Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
O APOIO INSTITUCIONAL E CO-GESTÃO: uma reflexão sobre a produção do cuidado nas equipes de estratégia de saúde da família.
JOCILANE DE ALMEIDA VASCONCELOS, THAIZE MARIA SILVA LIMA, FRANCINEY ANSELMO FERREIRA, GILMARA ROCHA DE OLIVEIRA, Maria Alíbia Pessanha Alencar, Liara Souza Lima, Roseane Dibo Dantas Muniz

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


O apoio institucional é uma função gerencial que utiliza princípios da cogestão objetivando a reformulação do modo tradicional de se fazer gestão na saúde, e tendo a finalidade de fomentar processos de mudança nas organizações. Caracteriza-se como uma ferramenta que possibilita uma melhor organização das práticas e uma maior apropriação dos trabalhadores em relação ao seu fazer cotidiano. A partir de 2015, a SEMSA Manaus implantou o Apoio Institucional para organização e gestão em seus Distritos de Saúde. Este trabalho buscou refletir sobre o papel do apoiador institucional na melhoria da produção do cuidado junto às equipes de saúde da família (ESF), no Distrito de Saúde Leste(DISAL)/Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA Manaus). Os trabalhos realizados pelo apoiador institucional local junto às equipes ESF, primeiramente estabeleceu o vínculo com as equipes facilitando investimento nas ações de formação de pessoal, valorização e criação de novos espaços coletivos. O apoiador institucional acompanhou as equipes no processo de avaliação diante do Programa de Melhoria do Acesso e da qualidade na atenção Básica (PMAQ), auxiliou na resolução de conflitos interpessoais, foi realizado o matriciamento nas pastas de saúde mental, saúde da mulher, saúde do idoso, bolsa família, saúde da criança e do adolescente, dentre outros. Implementação da agenda no que tange o reordenamento do acesso da Atenção Primária a Saúde (APS) de Manaus. Nesse contexto, os apoiadores institucionais do DISAL em suas visitas as ESF estimulou as equipes a rever seus processos de trabalho como também o cuidado em saúde, como um processo de trabalho centrado em relações acolhedoras capazes de produzir vínculos, sendo resultado de uma produção, ou seja, dos esforços dos trabalhadores de saúde em seu próprio trabalho, neste ínterim o cuidado que é realizado e seu resultado depende do modo como este se realiza, isto é, seu processo de trabalho. A experiência realizada no DISAL nos mostrou que o trabalho do apoiador institucional possibilitou às equipes ESF melhor resolução de conflitos interpessoais, melhoria da autonomia e empoderamento, aproximando as equipes ao distrito de saúde. Viabilizou, também, reflexões que permitiram intervir na realidade enquanto produzem bens ou serviços para outros. Conclui-se que os efeitos produzidos por esse modelo de gestão permanecem em construção contínua, apontando que a vivência singular trouxe também um olhar diferente para o interior das equipes, visto que os profissionais de saúde das ESF reconheceram a importância do papel do apoiador institucional na produção do cuidado e na melhoria do processo de trabalho. Novos arranjos foram feitos com intuito da contínua ampliação na produção do cuidado.


Palavras-chave


Atenção Primária à Saúde; Estratégia Saúde da Família; Organização e Administração;