Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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OS ACIDENTES DE TRÂNSITO A PARTIR DE DADOS PRÉ-HOSPITALARES EM MUNICÍPIO DO SERTÃO DE PERNAMBUCO
Josely de França Costa, Flávia Emília Cavalcante Valença Fernandes, Joana D'arc Alves de Andrade, Nadja Maria dos Santos, Rosana Alves de Melo

Última alteração: 2018-01-21

Resumo


Apresentação: De acordo com as estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), os acidentes de trânsito tendem a ser a oitava causa de morte no mundo, com impactos semelhantes àqueles produzidos por doenças transmissíveis, como por exemplo, a malária. As tendências atuais sugerem que até 2030 as mortes no trânsito se transformem na sétima causa de morte caso não se tomem medidas para mudar essa estimativa, sendo que, esta é uma das principais causas de morte entre jovens com idade de 15 a 29 anos mundialmente, afetando diretamente a população que se encontra nos seus anos mais produtivos. Sendo assim os acidentes envolvendo transportes terrestres são um importante problema de Saúde Pública, responsáveis por grande impacto no perfil de adoecimento e morte da população. Os motociclistas são as principais vítimas desse contexto, pois de acordo com a OMS, estes têm risco 34% maior de morte que os motoristas de outros veículos e ocupam uma das maiores taxas de mortalidade de trânsito no mundo. Além disso, possuem um risco oito vezes maior de apresentar lesões. Isso se deve ao fato de que a moto não tem proteção semelhante à de veículos de quatro rodas, além de que, ao sofrer uma colisão, o motociclista irá absorver toda a energia do impacto sendo arremessado contra outros veículos, objeto ou até mesmo na via pública. Consequentemente esses acidentes geram lesões graves, como politraumatismos e óbito, além de gerar ônus para os serviços de saúde e finanças públicas. O atendimento pré-hospitalar móvel, frente a uma situação de urgência e emergência, independente da natureza da ocorrência, procura chegar o mais precocemente à vítima, prestando o atendimento adequado e transporte, quando necessário, para um serviço de saúde devidamente integrado à rede de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste contexto, o estudo teve como objetivo avaliar os acidentes de trânsito atendidos em nível pré-hospitalar segundo características das vítimas e dos acidentes no município de Petrolina no período de 2012 a 2014. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um estudo quantitativo e descritivo realizado no município de Petrolina – Pernambuco, no período de 2012 a 2014. A amostra do estudo foi composta pelos registros dos atendimentos pré-hospitalares realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel às Urgências (SAMU 192) e pelo Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) em Petrolina. As informações foram obtidas a partir de bancos de dados de acompanhamento dos atendimentos decorrentes dos acidentes de trânsito e que tenham sido realizados pelos serviços das instituições. Foram incluídos na amostra os registros de atendimento cuja causa tenha sido por acidente e o atendimento tenha sido realizado no próprio município. Os dados foram analisados de acordo com o perfil do acidente e das vítimas contendo as seguintes variáveis relacionadas à vítima (idade; sexo e a ocorrência ou não de óbito) e variáveis relacionadas às circunstâncias do acidente (ano; mês; dia da semana; hora (que foi aproximada até 29 minutos para a hora registrada e após 30 minutos para a hora seguinte); o tipo de veículo envolvido; a zona de ocorrência do acidente). Os dados foram tratados por meio da estatística descritiva. As variáveis categóricas foram apresentadas em suas frequências absolutas e relativas. Foi utilizado ainda para tabulação dos dados o Microsoft Office Excel 2013 e estes foram tratados pelos programas estatísticos Stata 12.0. Esta pesquisa foi utilizada como uma das ações de suporte ao Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto (CRPAM) da VIII Gerência Regional de Saúde (GERES) do estado de Pernambuco na perspectiva de subsidiar o planejamento e execução das ações de prevenção aos acidentes de trânsito, em especial, os acidentes por motocicletas. A pesquisa respeitou os preceitos éticos estabelecidos pela Resolução nº 466/2012 e foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade de Pernambuco sob o Parecer nº 1.265.428. Resultados: Foram registrados um total de 10.060 acidentes de trânsito no período de 2012 a 2014 no município de Petrolina. Destes, 80,0% foram atendidos pelo SAMU, 87,2% tiveram motocicleta envolvidas e 65,8% ocorreram na zona urbana. A outra parte envolvida em sua maioria foi motocicleta (65,2%), seguido de carro (24,2%). A faixa etária da maioria das vítimas envolvidas em acidentes esteve entre 20 e 29 anos (40,0%) e 74,6% eram do sexo masculino. O mês que obteve maior número de acidentes foi setembro (9,2%) enquanto o menor número foi registrado no mês fevereiro (7,3%). O ano com maior número de casos foi o ano de 2013 (n=3.385). O dia da semana com o maior índice de acidente foi o sábado (20,6%), seguido do domingo (20,0%) e da sexta-feira (13,7%). Quanto ao turno de maior ocorrência de acidentes, a noite obteve destaque, principalmente nos horários de 18h e 19h (respectivamente 9,4 e 9,3%). Analisando a mortalidade por acidentes de trânsito considerando os atendimentos realizados pelos serviços pré-hospitalares, observou-se um total de 162 mortes. As ocorrências desses óbitos segundo o local, apresentou a zona rural como a mais prevalente (68,1%). Dentre os acidentes com vítimas fatais, 52,5% tinham motocicleta envolvida e 81,3% eram homens. Considerações finais: O levantamento das características epidemiológicas da população atingida por um determinado agravo e o conhecimento dos grupos mais expostos possibilitam a criação e implantação de estratégias de prevenção que podem diminuir os riscos e suas consequências. O presente estudo apresentou informações importantes sobre o perfil dos acidentes de trânsito em nível pré-hospitalar, o perfil das vítimas e as principais características dos acidentes ocorridos e atendidos pelo SAMU e CBMPE. Observou-se maior ocorrência dos acidentes causados por motocicleta. Os acidentes foram mais prevalentes nos finais de semana e no turno da noite. A zona urbana foi a que apresentou maior proporção de acidentes. Contudo, os acidentes ocorridos na área rural apresentaram maior gravidade considerando a fatalidade do acidente. Tal fato direciona para a necessidade de maior atenção e atuação por meio de ações preventivas nessas localidades. Também pode-se perceber que as motocicletas representam não só a maior parte da morbidade, mas também da mortalidade, sendo os homens as maiores vítimas tanto em termos de morbidade quanto de mortalidade. A faixa etária mais acometida foi a de adultos jovens. Algumas limitações foram identificadas no presente estudo por se tratarem de dados secundários. Contudo tais informações não inviabilizam os resultados encontrados. Recomenda-se realização de novos estudos que permitam aprofundamento da temática de forma a subsidiar o planejamento e ações para a prevenção desses agravos.