Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Formação de cuidadores de idosos em uma escola técnica do SUS: relato de uma década de experiência
Daniel Groisman

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Apresentação:

Neste trabalho apresentamos a experiência desenvolvida no Curso de Atualização Profissional no Cuidado à Pessoa Idosa, o qual é oferecido desde 2007 em uma Escola Técnica do SUS, localizada na região sudeste do país. Este curso foi iniciado no contexto do Programa Nacional de Formação de Cuidadores de Idosos (PNFCI), uma iniciativa conjunta dos Ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social. Mesmo com a posterior interrupção do Programa Nacional, o curso seguiu sendo ofertado pela escola técnica, porém sem possibilidade de ampliação em larga escala da formação. A manutenção do curso se deu, não apenas devido à grande demanda de inscritos, mas sobretudo pela percepção de que tal formação permanece sendo necessária, em um país que envelhece em ritmo acelerado e que tem entre os seus desafios a promoção da saúde, dos cuidados nos âmbitos domiciliar e comunitário e a proteção à dignidade dos indivíduos que necessitam de cuidados na sua velhice.

Desenvolvimento do trabalho:

O processo de implantação e desenvolvimento do curso envolveu a elaboração de um currículo, de materiais didáticos, de estratégias para o ensino teórico e prático, bem como de metodologias voltadas para a qualificação para a docência e preceptoria no curso. Hoje o curso possui uma carga horária de 200 horas, sendo 112 horas de ensino teórico-prático e 88 horas de estágio supervisionado. O conteúdo curricular está agrupado em quatro módulos, que abrangem desde aspectos voltados para apresentar noções básicas sobre o processo de envelhecimento e as principais causas de incapacidade, como também estratégias para o cuidado nas atividades do dia a dia e ainda, informações sobre direitos, políticas sociais e aspectos éticos para o cuidado.

Resultados:

No que tange aos resultados, estes têm se mostrado favoráveis. Além do quantitativo de egressos, a existência do curso tem contribuído para fortalecer a discussão de tópicos como a necessidade de uma maior valorização e integração desses trabalhadores às políticas do SUS e do SUAS, assim como da importância da regulamentação dessa profissão. Além disso, a experiência acumulada com o desenvolvimento do curso pode gerar contribuições importantes para o estabelecimento de um referencial curricular nacional para a formação de cuidadores.

Considerações finais:

Os cuidadores são trabalhadores que não possuem o devido reconhecimento social e cujo acesso a condições dignas de trabalho, escolarização e qualificação profissional vem sendo historicamente negligenciado no Brasil. Nesse sentido, entendemos que a qualificação desses trabalhadores é algo que deve transcender a mera disponibilização de conhecimentos básicos, favorecendo também a sua consciência crítica, os laços de solidariedade e a possibilidade de lutas e mobilizações por condições mais favoráveis de trabalho.


Palavras-chave


qualificação profissional; saúde da pessoa idosa; políticas de cuidado