Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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O RECONHECIMENTO PROFISSIONAL COMO FATOR DE SATISFAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO
TAMIRIS MORAES SIQUEIRA, CAMILA CARLOS BEZERRA, INDIRA SILVA DOS SANTOS, AMANDA MARINHO DA SILVA, ARYANNE LIRA DOS SANTOS CHAVES

Última alteração: 2017-12-28

Resumo


APRESENTAÇÃO: No centro das atividades humanas está o trabalho, que é onde os indivíduos passam a maior parte do dia, criam redes de relacionamentos e também é a fonte de renda. A satisfação está relacionada tanto aos fatores extrínsecos como infraestrutura, disponibilidade de recursos materiais e os fatores intrínsecos como as interações entre colegas de trabalho, reconhecimento e valorização. A satisfação representa a resposta individual de cada trabalhador, pois indivíduos submetidos as mesmas condições de trabalho demonstram um grau de satisfação diferentes. A gestão de recursos humanos visa perceber quais as qualidades do funcionário e quais os fatores influenciam na execução de suas atividades para que se obtenham os resultados esperados, pois a qualidade dos serviços oferecidos depende da qualidade dos recursos humanos e a empresa que busca oferecer serviços de qualidade deve estar atenta à motivação da sua equipe. É inato ao ser humano a necessidade de ser admirado e reconhecido no ambiente de trabalho e a valorização da função que está realizando. Este relato tem como objetivo mostrar que o reconhecimento profissional interfere diretamente na satisfação profissional do enfermeiro. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: O presente resumo é um recorte de uma pesquisa maior que analisou a satisfação profissional do enfermeiro. Trata-se de uma pesquisa descritiva e de análise quantitativa realizada em um hospital universitário da cidade de Manaus, a população deste estudo foi composta por enfermeiros, totalizando 84 participantes.  A coleta de dados teve após aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa da UFAM e ocorreu nos meses de Outubro de 2016 a Fevereiro de 2017, deu-se por meio da aplicação de um questionário dividido em duas partes, uma sobre dados sociodemográficos e laborais para caracterizar os participantes e, outro, denominado Índice de Satisfação Profissional (ISP), para investigar a satisfação profissional. O questionário do ISP é dividido em duas partes: a primeira parte do questionário conta com questões inerentes à caracterização dos trabalhadores e a segunda é subdividida em parte A e parte B. A parte A examina a satisfação remetida e mostra os componentes de satisfação: autonomia, interação, status profissional, requisitos do trabalho, normas organizacionais e remuneração.  Para obter a importância atribuída a cada componente, o participante assinala qual item é o mais importante. A parte B é caracterizada por uma escala do tipo Likert com 44 respostas com graduação de um a sete, quanto mais perto do um a resposta for maior será a discordância com a afirmação e com o sete maior será a concordância.  As questões que tratavam o reconhecimento eram: “A maioria das pessoas reconhece a importância da assistência de enfermagem aos pacientes hospitalizados”, “Em minha mente, não tenho dúvidas: o que eu faço em meu trabalho é realmente importante”, “O que eu faço em meu trabalho realmente não acrescenta nada significativo”, “Eu me sinto orgulhosa(o) quando falo com outras pessoas sobre o que eu faço no meu trabalho”, “Se eu tivesse que decidir tudo outra vez, ainda assim eu entraria na enfermagem”, “Meu trabalho, em particular, realmente não requer muita habilidade ou conhecimento específico”. O banco de dados foi feito no programa Microsoft Office Excel® e para a análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva, com distribuição de frequências relativas e absolutas, empregando o software estatístico PASW Statistics (Predictive Analytics Software), da Statistical Package for Social  Sciences (SPSS), versão 21.0 para Windows. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: A satisfação profissional tem sido alvo de um crescente interesse por parte dos investigadores, motivados pelas consequências que pode proporcionar na saúde e qualidade de vida dos trabalhadores e nas organizações, com reflexos nos seus níveis de produtividade. No setor da saúde, a diminuição da produtividade e da qualidade dos serviços poderá influenciar o nível de saúde das populações, fato que levou a Comissão Europeia a propor, em 2001, que a “satisfação profissional” fosse encarada como uma variável da qualidade do trabalho. É através do trabalho que o ser humano consegue obter a satisfação pessoal e o reconhecimento no ambiente de trabalho é fundamental, pois ao ser valorizado torna-se mais produtivo e eficiente. O reconhecimento representa preocupação do enfermeiro com a qualidade do seu trabalho, sua auto realização e apreço dos colegas e familiares pela atividade que exerce. O reconhecimento provoca um estímulo maior para a realização de suas atividades, o que proporciona maior qualidade na assistência oferecida, que é uma ação que reflete positivamente no trabalhador quando este sente-se digno de admiração e respeito do público e da equipe de trabalho. No estudo, os enfermeiros afirmam desenvolver suas atividades com maior empenho e dedicação quando são valorizados e reconhecidos. Esse reconhecimento não é somente da chefia e sim proveniente dos pacientes e da própria sociedade. A falta de “reconhecimento”, por parte dos órgãos de gestão é considerado um fator de insatisfação por parte dos enfermeiros. A maioria dos indivíduos não consegue obter sua identidade somente a partir de si mesmo, necessitando, através do olhar do outro, da confirmação do seu trabalho. Se esse reconhecimento não existir, o sofrimento derivado do encontro com o trabalho fica desprovido de significado, pois perante o reconhecimento, trabalhar não é só produzir bens e serviços, é também transformar a si mesmo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo mostrou que o trabalho ocupa lugar central na vida dos sujeitos e é por meio dele que o mesmo constrói sua identidade social.. Para que o trabalho tenha sentido para o sujeito, este precisa ser reconhecido para que assim, o sofrimento vivenciado seja transformado em prazer e realização. Com isso, o reconhecimento faz-se necessário para dar sentido as atividades que estão sendo realizadas e que possam vivenciá-las com saúde, prazer, satisfação. Frente ao exposto, ressalta-se importância do tema em questão, pois em um mundo competitivo em que se vive torna-se necessário a construção de um novo modelo organizacional, onde o sujeito não seja apenas cobrado por resultados, mas que tenham o merecido valor e reconhecimento, com um ambiente propício para exercer seu trabalho de forma autônoma e criativa, para que assim o trabalho seja fonte de realizações, reconhecimento e principalmente, saúde.

 


Palavras-chave


Saúde do Trabalhador; Administração Hospitalar; Recursos Humanos