Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Importância da vivência para o crescimento do aluno como percepção crítica do sistema de saúde pública
Raissa Pires de Medeiros, Antônio Sávio Inácio, Anderson Bentes Mafra, Nany Camilla Sevalho Azuelo, Sônia Maria Lemos, Júlio César Schweickardt, Rodrigo Tobias de Souza Lima

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Introdução: A vivência do VER-SUS na UBSfluvial foi uma oportunidade que os alunos tiveram para acessar o conhecimento fora da sala de aula, a fim de observar, discutir, e de se colocar no lugar do profissional e do usuário. As práticas extracurriculares ajudam a inserir o acadêmico em um contexto que muitas vezes só é obtida na teoria, durante a formação acadêmica e dessa forma, contribuem para o preparo do estudante quando este estiver na prática profissional, bem como para o desenvolvimento de ideias a fim de melhorar o Sistema de Saúde.

Objetivos: Induzir o debate reflexivo sobre os desafios do VER-SUS pela vivência do cotidiano da UBSFluvial e construir uma relação ensino-serviço em diferentes contextos

Relato: A equipe de alunos foi composta por 5 alunos de diferentes cursos (Medicina, Odontologia e Enfermagem) e de diversos períodos, juntamente com a equipe do barco que tinha duas equipes básicas (16) e a tripulação (4), resultando no total de 25 pessoas. A viagem durou 6 dias pelo Rio Amazonas e foram atendidas 11 comunidades. Em cada comunidade foram realizados rodízios, então no final da viagem, todos os alunos passaram em cada estação de atendimento (Consultório médico, odontológico, farmácia, sala de vacinação, preventivo, pré-Natal, palestra educativa, visita nas escolas e laboratório) e no final de cada dia foram feitas discussões sobre as experiências vividas. Os alunos também eram responsáveis pela palestra educativa antes de começar os atendimentos em cada comunidade.

Resultados: Pelos relatos da devolutivas dos alunos é possível inferir que as experiências vividas contribuíram para o amadurecimento da prática multiprofissional e interdisciplinar, além de colocar o aluno na imersão da realidade ribeirinha, conhecendo seus costumes e desafios. Além disso, ampliou seu entendimento sobre as políticas públicas utilizando-se de estratégias de campanha de prevenção da Hanseníase e do aleitamento materno, juntamente com os programas do Ministério da Saúde como Hiperdia, Leite do meu filho, pré-natal, vacinações e dentre outros. Vale ressaltar também o maior contato com a gestão da unidade básica de saúde fluvial, conhecendo sua dinâmica e suas peculiaridades.

Considerações finais: O contato com o outro, a conexão e imersão no SUS, são pontos importantes para que essa vivência tenha ocorrido de maneira intensa. Vale ressaltar que promover a discussão da realidade do SUS vai muito além de estar em sala de aula, sendo necessário viver a prática com seus aspectos positivos e negativos, sempre observando o desenvolvimento das situações de forma crítica, a fim de contribuir seja na gestão, em movimentos sociais e populares, exercendo a função profissional ou o controle social.


Palavras-chave


Sistema Único de Saúde; Comunidade Ribeirinha; VER-SUS