Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Práticas Educativas em Saúde durante Vivência Interdisciplinar: Relato de Experiência
Nany Camilla Sevalho Azuelo, Anderson Bentes Mafra, Antônio Sávio Inácio, Raissa Pires de Medeiros, Natália Guedes de Melo Silva, Sônia Maria Lemos, Júlio César Schweikardt

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Introdução: A aproximação de muitos profissionais de saúde com a comunidade se dá através de diálogos, porém esta estratégia nem sempre é utilizada e impossibilita uma maior troca de informações entre usuários e serviço, bem como dificulta atender ao princípio da integralidade Nesse contexto, as práticas educativas, que evidenciem a participação da população, de modo a integrar os conhecimentos adquiridos, são instrumentos que articulam e estimulam a dialogicidade necessária para a apreensão das informações. Objetivo: Relatar a experiência dos acadêmicos de saúde de diversos cursos perante o Estágio interdisciplinar de vivência, o projeto VER–SUS (Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde) durante a realização de ações educativas em saúde. Relato: Entre os dias 3 e 9 de Agosto, de 2016 ocorreu o VER-SUS na UBS Fluvial que atende as populações residentes às margens do Rio Amazonas. Durante a vivência, acadêmicos de diferentes cursos da saúde, nos envolvemos nas diversas atividades educativas sobre aleitamento materno, práticas de higiene oral e conversas sobre as demandas do SUS. Primeiramente, fomos distribuídos no cronograma semanal das atividades sobre o aleitamento materno, tendo em vista, ser a temática abordada no mês. Também compunham as atividades as orientações  sobre a importância da higiene oral, durante as quais apresentávamos a forma correta de realizar a escovação. Durante essas ações tivemos o contato direto com os moradores de diversas comunidades, e percebemos que tínhamos que adequar a linguagem a eles, para que o as atividades chegassem a todas e todos. Também pudemos conversar com alguns moradores sobre o que eles achavam sobre o atendimento a que tinham acesso, e assim ter a percepção dos usuários sobre o serviço. Após os atendimentos, discutíamos e refletíamos entre nós, as nossas percepções a respeito de cada ação e relato. Resultados: Com base no desenvolvimento das atividades e na forma de aceitação das práticas realizadas, foi possível perceber a efetividade do alcance das atividades educativas, pois muitos dos usuários participavam do diálogo perguntando e acrescentando sobre suas ideias a respeito do atendimento e das práticas ali realizadas. Desta forma foi evidenciado que o diálogo entre o profissional e a comunidade é deveras importante no aprendizado de ambos, pois além de repassar as informações para o usuário, aprendemos com eles sobre suas demandas e entendimentos que podem refletir na melhoria do atendimento. Assim, é nítido observar que para a formação do profissional da área da saúde, o contato com a comunidade e o diálogo são primordiais para o aprendizado, além de ampliar a visão sobre a diferentes realidades. Conclusão: As práticas educativas realizadas possibilitaram o senso crítico e reflexivo contribuindo significativamente para a formação profissional dos acadêmicos. Foi possível compreender que o diálogo entre profissional-usuário e acadêmico-usuário é um fator indispensável para a relação de confiança e aprendizagem entre ambos, pois estreita os laços e constrói  possibilidades para futuras intervenções de saúde. O conhecimento das comunidades e das realidades em que estão inseridas constitui-se em um instrumento de apropriação e troca entre os diferentes saberes e seus atores.


Palavras-chave


Educação; Formação Profissional; Saúde