Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Relato de experiência da vivência de alunos de medicina da Liga Amazonense de Medicina do Trabalho e Perícias Médicas no Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual.
Ana Paula de Souza Lima, Anderson Thiago Nobre de Camargo, Flávia Decaris Rolim, Isabela de Araújo Seffair, Evelin Crisciane Brasil Mendes, Samuel Elias Basualto Dias, Renata Motoki Amorim Pereira, Cleverson Redivo

Última alteração: 2017-12-18

Resumo


Apresentação e objetivos: O Serviço de Atendimento a Vítimas de Violência Sexual (SAVVIS) presta assistência às vítimas de violência sexual através de uma equipe multidisciplinar. O presente relato de experiência apresenta os resultados das atividades práticas da Liga Amazonense de Medicina do Trabalho e Perícias Médicas no SAVVIS, em Manaus. O objetivo das práticas é aprimorar o conhecimento dos ligantes frente a abordagem e acolhimento das vítimas além de auxiliar na recuperação da saúde e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Desenvolvimento do trabalho: A violência é, antes de tudo, uma violação dos direitos humanos, que se manifesta sob diversas formas de espaços público e privado. No Brasil, as práticas de violências sexuais estudadas pela Medicina Legal apresentam um crescimento anual impactante. O Amazonas ocupa a terceira posição em relação a vítimas de violência sexual. Assim, o desenvolvimento de Projetos de Extensão e Pesquisa que introduzam os ligantes nessa experiência possuem fundamental importância para o conhecimento da realidade das vítimas de violência sexual e suas demandas. Resultados e impactos: Observou-se que após as práticas no SAVVIS, os ligantes apresentaram desenvolvimento significativo no conhecimento voltado para situações de violência sexual e tornaram-se cientes da importância da prestação desse serviço às vítimas de agressão sexual por uma equipe multidisciplinar e principalmente da prevenção desse tipo de crime. As principais pessoas que sofrem esse tipo de violência no Brasil são do sexo feminino, crianças, adolescentes. Sem o auxílio prestado pelo SAVVIS, muitas vítimas atendidas acreditavam ser responsáveis pelo abuso ou não tiveram coragem de procurar ajuda imediatamente após o ocorrido por medo ou por se tratar de um parente próximo ou conhecido da família. Consideracões finais: Portanto, conclui-se que a inserção dos ligantes no SAVVIS permite o contato prematuro com as vítimas dessa forma de violência física e psicológica tão grave e cada vez mais recorrente no país. O desenvolvimento da assistência à saúde no SAVVIS abrange uma grande amplitude de atendimento as vítimas de violência sexual e contribui para a produção de relações mais humanas por parte dos estudantes com esse público, visando minimizar os danos psicológicos e físicos do trauma e a prevenção das ISTs. Essa experiência tem mobilizado a busca por alternativas de atividades de educação em saúde pelos ligantes com o objetivo de desenvolver ações na perspectiva interdisciplinar e preventivas com relação a essa forma de violência, como a inserção de palestras em escolas permitindo a identificação precoce desses tipos de crime e denúncia, possibilitando a compreensão da saúde em sua concepção ampla.


Palavras-chave


Educação em Saúde; Medicina Legal; Delitos Sexuais.