Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Amazonas- LAGGEAM: experiência multiprofissional
Tainah Barbosa Nepomuceno, Thais Ferreira de Melo, Beatriz França Alencar, Vitor Souza Da Costa, lenora Ferreira de Oliveira Sanson, Maria Tereza Felix da Silva, Karoline Rodrigues da silva Martins, Handelândia Milon de Oliveira

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


APRESENTAÇÃO: Trata-se de um relato de experiência dos discentes participantes da Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Amazonas - LAGGEAM nas ações desenvolvidas na comunidade e eventos científicos.  Com o aumento significativo da população idosa, a compreensão do envelhecimento tem sido cada vez mais importante para discentes e profissionais da área da saúde. A velhice apresenta características particulares que exigem intervenções e cuidados específicos, pois diversas alterações fisiológicas, psicológicas, físicas e sociais ocorrem, e é preciso conhecê-las para oferecer uma assistência de qualidade. A Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Amazonas – LAGGEAM, vinculada a Universidade Federal do Amazonas – UFAM, foi fundada em 2004 com base no tripé: ensino, pesquisa e extensão, com o enfoque principal no estudo sobre o envelhecimento do ser humano no cuidado multiprofissional. Suas ações possibilitam o crescimento profissional dos discentes no conhecimento da geriatria e gerontologia nos cuidados de prevenção e promoção, reabilitação e cura do idoso. Atualmente é composta por profissionais e discentes das áreas de psicologia, medicina, enfermagem, nutrição, fisioterapia e odontologia.

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Após o processo seletivo para novos ligantes foram realizadas ações científicas com rodas de conversas e discussão de temas sobre envelhecimento e cuidados multiprofissional e orientações sobre o estatuto da liga. Como contribuição para a comunidade, os ligantes organizam eventos científicos como a Semana do Idoso que aconteceu em parceria com o Hospital Universitário Getúlio Vargas - HUGV, o Simpósio de Geriatria e Gerontologia do Amazonas e a Jornada Multidisciplinar em Saúde do Idoso, visitas domiciliares nas comunidades atendidas pelo Programa de Atenção à Saúde do Idoso – PROASI e multirão de atendimentos dos idosos, um na Arena da Amazônia promovido pela Secretaria de Estado da Juventude e lazer - SEJEL juntamente com o programa Vida ativa, e outro na Semana do Idoso que ocorreu no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, em parceria com o Hospital Universitário Getúlio Vargas - HUGV e a Secretaria de Estado da Assistência Social - SEAS, além de participação nas atividades da Associação Brasileira de Alzheimer do Amazonas - ABRAZ. Nas visitas foram realizadas triagens e aplicação de testes para mensurar o grau de vulnerabilidade da saúde do idoso e a probabilidade na redução da capacidade funcional para atividades da vida diária e instrumentais, sendo eles: Escala de atividades diária de Katz, Escala de atividades instrumentais de vida diária de Lawton (AIVD), Avaliação funcional Pffefer, Escala de Depressão geriátrica na versão curta (EDG – 15), Fluência verbal, Mini exame do estado metal, Índice de vulnerabilidade clinico funcional – 20. A partir dessa triagem e das demandas percebidas, os idosos foram encaminhados para atendimento com os profissionais, para orientação e/ou tratamento, com o intuito de minimizar ou dissipar o sofrimento físico, psíquico e social existente. Os encontros científicos e as visitas aos idosos assistidos pela equipe aconteceram com o objetivo de adquirir, complementar e aprofundar os conhecimentos, tendo a possibilidade de perceber o idoso não somente a partir do olhar de sua formação acadêmica, mas promovendo um espaço de reflexão das demandas e experiências vivenciadas por cada área de conhecimento, e assim reduz os espaços entre as ciências e a articula os saberes multiprofissionais. Oferece desse forma uma resposta maior para essa fase do desenvolvimento, que tem uma demanda específica se olharmos pelo prisma das mudanças nas estruturas familiares, socioculturais, econômicas e tecnológicas que estão acontecendo.

RESULTADOS: O projeto de extensão acontece com a proposta de suplementar com a prática o aperfeiçoamento na formação de profissionais de saúde, reduzindo as lacunas para contribuir ao discente a ter uma percepção que vá além das teorias. Auxilia a perceber o processo de envelhecimento como um contraponto entre a relevância do envelhecimento nos dias atuais e as dificuldades vivenciadas nesse processo. A partir das ações multiprofissionais e da aplicação dos instrumentos de avaliação que colabora com a mensuração do grau de vulnerabilidade do idoso a comunidade também teve benefícios com as atividades da Liga, que estimulou o cuidado e a prevenção, principalmente, das doenças crônicas que podem ser advindas da maior idade. Intensificando a assistência aos idosos assistidos na rede de apoio biopsicossocial nos casos de vulnerabilidades funcionais, biológicas, psicológicas, políticas e sociais. A experiência em uma liga acadêmica multidisciplinar é de suma importância na formação profissional, uma vez que apenas alguns cursos de graduação na região oferecem  a disciplina de Saúde do idoso em sua grade curricular, sendo assim, o discente contribui para essa lacuna a partir da organização de eventos científicos e assim auxilia na capacitação e na mudança de olhar sobre o envelhecimento humano, contribuindo assim para a formação mais ampla dos discentes/sociedade, pois a partir das trocas de idéias, palestras, estudo de casos e atividades nas comunidades, o discente tem a oportunidade de aprender e compartilhar conhecimento, aprofundando assim a compreensão sobre o objeto a ser estudado e trazendo de maneira mais efetiva uma resposta para a comunidade. A vivência proporcionou aos discentes um olhar multidimensional do idoso, e se mostrou fundamental para desenvolver novos conhecimentos e promover maior valorização da especialidade Geriatria/Gerontologia

CONSIDERAÇÕES FINAIS: Durante o processo, o discente é estimulado a perceber a importância e a necessidade da equipe multiprofissional no estudo sobre o envelhecimento do ser humano e em outras áreas de conhecimento. A experiência possibilitou a interação com idosos e a percepção de suas limitações, despertando no discente o desejo de intensificar a busca no conhecimento cientifico, para aprender novas formas para estar contribuindo de forma mais efetiva para atender as necessidades dos idosos na comunidade, seja auxiliando na promoção e prevenção dos idosos assistidos, identificando os idosos vulneráveis para possíveis encaminhamentos, seja ofertando o curso de cuidadores de idosos para a comunidade. Como desafios, encontram-se a escassez de campos de prática menos burocráticos e uma agenda que permita a continuidade das ações que dê visibilidade ao compromisso da Liga para com a comunidade. A formação dos discentes procura ser diferenciada, com uma visão centralizada na atenção à saúde do idoso, mas saindo do olhar somente biológico e o compreendendo a partir das suas dimensões biológicas, psicológicas, sociais e espirituais, percebendo a necessidade da sua funcionalidade para o melhor bem estar e saúde, fundamenta-se na assistência e favorece o avanço da aprendizagem dos discentes, o qual auxilia no processo crítico-reflexivo e acrescenta conhecimento, habilidades e desenvolvendo assim um processo de aprendizagem mais completo, onde a teoria pode ser correlacionada com a prática e com os diversos campos de conhecimento.

 


Palavras-chave


Equipe Multiprofissional;Rede de Assistência à Saúde do Idoso;Envelhecimento