Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
VER-SUS e a sua importância na formação do acadêmico em Enfermagem: Um relato de experiência
Nany Camilla Sevalho Azuelo, Sônia Maria Lemos, Darlisom Sousa Ferreira, Júlio César Schweikardt

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Introdução: Durante a vida acadêmica é possível observar que há diversas práticas interdisciplinares que acrescentam no conhecimento do acadêmico, sendo de relevância questionar se as mesmas possuem um conteúdo crítico-reflexivo sobre o sistema único de saúde, e dentre essas práticas, o projeto VER-SUS é uma das portas que se abrem para tal processo. Vale destacar o quão essas práticas enriquecem e são necessárias para a formação do profissional em enfermagem, visto que por elas é que evidencia a articulação com a teoria e são significadas as experiências.

Objetivo: Descrever a importância do projeto VER–SUS na formação do acadêmico em Enfermagem a partir de uma experiência de estágio interdisciplinar de vivência, a partir da percepção de uma acadêmica em Enfermagem.

Relato: O VER-SUS ocorreu nos dias 3 a 9 de agosto de 2017 que propiciou conhecer sobre a atenção primária da rede pública de saúde e o estágio de vivência ocorreu em 11 comunidades do Amazonas, sendo sete dias intensos de vivência em comunidades e unidades básicas de saúde, com a presença de profissionais, estudantes e usuários dos serviços. Nesses dias foi perceptível a importância que os usuários de cada comunidade davam a vinda do barco e profissionais e como o itinerário do usuário se realizavam.

Resultados: A partir dessa experiência, ocorrida em 2016, no estado do Amazonas, no Barco Catuiara às margens do Rio Amazonas, foi possível afirmar a importância de ampliar a associação entre o ensino e as ações que remetam às vivências interdisciplinares. Estas experiências se configuram como estratégias de ensino-aprendizagem fundamentais para a Enfermagem e para a área da saúde como um todo, a fim de criar vínculos entre os aprendizados vividos em sala de aula e na prática. Desta forma, sentiu-se necessidade de discutir a formação da Enfermagem a partir das experiências frente a sua atuação na área da saúde, com o intuito de considerar as mudanças e a presença da Enfermagem no cenário brasileiro, ressaltando a importância de os estudantes estarem atentos para suas concepções e práticas. O projeto VER-SUS realizado às margens do Rio Amazonas possibilitou evidenciar a relação profissional-usuário-comunidade e sensibilizar os futuros acadêmicos de como é possível promover saúde em condições de vida, logísticas diversas e voltada para a realidade das pessoas que ali vivem.

Conclusão: Assim, percebeu-se que as vivências interdisciplinares influenciam na ampliação do conhecimento e do senso crítico do acadêmico diante da realidade. Quando se tratar do projeto VER-SUS, que busca a aproximação de estudantes de diferentes cursos com a realidade e prática do SUS é necessário que o acadêmico adquira conhecimentos sobre as diretrizes do SUS, e seu funcionamento diante da experiência vivida, havendo uma troca de posicionamentos entre os viventes sobre o antes e o pós-vivência de suas percepções e realidades. Por fim, ressaltamos a importância da constante revisão das práticas, da formação e do papel do enfermeiro, para pensarmos sobre outras formas de aprendizagem e diálogo ao longo do ensino superior diante das vivências interdisciplinares.

 

 


Palavras-chave


Enfermagem; Sistema Único de Saúde; VER-SUS; Educação