Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
IMPACTOS DE SER CONSELHEIRA EM UM CONSELHO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL SUSTENTÁVEL MUNICIPAL.
Nichole Ramos, Brigitte Veronique Marie Olichon Golçalves, Andréa Moreira Gonçalves

Última alteração: 2018-01-02

Resumo


O presente trabalho consiste em um relato de experiência acerca de uma participação em um conselho municipal. O controle social, no Brasil, se refere à participação da sociedade nas decisões sobre políticas públicas e ao controle e monitoramento das ações do estado. Um conselho proporciona à população meios para intervir na gestão das políticas e para, junto ao órgão gestor, criar estratégias, controlar, fiscalizar e deliberar sobre as políticas em cada esfera do governo – municipal, estadual e federal. O conceito de Segurança Alimentar e Nutricional, por sua natureza interdisciplinar, que engloba questões de acesso a alimentos de qualidade e em quantidade adequadas, práticas alimentáveis saudáveis, produção sustentável de alimentos, cidadania e direitos humanos, é considerado abrangente e sua mensuração e monitoramento se constituem como um desafio para todas as esferas do governo.

Realizar um relato de experiência sobre a minha participação como conselheira no conselho municipal de segurança alimentar e nutricional de Petrópolis, RJ.

Desenvolvimento do Trabalho: Fui convidada para representar a Instituição de ensino superior onde estudo no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (COMSEA) do Município em 2016. Logo no início, percebi o privilégio que seria poder participar ativamente dos processos decisórios, de fiscalização, avaliação e monitoramento das políticas vigentes no município. As reuniões do COMSEA acontecem na primeira quinta feira do mês e tem duração de aproximadamente 3 horas. O COMSEA é um órgão colegiado permanente, de caráter consultivo e deliberativo de interação do governo municipal com a sociedade civil e é vinculado administrativamente à Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania do Município. Sou conselheira há pouco mais de um ano, porém já tive inúmeras vivências.

Ao participar do conselho, além de associar na prática o conhecimento teórico adquirido durante a graduação em nutrição, aprendi, vivendo, sobre leis, políticas públicas e programas relacionados à SAN. Ao ter contato com o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, pude refletir criticamente sobre o cenário atual do Município, suas vulnerabilidades e potencialidades, no que se relaciona à SAN, bem como perceber as prioridades das ações do conselho. O COMSEA é composto por diferentes pessoas, cada uma com a sua bagagem de conhecimento e sua área de atuação, porém todas estão unidas em prol de uma causa maior – a luta pela promoção e realização progressiva do Direito Humano à Alimentação Adequada no Município.

Posso dizer que a minha participação em um conselho municipal, mesmo no atual momento em que a maioria dos brasileiros e os jovens, em particular, se dizem desacreditados da vida política no país, me faz crescer como pessoa e como cidadã. Ao participar do COMSEA e acompanhar o cotidiano da cidade em que vivo e suas carências, percebi o quanto é importante participar da construção do futuro que queremos e, ainda, o quanto é importante lutar pela garantia da participação social no Brasil.

Palavras-chave


controle social; segurança alimentar e nutricional