Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIÊNCIA: REFLEXÃO SOBRE O CUIDADO CULTURAL E A (DES)ASSISTÊNCIA ÀS POPUAÇÕES RIBEIRINHAS AS MARGENS DO RIO GUAMÁ.
THAMIRES PALHETA DE SOUZA, DHIULY ANNE FERNANDES DA SILVA, ERIKA BEATRIZ BORGES SILVA, ELAINE PRISCILA ÂNGELO ZAGALO, THAIS DA PAIXÃO FURTADO, JOÃO OTÁVIO PINHEIRO BORGES, JULLIANA SANTOS ALBUQUERQUE RIBEIRO, ELISÂNGELA DA SILVA FERREIRA

Última alteração: 2017-12-29

Resumo


Introdução: A cultura pode ser considerada um conjunto de traços distintos, espirituais, materiais, intelectuais, afetivos que caracterizam uma comunidade ou grupo social. Desse modo podemos entender que as populações tradicionais possuem modo de vida especifico, relação única com a natureza e seus ciclos. O Sistema Único de Saúde(SUS) por meio da Política Nacional de Atenção Básica(PNAB) prevê assistência de forma integral á população considerando suas especificidades locais e culturais. O resumo tem como objetivo relatar a experiência e reflexão de acadêmicos de enfermagem frente a (des)assistência do poder público às populações ribeirinhas e as suas especificidades na atenção primária. Descrição da Experiência: Durante os dias 8 de agosto e 3 de outubro de 2017 os acadêmicos participaram de atividades do projeto de extensão que funcionam junto ao programa Luz na Amazônia. O programa é uma parceria da Universidade Federal do Pará e Sociedade Bíblica do Brasil que conta com um barco que navega sobre a bacia amazônica levando assistência à saúde à população ribeirinha. O estudo foi realizado na comunidade Furo do Aurá localizado as margens do Rio Guamá na cidade de Belém do Pará. Durante triagem para coleta de material, pode se observar, a (des)assistência à população pelo poder público, ferindo o previsto no Sistema Único de Saúde. Posteriormente houve uma reflexão dos dados coletados com a finalidade de compreender e reconhecer o conteúdo das informações colhidas. Fez-se necessário ler e refletir sobre os achados usando o que já havia sido registrado, buscando atribuir significados frente a esse aprendizado. Foi possível observar o modo de vida, saneamento básico, planejamento familiar, baixa cobertura de exames de rotina, o início precoce da atividade sexual e também a receptividade da comunidade à equipe. Resultados: Podemos afirmar a relevância dos projetos de extensão desenvolvidos pelas universidades, que deveriam somar á uma assistência que já deveria existir, e não ser único meio de acesso dessa população aos serviços de saúde. Podemos observar também uma real e cruel falta de interesse político no cumprimento da Politica Nacional de Atenção Básica que traz garantia de assistência às diversas populações inclusive comunidades de difícil acesso comuns no estado do Pará. Considerações Finais: Discussões em sala de aula sobre as especificidades culturais, sobre o sistema único de saúde que temos, e a acessibilidade de políticas públicas devem fazer parte da nossa formação profissional, pois somente dessa forma conseguiremos vislumbrar um SUS que dá certo além do papel, e nos entender como protagonistas nesse processo de consolidação. É imprescindível a formação de profissionais com visão ampla que respeitem o conhecimento indígena, intenso na região, de uma população culturalmente rica.

Palavras-chave


Saúde Pública; Cultura; SUS