Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A Puericultura na Atenção Odontológica: Promoção de Saúde na Estratégia de saúde da Família
Natalia Mindêllo Ramalho Leite, Cristiane Fonsêca Ximenes de Castro, Juliana Vieira Vieira de Andrade, Paulo Henrique de Araújo Lima Filho, Glaziane daSilva Paiva Bandeira, Francisca Cláudia Monteiro Almeida, Veruska Queiroz de Castro, Thausi Frota Sá Nogueira Neves Souza

Última alteração: 2017-12-28

Resumo


A puericultura, área da pediatria voltada principalmente para os aspectos de prevenção e de promoção da saúde, atua no sentido de manter a criança saudável para garantir seu pleno desenvolvimento, de modo que atinja a vida adulta sem influências desfavoráveis e problemas trazidos da infância

Segundo o Ministério da Saúde, até a criança completar dois anos de idade, o objetivo é um acompanhamento cuidadoso do crescimento e do desenvolvimento da criança pela equipe de saúde com um olhar biopsicossocial para a criança e para as condições do contexto de saúde e de vida de sua família.

Nessa perspectiva, insere-se a importância das consultas de puericultura realizadas pelo cirurgião-dentista, pois, permitem a promoção em saúde bucal às crianças, desde seu nascimento, e envolvimento dos pais/responsáveis/cuidadores no cuidado e desenvolvimento de seus filhos.

O trabalho consiste em ações de promoção de saúde geral e bucal desenvolvidas em consultas de Puericultura e “Rodas” problematizadoras entre pais/responsáveis/cuidadores e as Equipes da ESF, com foco nas Metodologias Ativas no Processo Ensino-Aprendizagem (MAPEA) – Aprendizagem Significativa - como poderosas ferramentas de sensibilização e cooperação. Considerada prática, simples, eficaz e econômica, essa estratégia educativa tem impacto positivo na medida em que se aposta fortemente na Educação em Saúde como o grande instrumento de transformação quando da realização de Programas de Promoção de Saúde Pública.

O objetivo principal é analisar as ações de saúde desenvolvidas em consultas de Puericultura na Estratégia Saúde da Família, na Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Janival de Almeida Vieira, no município de Fortaleza-CE, fortalecendo o vínculo entre as Equipes de saúde bucal e os pais/responsáveis/ cuidadores das crianças de 0 a 2 anos; orientando acerca da importância dos aspectos nutricionais, dietéticos, higiênicos e outros relativos aos cuidados básicos de saúde geral e bucal; e criando, através de Grupos/“Rodas”, um espaço de aprendizado, troca de experiências e convivências entre famílias para promover o empoderamento e protagonismo no bem-estar e desenvolvimento saudável dos seus bebês.

As consultas clínicas são realizadas na “Sala da Puericultura” a qual oferece um espaço tranquilo e de privacidade à família. É proporcionado à criança um “espaço de brincar”, enquanto os pais/responsáveis/cuidadores dialogam com a cirurgiã-dentista.

Crianças que são levadas ao cirurgião-dentista até o primeiro ano de vida apresentam menores chances de receber tratamento odontológico emergencial e de fazer consultas odontológicas de urgência ao longo da infância.

Desenvolver pesquisas com a temática da Puericultura se justifica, pois estão de acordo com a Política Nacional de Promoção de Saúde. Esta política, aprovada pela Portaria nº 687, de 30 de março de 2006, apresenta como uma de suas diretrizes incentivar a pesquisa em promoção de saúde, avaliando eficiência, eficácia, efetividade e segurança das ações prestadas.

O trabalho possui grande relevância por ampliar o campo de atuação das Equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), proporcionando uma atenção integral à saúde da criança e um trabalho interdisciplinar, que envolve não somente os profissionais que as compõem, como também a gestão nos níveis local, Regional e Municipal.


Palavras-chave


Puericultura; Odontologia; Promoção de Saúde; Estratégia Saúde da família; Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem