Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Encantos e sentimentos de ser facilitador
Ana Julia Duarte

Última alteração: 2018-01-24

Resumo


Os cursos vinculado ao programa de desenvolvimento institucional do Sistema Único de Saúde e desenvolvidos pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do hospital Sírio Libanês, têm como diretriz fundante o uso das metodologias ativas. Estas metodologias priorizam o crescimento autônomo, estimula a interação entre os sujeitos e promove avaliação qualitativa processual para acompanhar o percurso da aprendizagem. Tais prerrogativas desta concepção carrega potências e desafios a serem superados com tempo, estudo e dedicação na prática reflexiva do docente. Deste modo, esta pesquisa demonstra o crescimento educacional de sete facilitadores que atuaram em cursos de Apoio ao Sistema Único de Saúde, no período de março a dezembro de 2017, em Porto Velho/RO. Estes facilitadores são também trabalhadores da saúde e foram selecionados para serem facilitadores. De modo concomitante do exercício da facilitação, cursavam a especialização em processos educacionais com ênfase em avaliação por competência. Ao final desta pós-graduação os facilitadores produzem um trabalho de conclusão de curso, que foi o principal objeto de análise deste estudo, no sentido de encontrar as marcas do crescimento calcado no princípio de gramisciano‘trabalho como princípio educativo’. Outro importante aspecto que fez o grupo avançar no perfil de competência no tocante a educação foi a reflexão da prática. Nestes momentos interativos ocorreram significativas reflexões críticas sobre as suas vivências, o que é coerente com os princípios da educação permanente em saúde no sentido de mobilizar as capacidades e competência de se posicionar como educador em metodologia ativa. Ao final, observa-se por meio dos trabalhos de conclusão dos especializandos revelações importantes vivenciadas, ao mesmo tempo, apontam para trabalhos futuros no âmbito educacional, valorizam as trocas para aprofundamento dos saberes, no sentido de encorpar a equidade entre os sujeitos que aprendem autonomamente. E sobretudo, direcionam para novos e diferentes desafios da gestão da educação permanente em saúde.

 


Palavras-chave


Metodologias ativas; formação para o SUS; educação permanente em saúde