Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Aprendizados e vivências de acadêmicos da Liga Amazonense de Medicina do Trabalho e Perícias Médicas nas atividades práticas no instituto de Medicina Legal em Manaus, Amazonas.
Rômulo Chaves Pereira de Oliveira, Ana Paula de Souza Lima, Anderson Thiago Nobre de Camargo, Renata Motoki Amorim Pereira, Cleverson Redivo

Última alteração: 2018-01-15

Resumo


Apresentação e objetivos: As atividades práticas realizadas pela Liga Acadêmica de Medicina do Trabalho e Perícias Médicas nos âmbitos do Instituto de Medicina Legal tem o objetivo de inserir os acadêmicos na vivência da Medicina Legal e Perícias Médicas abordando temáticas pertinentes para a formação curricular e atuação profissional dos ligantes. Este relato tem por objetivo especificar quais foram as atividades realizadas pelos ligantes no IML e a importância destas atividades para a formação profissional destes. Desenvolvimento do trabalho: A ênfase no estudo da anatomia dos cadáveres e sua correlação com a análise forense foram instrumentos enriquecedores da prática médica, bem como o uso adequado dos equipamentos de proteção individual e as oportunidades de se avaliar a anatomia após a morte recente, possibilitando a vivência do contato com material humano em condições próximas daquelas vistas em indivíduos vivos. A análise das condições que levaram à morte daqueles indivíduos foi abordada de forma pedagógica pelos profissionais e peritos que acompanhavam as práticas dos ligantes, sempre buscando entender os sinais encontrados nas vítimas quanto às condições físicas daquele corpo e correlacioná-los com os possíveis acontecimentos pregressos. As características das lesões encontradas e a determinação dos momentos em que foram proferidas, se intravitam ou post mortem, eram temas de extrema relevância para o aprendizado e que foram reforçados paulatinamente pelos peritos e preceptores. A oportunidade de ver os resultados do crime, da violência, do uso de drogas, da imprudência social de forma tão visceral e física, com certeza é material para profunda reflexão, aprendizado e respeito pela vida e cidadania, pelos pacientes, pelos cadáveres daqueles que inevitavelmente perecerão durante o correr da prática e vida médica. Resultados e impactos: Os aprendizados adquiridos nas práticas realizadas no Instituto de Medicina Legal de Manaus foram enriquecedores em diversos aspectos, tanto pela oportunidade de revisão prática da Anatomia Humana em post -mortem, quanto pela introdução ao entendimento da Medicina Legal, a utilização adequada de EPIs, o conhecimento em torno das condições sociais relacionadas às mortes violentas e, ainda, da reiteração do respeito pela vida, pela cidadania e pela dignidade humana. Estes pontos que foram abordados são essenciais para a boa prática médica, seja no âmbito profissional ou social. Considerações finais: Portanto, é de grande importância a realização de atividades práticas que coloquem os acadêmicos em contato com a Medicina Legal, pois este âmbito do estudo oferece um leque extenso de oportunidades de aprendizado importante para a vida médica vindoura.

 


Palavras-chave


Educação em saúde; Medicina Legal; Medicina