Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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O GERENCIAMENTO EM ENFERMAGEM COMO FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA
Thais Chrystinna Guimarães Lima, Andreza Dantas Ribeiro, Brenda dos Santos Coutinho, Renan Fróis Santana, Alda Lima Lemos, Maria Mônica Machado de Aguiar Lima

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


Apresentação: A prática profissional da enfermagem permeia diversas áreas, pois está sempre ligada aos variados ramos do conhecimento, a exemplo da ciência da administração, que contribui, principalmente na organização da equipe de enfermagem, mas também permeia a atuação de outros profissionais. A liderança é uma estratégia inclusa na gestão em enfermagem que visa descobrir e eliminar falhas na assistência; incentivar o trabalho da equipe e a participação efetiva das pessoas; ajudar na realização pessoal e profissional; preparar novas lideranças; fortalecer os processos de tomada de decisão; facilitar a descentralização do comando; gerar comprometimento com as soluções escolhidas e resolver problemas que não podem ser resolvidos individualmente. Para isso, exige-se do enfermeiro competências de caráter educativo, assistencial, administrativo e político, todas engajadas no compartilhamento de informações e conhecimento que o enfermeiro tem do processo de gestão em saúde. Em vista disso, o estudo objetivou analisar o emprego da gestão e gerenciamento em enfermagem para a aplicação de uma ação em saúde em uma comunidade quilombola, no município de Santarém, estado do Pará. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. O estudo foi desenvolvido de acordo com a metodologia da problematização, no qual consta de etapas, sendo: 1 (observação da realidade); 2 (reflexão, hipótese e discussão sobre o problema); 3 (leitura e teorização); 4 (hipótese de solução) e 5 (ação-reflexão-ação). A investigação foi realizada em uma comunidade quilombola do município de Santarém, estado do Pará, tendo como a Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade, o meio de efetivação. A pesquisa foi efetivada por acadêmicos do 8º período de enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA) – Campus XII, Tapajós, bem como pela docente responsável pela disciplina de enfermagem e às populações tradicionais da Amazônia e por acadêmicos e um docente do curso de medicina da mesma instituição de ensino superior (IES). Além disso, para a concretização da atividade houve a participação ativa da enfermeira da UBS, bem como do representante da comunidade, sendo estes essenciais para a compreensão da realidade da comunidade e visualização de problemáticas relacionadas à saúde dessa população tradicional da Amazônia. A primeira visita à unidade ocorreu no dia 19 de setembro de 2017 e o retorno ocorreu no dia 01 de dezembro de 2017. Para o desenvolvimento de todas as atividades foi necessária organização, no embasamento da gestão e gerenciamento de enfermagem, sendo este essencial para organização dos serviços em saúde, equipe de enfermagem e é inerente à prática de educação em saúde. Dessa forma, como plano de ação foi utilizado à ferramenta 5W2H, que serviu como apoio para o planejamento das atividades. Tal ferramenta consiste em passos, sendo: What (O que será feito?); Who (Quem fará?); When (Quando será feito); Where (Onde será feito); Why (Por que será feito?); How (como será feito?) e how much (quanto custará?). A análise ocorreu a partir do planejamento e observação sistemática das atividades práticas. Resultados e/ou impactos: Em virtude da oferta da disciplina de enfermagem e às populações tradicionais da Amazônia no respectivo período do curso houve o interesse em conhecer a realidade dessas populações, sendo, desse modo estipulada uma data e efetuada uma visita com o intuito de reconhecer as especificidades de uma comunidade quilombola, bem como identificar suas fragilidades no contexto da saúde. Desse modo, foi realizada a primeira visita, onde foi constatado em conjunto com o diálogo estabelecido com a enfermeira da unidade, o desconhecimento dos remanescentes de quilombo acerca de sua predisposição para o desenvolvimento de doenças falciformes e da existência da doença em si, sendo esta conhecida apenas por quem tinha histórico familiar da doença, além disso, foi observado que durante o pré-natal, as gestantes da comunidade não tinham conhecimento sobre a existência de um exame laboratorial destinado a detecção dessas patologias, a eletroforese de hemoglobina. Sendo outra problemática a localidade da comunidade, o que dificulta o acesso a exames bioquímicos. Este exame no pré-natal deve ser solicitado caso a gestante seja negra, possua antecedentes familiares ou apresente histórico de anemia crônica, visto que este detecta tanto a doença quanto os traços da doença, sendo importantes para a orientação genética. A partir disso, o problema encontrado foi debatido entre os discentes e docentes de enfermagem, sendo realizado um estudo teórico acerca da doença e seu traço, dessa forma, foi estipulado o que seria feito e por que seria feito, respondendo dois W da ferramenta. Em vista disso, como hipótese de solução foi organizada uma equipe multidisciplinar com o objetivo de atender ao problema, assim, foi acordado que seria oferecido as gestantes e os parceiros destas o exame de eletroforese de hemoglobina, sendo realizada a coleta do material biológico na UBS para posterior envio ao laboratório de suporte, além disso, seria ofertada a comunidade, a educação em saúde acerca das doenças falciformes, com enfoque para a anemia falciforme e seu traço, colocando em pauta os fatores de predisposição para o desenvolvimento destas, respondendo a outro passo da ferramenta 5W2H. Com o retorno à comunidade, as atividades de educação em saúde foram realizadas por um docente e acadêmicos do curso de medicina da universidade e a recepção, orientação quanto ao exame e sua finalidade foram explanadas por uma docente e acadêmicos de enfermagem.  A partir disso, compareceram para a realização das atividades 23 membros da comunidade, dentre estes, 9 gestantes e 2 parceiros, sendo que haviam 15 gestantes cadastradas no programa de pré-natal da unidade, no momento, de acordo com as informações prestadas pela enfermeira da UBS. Observou-se uma baixa adesão dos parceiros das gestantes a atividade, o que é visualizado nas consultas de pré-natal em si, visto que o homem, em geral, está envolvido com atividades laborais no momento da consulta, ou considera desnecessária sua presença em consultas ou atividades voltadas ao pré-natal, visão esta que deve ser modificada. A coleta do material biológico foi realizada por dois técnicos de analises clínicas. A ordem das atividades foi anteriormente programada, como se segue: 1. Educação em saúde; 2. Triagem e orientação acerca do exame e 3 coleta do material biológico. No que concerne à realização da coleta do material biológico, foi realizado um projeto de pesquisa, apresentado a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) do município, obtendo-se o consentimento desta, bem como da liderança da comunidade quilombola. Para a efetivação dos objetivos propostos na comunidade foi elaborado um orçamento dos materiais necessários à coleta de material biológico, impressos e demais materiais. Como transporte para o local, foi utilizado o micro- ônibus da universidade em ambas as viagens, bem como os materiais de apoio (projetor, balança antropométrica, esfigmomanômetro, dentre outros) que foram solicitados na instituição, com a devida antecedência para que pudesse ser utilizado no dia da atividade. Considerações finais: Observou-se que a gestão e o gerenciamento de enfermagem são indissociáveis do processo de educação em saúde, sendo este componente primordial na atuação do profissional enfermeiro, além disso, percebeu-se a eficácia do uso da metodologia da problematização como requisito para formação de graduandos e futuros profissionais críticos e a ferramenta 5W2H como norteadora dos passos essenciais para o sucesso de uma atividade em saúde.

Palavras-chave


enfermagem; gestão em saúde; atenção primária.