Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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AÇÕES EDUCATIVAS, RECREATIVAS E DE SAÚDE EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS EM MANAUS
TAMIRIS SIQUEIRA, CAMILA CARLOS BEZERRA, INDIRA SILVA DOS SANTOS, ARYANNE LIRA DOS SANTOS CHAVES, AMANDA MARINHO DA SILVA, NAYARA DA COSTA DE SOUZA, GISELE REIS DIAS, THIAGO GOMES DE OLIVEIRA

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


APRESENTAÇÃO: O cenário demográfico mundial apresentou nas últimas décadas um crescimento rápido da população idosa. Acompanhando o que acontece no mundo, o Brasil apresentou significativo envelhecimento populacional. Infelizmente, para muitos idosos esse aumento da longevidade vem acompanhado de perda de independência e autonomia, limitações socioeconômicas e ambientais, presença de múltiplas doenças crônicas e declínio do estado de saúde físico e mental, acrescentando o fato de que existe ainda a incapacidade da família de encontrar alguém que se responsabilize pelo cuidado do idoso. Aumenta, então, a procura de instituições de longa permanência para idosos (ILPI) que ofereçam cuidados necessários para o idoso, suprindo a falta de suporte familiar e social. As ILPIs são instituições governamentais ou não governamentais, de caráter residencial, destinada a domicilio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar, em condição de liberdade e dignidade e cidadania. A ILPI visa a atender o idoso desprovido de condições de autogestão da vida. Em decorrência da transição demográfica e epidemiológica observada no país, em muitos momentos as ILPIs se tornam espaço importante, uma opção ora voluntária e esperada, ora de necessidade social, que deveria assegurar a dignidade e qualidade de vida de seus residentes. Observa-se, contudo, um despreparo no funcionamento das ILPIs em todas as regiões do país, principalmente no que diz respeito aos recursos humanos da instituição, que muitas vezes se fundamenta no modelo caritativo, resultando em assistência protecionista, frequentemente insensível às potencialidades do idoso, à sua liberdade de escolha, o que aumenta o quadro de dependência, isolamento social e falta de perspectivas para uma vida ativa e com qualidade.O objetivo deste trabalho é relatar a experiência das acadêmicas de enfermagem durante as práticas da disciplina de Saúde do Idoso com ações educativas, recreativas e de saúde em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos em Manaus. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: A experiência relatada foi realizada durante as aulas práticas da disciplina de Enfermagem na Atenção Integral à Saúde do Idoso ministrada no curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas em maio de 2017, o local em que as atividades foram executadas foi uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) situada em Manaus. Durante o mês de maio foram realizados dois encontros semanais com duração de 3 horas cada, totalizando 8 encontros. Participaram nove alunos e dois preceptores que coordenaram as atividades.  Foi realizado diagnóstico situacional para identificar as necessidades existentes e construir o cronograma das práticas com a colaboração da enfermeira. Estabeleceu-se que cada acadêmico desenvolveria um estudo de caso e um plano de cuidados para um idoso residente na instituição, a coleta de dados sendo realizada na forma de consulta de enfermagem com a aplicação de três instrumentos: Atividades Básicas da Vida Diária (ABVD), Atividades Instrumentais da Vida Diária (AIVD) e Mini Exame do Estado Mental (MEEM), análise do prontuário médico e entrevista. No total foram três consultas de enfermagem, a primeira para a captação do histórico e aplicação dos instrumentos, a segunda teve como objetivo a instrução na forma de educação em saúde individual de um problema captado na primeira consulta e a terceira tendo como objetivo a reavaliação do residente. A apresentação do estudo de caso ocorreu em forma de apresentação oral para o grupo e preceptores. Houve a realização de educação em saúde com todo o grupo de idosos através de roda de conversa, sobre o Alimento Saudável, enfatizando no consumo de sal e farinha, os acadêmicos apresentavam imagens de alimentos que continham os referidos alimentos e enfatizavam os malefícios do consumo em excesso e os benefícios de sua redução. Foram realizadas duas atividades recreativas com os idosos, a primeira foi um bingo no qual houve intensa participação dos residentes e a segunda foi um sarau com música, dança e declamação de textos poéticos, nessa ocasião as práticas foram encerradas. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: O aumento do número de idosos no país proporciona o aumento de ILPIs que é uma alternativa importante e segura para o cuidados com os idosos. Os estudos de casos executados pelos alunos apresentaram que a maioria dos idosos apresentam comorbidades físicas, foi observado que, salvo raras exceções, os idosos residentes na instituição estudada são ociosos. Muitos não participam das atividades diárias por acomodação e outros por acharem que não é de sua competência fazer alguma tarefa. Além disso, a falta de oportunidade e de iniciativa da instituição em criar espaços para que os idosos possam assumir pequenas tarefas acabam por mantê-los mais inativos. Devido à institucionalização, o idoso tende a se tornar depressivo, sofre de distúrbios comportamentais (isolamento, medo, ansiedade, angústia, aflição) e alteração das funções cognitivas decorrente do avanço da idade e do afastamento familiar. Sendo assim, as atividades recreativas são importantes pois estimulam a convivência com os outros idosos, reduzindo a ociosidade e a degeneração cognitiva. Avaliar o cognitivo ainda é uma tarefa complexa e não bem realizada entre os idosos. Comprometimentos cognitivos são frequentes nesta faixa etária, mas difícil diferenciar se são manifestações iniciais de doenças ou processo normal de envelhecimento. O declínio do intelectual é um processo normal do envelhecimento. Também foi observado que o resultado do miniexame do estado mental varia de acordo com o nível de escolaridade e idade, quanto menor a escolaridade e maior a idade, menor era a pontuação do miniexame do estado mental. Partindo-se do princípio que todas as pessoas tem uma bagagem de informações nutricionais devido a orientação nutricional anterior, os idosos expressaram que comem de tudo mas com moderação, mas não abrem mão de doces. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Geralmente, as instituições de longa permanência para idosos não se enquadram no perfil de estabelecimentos de assistência à saúde, porém encontramos ações de promoção, proteção e reabilitação da saúde que são exercidas visando uma melhora na qualidade de vida dos idosos residentes na instituição. É necessário haver uma atuação humanizada da equipe de enfermagem em relação aos cuidados com os idosos, buscando promover a qualidade de vida através de dinâmicas coletivas ou individuais, valorizando assim o lúdico como o meio de estimulação pessoal.


Palavras-chave


Saúde do Idoso;Envelhecimento; Educação em Saúde