Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A VIVÊNCIA DE UM ACADÊMICO DE ENFERMAGEM A RESPEITO DO COMPONENTE CURRICULAR TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM SAÚDE E ENFERMAGEM
Aliny Cristiany Costa Araújo, Camilla Cristina Lisboa do Nascimento, Diully Siqueira Monteiro, Fernando Kebler Martins Barbosa, Giovana Karina Lima Rolim, Kethully Soares Vieira, Regiane Caramão Farias, Willame Oliveira Ribeiro Junior

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


APRESENTAÇÃO: A educação é uma estratégia para que o indivíduo tenha maior capacitação e maior possibilidade de construir-se dentro do mundo do trabalho, como sujeito que constrói e desconstrói, em um movimento dinâmico e complexo mediado, por valores políticos, culturais e éticos. Visto isso, a formação em enfermagem deverá está atentar à prática profissional. O cuidado de enfermagem vai além da visão reducionista de assistência ao doente (ou à doença), uma vez que tem como foco a saúde sob uma perspectiva holística. De acordo com isso, o projeto pedagógico do curso de enfermagem da Escola de Enfermagem Magalhães da Universidade do Estado do Pará atenta-se a formação com execelência de acordo com as diretrizes curriculares do Brasil. Dessa forma, tem em sua matriz curricular, o compenente curricular (CC) Tecnologias Educacionais em Saúde e Enfermagem. Dessa forma, esse componente curricular aborda concepções sobre tecnologias em saúde e enfermagem. Partindo nos conhecimento de bases paradigmáticas para a construção-produção e aplicação de tecnologias educacionais. Levando em consideração a tecnologias educacionais para ambientes virtuais e vivenciais. A Tecnologia Educacional (TE) deve permitir que, a partir da informação, o individuo reflita e critique para construir seu próprio conhecimento com possibilidades de alteração de suas praticas. Sendo assim, o compenente curricular visa fortalecer a prática profissional partindo da especificidade da ciência Enfermagem. Este trabalho teve como objetivo relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem a respeito do componente curricular tecnologias educacionais em saúde e enfermagem. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: O estudo é descritivo do tipo relato de experiência com abordagem qualitativa. Os participantes são acadêmicos de enfermagem da Escola de Enfermagem Magalhães Barata da Universidade do Estado do Pará (UEPA) vivenciado durante seis meses do ano de 2017. O componente curricular denominado tecnologias educacionais em saúde e enfermagem é optitativa dentro da matriz curricular do curso de enfermagem da UEPA, podendo além desse ser escolhido outros como libras e informática aplicada. Visto isso, o componente curricular funciona com aulas teoricas e práticas incluindo panorama “sobe e desce”. As aulas teóricas tem como estratégia principal a utilização de metodologias ativas, podendo ser exemplificada por modalidades expositivas; rodas de conversas no qual a professora torna-se facilitadora do processo ensino-aprendizagem; clube de revista; e dinâmicas com vídeos. Já as aulas práticas foram realizadas em uma Estratégia de Saúde da Família localizada em Belém-PA que tinha como finalidade levar ações educativas por meio de tecnologias educacionais idealizadas em sala de aula. Em todas as aulas, a professora apresentava aos acadêmicos o panorama “sobe e desce”, no qual tinha como propósito observar como estavam os pensamentos e sentimentos de cada discente, isso era feito através de perguntas geradoras como “o que sobe e desce hoje?” no qual o “sobe” era expressões positivas sobre o dia, como família, amor, determinação e amigos; já o “desce” significava expressões negativa sobre o dia, como violência, cansaço, trânsito engarrafado e sono prejudicado. Ao final do semestre, as palavras expressas em cada aula foram analisadas por meio do progama wordle, um aplicativo que produz nuvens de palavras de diferentes tamanhos, dando maior ênfase às palavras que se repetem mais vezes e menor ênfase às palavras menos utilizadas no cotidiano dos participantes da metodologia. Além disso, pode-se destacar a utilização da metodologia do clube de revista, em que eram discutidos diversos artigos, revistas e textos diversos relacionados a novas tecnologias educacionais em saúde no que se diz respeito ao processo ensino-aprendizagem dos discentes. As aulas foram realizadas no campus de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará no ano de 2017.  RESULTADOS: A partir na análise crítica da vivência do componente curricular, houve grande adesão das metodologias utilizadas. A roda de conversas obteve sucesso, pois possibilitou o enriquecimento da troca de conhecimento entre os alunos e a docente além de está mostrando na prática como pode-se realizar uma roda de conversa com eficácia no qual a facilitadora do processo estava sempre instigando criticamente os acadêmicos a estarem somando cada vez mais durante cada roda.  A dinâmica do sobe e desce foi elogiada por todos os acadêmicos, visto que por meio dela todos puderam realizar reflexões sobre o semestre acadêmico, pessoal e em grupo além de terem a oportunidade de visualizar o que podiam ou melhorar, ou excluir ou permanecer para os próximos semestres e também para levar para vida pessoal e familiar.  Já o clube de revistas se mostrou sendo de grande importância no processo de aprendizagem dentro do componente e da enfermagem, visto que por meio dele, os acadêmicos tiveram a oportunidade de está pesquisando e lendo sobre a vivência de outros profissionais dentro da prática de tecnologias educacionais em saúde podendo se observar a importância da equipe multiprofissional no processo de inserção das TE para a comunidade, sendo visualizando os pontos positivos e negativos sobre a utilização da mesma e também sendo como possibilidade de inserção em unidades básicas e hospitais para melhoria do acesso da comunidade em conhecer sobre os seus direitos e saúde. A partir das diversas metodologias utilizadas durante as aulas, ao término da carga horária da disciplina Tecnologias Educacionais em Saúde, nota-se o fortalecimento do universitário por meio da realização de atividades que estimulam o trabalho em equipe. Além disso, é percepítivel o fortalecimento na formação em enfermagem, ou seja, tornando enfemeiro mais preparada ao cuidado. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Portanto, a inserção de TE no processo ensino-aprendizagem contribue para a formação de profissionais proativos, maduros, que poderão cooperar de alguma forma com a ampliação do conhecimento de enfermagem no contexto social, acadêmico e profissional. É válido também ressaltar a importância do conhecimento de acadêmicos e profissionais de saúde, podendo se destacar a enfermagem, sobre TE visto a necessidade de está fortalecendo a prática de ações educativas nas comunidades e a utilização destas é uma das melhores formas de está fazendo com que a população consiga melhor visualizar qualquer temática discutida nas diversas ações. Outrossim, é importante ressaltar que o enfermeiro tem o papel ativo no processo de aproximação da comunidade para prestar informações mais seguras sobre diversas temáticas onde pode ser utilizado TE para que estes atuem como um complemento do saber científico.


Palavras-chave


Medicina Popular; Terapias Complementares; Enfermagem