Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
RELATO DE AÇÃO EDUCATIVA EM SAÚDE SOBRE O TEMA DAS IST JUNTO À POPULAÇÃO DA PENITENCIÁRIA FEMININA DE MANAUS
Andressa Evelin Vasconcelos Costa, Pedro Máximo de Andrade Rodrigues

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Apresentação: Este relato visa apresentar a vivência do tema das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), no contexto do Projeto de Extensão Asas da Esperança da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), voltado à população interna da Penitenciária de Manaus (PFM), no período de 2016 a 2017.  O Asas da Esperança visa contemplar as dimensões da educação e do apoio aos serviços de saúde no âmbito do sistema prisional feminino de Manaus, AM, por meio de ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde dessa população, visando o fortalecimento da autoestima e da autonomia pessoal por meio de boas práticas voltadas ao fortalecimento do autocuidado para a saúde física e psicossocial das internas, de forma suplementar às ações públicas de saúde. Descrição da Experiência: A ação educativa teve como tema as IST, e foi realizada no dia 01 de setembro de 2017. A organização do conteúdo se deu a partir de revisão de literatura sobre o tema, e foi apresentado na forma de uma palestra com estímulo ao diálogo constante com o público participante. Os assuntos tiveram foco na sexualidade, métodos de transmissão, sinais e sintomas, prevenção, consequências e tratamento. A temática foi motivada pela elevada taxa de prevalência de HIV/Aids entre a população prisional comparada à população em geral. Impacto: Por meio dessa vivência, pôde-se conhecer a realidade da população feminina carcerária do município. A maioria do público possuía um perfil jovem e baixo nível de escolaridade. Foi possível destacar o interesse das participantes diante dessa questão, bem como ficou evidenciada a escassez de conhecimento a respeito dos riscos que uma relação sexual desprotegida pode acarretar. Considerações finais: A experiência educativa sobre o tema das IST relatada pode ser resumida em uma palavra: gratidão. Foi perceptível o quão agradecidas as mulheres se apresentaram ao final da palestra. Esta experiência proporcionou um olhar mais humano e empático como profissional, diante de uma população carente de atenção e cuidados, a qual detém uma imagem muitas vezes camuflada pelo cotidiano, normalmente desassistida pelas ações de saúde pública e que correspondem a um dos principais grupos de risco para esse grupo de doenças, evidenciando assim a necessidade e a relevância da sua realização.

 

REFERÊNCIAS:

1. BRASIL. Ministério da Saúde. Manual técnico para o diagnóstico da infecção pelo HIV / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2015.

2. DEPEN. Departamento Penitenciário Nacional. Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias – INFOPEN – Dezembro 2014. Ministério da Justiça.


Palavras-chave


Doenças Sexualmente Transmissíveis; Educação em Saúde; Prisões