Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-25
Resumo
Apresentação: Para Brasil (2016) no Brasil o câncer do colo de útero é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres e o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais incidente em mulheres brasileiras, no entanto esses tumores apresentam o maior potencial de cura e prevenção quando diagnosticados precocemente. Esses tipos de neoplasia ainda são problemas de saúde pública em países em desenvolvimento, como o Brasil, pois alcança altas taxas de prevalência e mortalidade em mulheres de extratos sociais e econômicos mais baixos. O estudo teve como objetivo informar aos usuários de uma ESF sobre os principais exames relacionados a prevenção de câncer de mama, colo de útero, ovários e útero Desenvolvimento do Trabalho: A ação ocorreu por meio de roda de conversa na sala de espera da ESF Pirajá, utilizando como tecnologia educativa folders e cartaz os quais traziam informações sobre os principais exames a serem realizados pelas mulheres (mamografia, PCCU, ultrassonografia pélvica e transvaginal). Resultados e/ou Impactos: Verificou-se que durante a conversa as mulheres percebem o exame de prevenção como uma forma de se cuidar. Algumas demonstravam preocupação e interesse em saber suas condições de saúde. Apesar de reconhecer, no entanto, a importância da prevenção e preservação da saúde como possibilidade de uma vida saudável, algumas mulheres disseram que às vezes em que buscaram assistência foi por apresentarem o aparecimento de sintomas, sendo que foi notável a participação de usuários do gênero masculino que efetuaram questionamento sobre os exames a fim de repassar, as informações adquiridas às mulheres com que convive. Considerações Finais: As tecnologias educativas e as trocas de informações são importantes complementos a promoção e prevenção a saúde, haja vista que por meio destes métodos as informações repassadas aos usuários são compreendidas de maneira mais efetiva. Além de que a educação em saúde deve estar inserida junto às ações de assistência integral e culminar na produção de saberes coletivos, propiciando ao indivíduo autonomia e capacidade de cuidar-se, cuidar de sua família e dos que estão ao seu redor.