Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A sala de espera como espaço para compartilhar o saber em saúde: um relato de experiência.
Ewerton Beckman dos Reis, Andressa Fabiana Ferreira Fonseca, Carla Steffane Oliveira e Silva, João Eduardo Barros Branco, Tayná Esteffane Silva Almeida, Victor Assis Pereira da Paixão, Hilma Solange Lopes Souza, joão Otávio Pinheiro Borges

Última alteração: 2018-01-15

Resumo


A hanseníase é uma doença infectocontagiosa crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Ela produz alterações dermatológicas severas se não tratada de maneira adequada, o que muita das vezes resulta na segregação do individuo devido às sequelas provenientes do avanço da doença.  O Núcleo de Medicina Tropical (NMT), unidade integrada a Universidade Federal do Pará (UFPA), realiza o diagnostico, tratamento e o acompanhamento dos casos identificados. Nessa unidade, a sala de espera constitui se como importante espaço para estabelecer a educação em saúde através do compartilhamento de saberes quanto à prevenção de doenças, hábitos de vida mais saudáveis além de estabelecer vinculo mais próximo entre profissional e paciente. Objetivo: relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na sala de espera do ambulatório de hanseníase do Núcleo de Medicina Tropical. Trata se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência realizado por acadêmicos de enfermagem da UFPA durante o estágio do modulo “Saúde Coletiva”, realizado no mês de outubro de 2017. A atividade foi feita na sala de espera do ambulatório de hanseníase e contou com 12 participantes. Foi utilizado um álbum seriado com varias imagens e tópicos pertinentes para o conhecimento sobre o agente etiológico; as diferentes formas de manifestações da doença; histórico da patologia, efeitos psico-emocionais-sociais, transmissão, tratamento; a importância de levar os contatos para realizar exames; efeitos colaterais da medicação e prevenção. Durante a atividade houve muitos questionamentos sobre como contrair a hanseníase, os efeitos que ela causaria no corpo e sobre a transmissão entre pessoas próximas. Como o instrumento apresentava imagens das fases da hanseníase, alguns participantes puderam relacionar as manchas da hanseníase a outras dermatoses como pano branco e impinge. Além disso, a questão da moradia foi levantada e permitiu esclarecer a necessidade da casa ser bem arejada para evitar um leque de doenças. Durante a atividade percebeu se que alguns participantes que já faziam o tratamento complementavam a fala dos facilitadores para responder alguns questionamentos feitos no decorrer da atividade. Resultados: a atividade teve um retorno extremamente positivo, pois desde o inicio os acadêmicos, facilitadores da atividade, prezaram por um ambiente horizontal e aberto as experiências dos participantes portadores de hanseníase. Além disso, o fato dos próprios ouvintes compartilharem suas vivências e conhecimentos sobre a doença com os demais membros, tanto aqueles diagnosticados recentemente quanto os que já estavam fazendo acompanhamento por mais tempo, evidencia o potencial daquele ouvinte levar o saber em saúde para uma dimensão extra-ambulatorial. A educação em saúde permitiu um ambiente reflexivo e participativo, um espaço que deve ser incentivado pela comunidade de saúde pela riqueza do dialogo entre o serviço e a coletividade. Conclusão: a sala de espera é muita das vezes subestimada por profissionais e acadêmicos por ser um local de alta movimentação e barulho. Contudo, as atividades que encorajam a participação e o compartilhamento de saberes são excelentes momentos para tornar o ouvinte um elo entre os saberes em saúde e a comunidade.


Palavras-chave


Educação em saúde; Hanseníase; Sala de espera;