Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Monitorias extras como método de fixação e complementação das aulas práticas de anatomia humana
Carlos Eduardo Colares Soares, Thaise Farias Rodrigues, Karolliny Correa Barauna, Quelly Christina França Alves Schiave

Última alteração: 2017-12-26

Resumo


Apresentação: O conhecimento e compreensão da anatomia humana é umas das bases para o ensino médico, podendo constantemente os alunos apresentarem dificuldades nesse processo, principalmente por serem conteúdos extensos e muitas vezes nunca vistos antes. Dessa forma, as aulas práticas extras, organizadas pelos monitores, sendo chamadas de monitorias extras, apresentam-se como um método de revisão, fixação e complementação das aulas normais.

O trabalho tem como objetivo mostrar as atividades de ensino práticas organizadas pelos monitores da disciplina de anatomia humana II como auxílio na aprendizagem dos conteúdos.

Desenvolvimento do trabalho: Além das atividades normais de monitoria na disciplina que consistem na participação e revisão dos conteúdos nas aulas práticas, são organizados pelos monitores aulas práticas extras com autorização dos professores e solicitação prévia dos técnicos do laboratório para a utilização do espaço, materiais e peças anatômicas. Essas atividades são realizadas em horários acessíveis para os monitores e alunos, normalmente contam com a presença de 3 a 5 monitores que dividem os assuntos a serem revisados, é feito o convite aos alunos da disciplina e todos podem participar. Também são realizados simulados das provas práticas.

Resultados e impactos: Nota-se, pela participação dos alunos nessas atividades, que elas são muito positivas e essenciais para a fixação e bom aprendizado do conteúdo, já que muitas vezes a quantidade de alunos para apenas um professor dificulta a visualização e compreensão das estruturas. Além disso, apresenta-se como um bom método para os monitores adquirirem prática no ensino e melhorarem sua didática.

Considerações finais: A realização das monitorias extras apresenta-se como um dos meios de garantir que qualquer dificuldade presente no processo de ensino ou aprendizado seja superada e que esse conhecimento essencial e uma das bases da medicina sejam bem repassados.


Palavras-chave


Ensino; anatomia; monitoria; didática