Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Educação Médica e Desafios da Equipe Multiprofissional em uma UBS da Amazônia: Relato de Experiência
Davi Emmanuel Malcher de Carvalho, Juliana Reis Pereira, Helen Soares de Lima, Ana Flávia Ribeiro Nascimento, Pedro Bruno Paixão Ribeiro, Emanuel Roberto Figueiredo da Silva, Gabriel Tavares de Oliveira Silva

Última alteração: 2017-12-27

Resumo


Trata-se de um relato de experiência acerca das percepções de acadêmicos de medicina em torno da relação da equipe multiprofissional com a população atendida pela Unidade Básica de Saúde Esperança, localizada em um bairro periférico do município de Santarém – Pará, no interior da Amazônia. O objetivo era a compreensão por parte dos alunos da organização e das atribuições de cada funcionário de uma UBS, além da análise dos principais aspectos socioeconômicos e culturais que interferem na adesão ao tratamento dos pacientes e dos desafios enfrentados pela equipe multiprofissional no âmbito de suas atribuições, no contexto da realidade Amazônica. Também se compreendeu a importância do cuidado integral que promove saúde e previne agravos, tanto dentro do espaço físico da UBS quanto em suas áreas de abrangência, bem como do papel dos gestores na oferta de serviços com qualidade. Participaram da inserção de saúde comunitário seis acadêmicos matriculados na disciplina Gestão, Interação, Ensino, Serviço e Comunidade 2 (GIESC 2), componente curricular da graduação em medicina da Universidade do Estado do Pará. Os alunos acompanhados pela médica da UBS e docente da Universidade realizaram visitas semanais à unidade básica, de agosto a novembro de 2017. Durante as visitas, o grupo observou o trabalho de cada funcionário da equipe multiprofissional e sua relação com o público atendido, bem como sua relação com os outros integrantes da equipe. Destaca-se que durante a observação das atividades do Agente Comunitário de Saúde (ACS) os alunos fizeram visitas domiciliares a pacientes cadastrados naquela UBS. Após cada dia de atividade foram realizadas discussões em torno das experiências vividas e de possíveis soluções para os problemas detectados. Fichas de auto avaliação disponibilizadas pela Universidade constituídas por perguntas abertas que abrangiam os eixos desempenho na atividade diária, conhecimentos adquiridos e comentários sobre o que foi observado no dia foram preenchidas e entregues à docente e serviram de parâmetro para análise posterior, a fim de criar soluções eficientes para os desafios daquela UBS.


Palavras-chave


Educação; Ensino; Serviço; Comunidade; Equipe Multiprofissional; Atenção Básica; Amazônia