Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Práticas de educação em saúde para o empoderamento da mulher no período da amamentação
Josimeire Cantanhêde de Deus, Adriana Dias Silva, Jackeline Félix de Souza, Daniela Ferreira Borba

Última alteração: 2017-12-18

Resumo


Tema/Titulo: Práticas de educação em saúde para o empoderamento da mulher no período da amamentação

Apresentação: Compreende uma proposta de intervenção elaborada durante a graduação em Enfermagem, na disciplina de Enfermagem, Educação e Saúde, em que a partir de evidências científicas foi possível detectar o crescente índice de desmame precoce. Frente a tais achados foram elaboradas ações de educação em saúde com o objetivo de melhorar a adesão ao aleitamento materno.

Desenvolvimento do trabalho: a intervenção educativa foi desenvolvida para ser trabalhada com mulheres no período da lactação. Para a metodologia as seguintes etapas foram desenhadas: formar roda em formato de meia lua com até 20 mulheres entre gestantes e puérperas; demonstração do vídeo “Decote vs Amamentação em Público (Experimento Social)” apresentado no primeiro momento com intuito de suscitar a discussão sobre o preconceito existente na sociedade sobre o ato de amamentar, a erotização do corpo da mulher e as influências sociais na amamentação; para um segundo encontro, é necessário o uso de recorte de imagens, papéis e lápis, para a montagem de um álbum seriado. Este álbum será elaborado por todas as integrantes do grupo, e tem por objetivo a escolha de imagens ou a livre expressão para a representação da amamentação como algo doloroso, prazeroso, natural, erótico, vergonhoso. A partir disso, inicia-se uma discussão a cerca das diferentes escolhas que podem ser tomadas individualmente a respeito do tema, e por consequência constrói-se conhecimento sobre aceitação corporal, sexualidade, intercorrências mamárias, desmame precoce e influências culturais, sociais e familiares; neste momento também são utilizadas frases disparadoras para o constructo e a representação sobre amamentação. Para um terceiro encontro será utilizada uma boneca para que sejam trabalhadas questões como toque, sensibilidade, construção do vinculo, contato, pega, posicionamento e intercorrências como forma de apoiar as mulheres para o sucesso na amamentação. Ao final da intervenção serão distribuídos fluxogramas, cujo objetivo é compilar todas as informações repassadas ao grupo em tópicos breves, sucintos e esclarecedores, uma vez que a finalidade da proposta em si é emponderar esta mulher enquanto pessoa e no papel de mãe a enfrentar quaisquer influências externas e intercorrências que impeçam o aleitamento materno exclusivo com complementação alimentar após seis meses, bem como evitar o desmame precoce e o uso inadequado de chupetas e mamadeiras.

Resultados e/ou impactos: espera-se que essa proposta de intervenção possa contribuir para a sensibilização de mulheres, e ao mesmo tempo apoio para o enfrentamento e empoderamento destas frente ao desmame e sua atuação na causa deste, não apenas no efeito, de modo que possam obter êxito no aleitamento e minimizar assim os efeitos do desmame.

Considerações Finais: a proposta de intervenção poderá contribuir positivamente para diminuição dos índices de mortalidade infantil decorrente de doenças diarreicas e respiratórias, caracterizadas como preveníveis, e atuar na promoção da saúde na área da atenção primária integrando todos os componentes da equipe da Estratégia de Saúde da Família, ou seja, a equipe multiprofissional tem a oportunidade de atuar em conjunto para efetivação de um cuidado integral.


Palavras-chave


Aleitamento Materno; Educação em Saúde; Desmame.