e familiares.
Considerações Finais: É possível concluir que o processo de envelhecimento humano causa ao organismo do sujeito adulto-idoso alterações fisiológicas, psicológicas e neurológicas de forma a comprometer as funções orgânicas. Isso somando as morbidades e multimorbidades tanto agudas quanto crônicas que levam a internações hospitalares, a instituições de longa permanência. Nesse sentido, a simulação em geriatria pode ser considerada uma estratégia importante na formação profissional, uma vez que a saúde do idoso requer cuidados específicos como também maior atenção dos profissionais de saúde.