Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE: A VALORIZAÇÃO DO SENSO COMUM NO PROCESSO DO CUIDAR EM ENFERMAGEM, RELATO DE EXPERIÊNCIA
Aliny Cristiany Costa Araújo, Camilla Cristina Lisboa do Nascimento, Diully Siqueira Monteiro, Eliza Paixão da Silva, Felipe Valino dos Santos, Fernando Kleber Martins Barbosa, Giovana Karina Lima Rolim, Regiane Camarão Farias

Última alteração: 2017-12-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: A Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem (ENEEnf) é a representatividade máxima dos estudantes de enfermagem no Brasil. Além disso, a ENEEnf deve promover regularmente encontros e congressos, afim de fortalecer a base estudantil. Um desses congressos é o Encontro Regional de Estudantes de Enfermagem do Norte (EREEN). Sua 17ª edição foi realizada na capital paraense, na Universidade Federal do Pará. O Encontro veio debater a importância da formação político-social dos estudantes de enfermagem, possibilitando um acúmulo de conhecimento sobre as áreas e instigando ao empoderamento critico reflexivo. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem em uma roda de conversa realizada no evento. DESENVOLMENTO DO TRABALHO: O XVII EREEN foi realizado no mês de novembro de 2016 na UFPA. Ele fez com que ocorressem diversas conversas a respeito dos desafios que a enfermagem enfrenta para realizar uma assistência de qualidade. Entre estes, pode-se destacar a roda de conversa que ocorreu sobre a Educação Popular que tinha como objetivo abordar sobre como a saúde, a cultura, a espiritualidade e a sabedoria popular podiam somar no saber cientifico. A roda de conversa teve como facilitada uma representante de comunidade tradicional de matriz africana. RESULTADOS: A partir da roda, que teve como abrangência de 88 encontristas, pode-se observar que a maioria destes tinha um conhecimento prévio de várias formas de saberes populares, mas não conheciam a importância do mesmo para a prática profissional. Além disso, foi possível trazer os saberes do cotidiano dos encontristas, envolvendo-os nas discussões de modo ativo e possibilitando-lhes a ampliação de seus conhecimentos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A roda permitiu o diálogo entre os saberes popular e o científico pelos acadêmicos sobre a saúde dos usuários, de modo que estes tiveram a oportunidade de exporem seus saberes por meio de relatos. Acredita-se que os acadêmicos e profissionais da saúde necessita-se voltar mais aos saberes populares que fazem parte da vida e da cultura dos usuários. No entanto, na maioria das vezes esses profissionais não reconhecem tais saberes e acaba ignorando-os. Neste sentido, o diálogo se constitui de um instrumento fundamental para o reconhecimento e a valorização destes conhecimentos.

Palavras-chave


Medicina Popular; Terapias Complementares; Enfermagem