Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIÊNCIA: PARTICIPAÇÃO EM UM PROCESSO DE METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO.
Nichole Ramos, Andréa Moreira Gonçalves, Brigitte Veronique Olichon Gonçalves

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


O presente trabalho consiste em um relato de experiência sobre uma participação em um processo de metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Desde 2015, as preceptoras do estágio curricular obrigatório de nutrição social realizam, na semana que antecede o início do estágio, um processo chamado por elas de “nivelamento de estágio”. O nivelamento é realizado durante três dias consecutivos e tem, como objetivo, a capacitação prévia dos alunos que irão para as unidades de saúde da família conveniadas com a Faculdade.  Durante o nivelamento são utilizadas apenas metodologias ativas de ensino. A discussão sobre a importância das metodologias ativas de ensino cresceu nos últimos anos e já é sabido que a aprendizagem que envolve a auto-iniciativa, alcançando assim as dimensões afetivas e intelectuais, torna-se mais sólida e duradoura. Uma das atividades realizadas durante o nivelamento é a “simulação”. A simulação consiste na utilização do teatro para simular/ criar cenas sobre os serviços e atividades geralmente oferecidos nas unidades de saúde da família.

Realizar um relato de experiência sobre minha participação em uma estratégia (simulação) de metodologia ativa de ensino-aprendizagem utilizada no nivelamento de estágio.

A simulação foi realizada durante a segunda manhã do nivelamento. Os alunos foram divididos em duplas e os temas (consulta nutricional, grupo, sala de espera e visita domiciliar) das simulações foram sorteados. Enquanto a dupla, fora da sala onde o nivelamento acontecia, planejava sua atividade, baseando-se no seu conhecimento prévio sobre tal serviço/atividade, o restante dos alunos planejava sua participação na cena. As preceptoras instruíram os alunos a dramatizarem/problematizarem ao extremo cada simulação, com objetivo de fazer com que os mesmos pudessem vivenciar situações que podem ocorrer em unidades de saúde, em um ambiente protegido e educativo.

Participar da simulação e da posterior discussão foi muito construtivo e enriquecedor para mim. Vivenciar cada situação, sabendo que as mesmas não eram “reais”, e que por isso eu poderia errar e ser corrigida/ajudada ali, num ambiente criado com esse propósito, me fez sentir alívio e maior segurança para seguir em frente na minha formação acadêmica e passar pelo estágio de nutrição social. Durante as discussões, pude esclarecer as minhas dúvidas relacionadas à postura profissional e humana, bem como ouvir as dúvidas dos meus colegas e posteriores esclarecimentos por parte das preceptoras. O aprendizado foi, portanto, assim como deve ser – um processo reconstrutivo, que permite o estabelecimento de diferentes tipos de reações entre fatos e objetos e que desencadeia reconstruções e ressignificações.

Através da minha experiência, posso concluir que a simulação foi muito positiva e que, com certeza, me preparou mais para o estágio que cumprirei. Concluo, ainda, que a mesma também é útil para as preceptoras, pois permite prevenir possíveis problemas relacionados à postura dos alunos no decorrer do estágio, bem como identificar suas maiores dificuldades, para então enfrentá-las junto deles.


Palavras-chave


metodologia ativa de ensino; educação